Nome da Atividade
EXPOGRAFIA II
CÓDIGO
10790174
Carga Horária
60 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Modalidade
PRESENCIAL
Unidade responsável
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
2
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
4
CRÉDITOS
4
NOTA MÉDIA APROVAÇÃO
7
CARGA HORÁRIA EXTENSÃO
2

Ementa

Elaboração de projeto de exposição museológica curricular. Disciplina que aplica créditos das atividades práticas em extensão através do Programa Museologia Extracampi (código 232), do Curso de Museologia, cadastrado na Pró-Reitoria de Extensão e Cultura da UFPel.

Objetivos

Objetivo Geral:

Orientar os debates, a organização e a elaboração de projeto de exposição curricular, a ser implementado em semestre subsequente.

Conteúdo Programático

Bibliografia

Bibliografia Básica:

  • CADERNO de diretrizes museológicas. 2. ed. Belo Horizonte: Secretaria de Estado da Cultura; Superintendência de Museus. Ministério da Cultura; Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional; Departamento de Museus e Centros Culturais., 2006. CADERNOS DE SOCIOMUSEOLOGIA. Lisboa: Instituto de Educação da Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias,1993. FERNANDES, Maria Luiza Pacheco (Trad.). Planejamento de exposições. São Paulo: EDUSP, 2001.

Bibliografia Complementar:

  • BELCHER, Michael. Organización y diseño de exposiciones: su relación con el museo. España: Ediciones Trea, 2.ed, 1997. DE LARA FILHO, Durval. Museu: de espelho do mundo a espaço relacional. Dissertação de mestrado. Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação, Área de concentração Cultura e Informação, Linha de pesquisa Mediação e Ação Cultural. Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo. São Paulo, 2006. DESVALLÉES, André ; MAIRESSE, François (Ed.). Conceitos-chave de museologia. São Paulo: Comitê Brasileiro do Conselho Internacional de Museus, Pinacoteca do Estado de São Paulo, Secretaria de Estado da Cultura, 2013. EXPOSIÇÕES temporárias do Museu de Ciências e Tecnologia - PUCRS: Catálogo 2008-2009. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2010. IBERMUSEUS = IBERMUSEOS, 1., 2007. Salvador, BA. [Memórias do] I Encontro Ibero-Americano de Museus: realizado de 26 a 28 de junho de 2007, em Salvador, Bahia. Brasília: Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, Departamento de Museus e Centros Culturais, 2008.

Disciplinas Equivalentes

Disciplina Curso
EXPOGRAFIA II Museologia (Bacharelado)

Página gerada em 17/04/2024 23:22:02 (consulta levou 0.126937s)