Nome da Atividade
GÊNERO, SEXUALIDADES E DIREITOS HUMANOS
CÓDIGO
10770003
Carga Horária
60 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Modalidade
A DISTÂNCIA
Unidade responsável
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
4
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
4
CRÉDITOS
4
NOTA MÉDIA APROVAÇÃO
7

Ementa

Ementa: a disciplina propõe-se a apresentar e discutir temáticas relativas à direitos humanos, gênero e sexualidades, sua dimensão histórica e suas vinculações com o campo da educação.

Objetivos

Objetivo Geral:

Busca-se oportunizar espaços para a construção de práticas pedagógicas e materiais didáticos que permitam preparar os/as discentes para a abordagem de temáticas relativas aos direitos humanos, gênero e sexualidades em sala de aula na Educação Básica.

Conteúdo Programático

Bibliografia

Bibliografia Básica:

  • CARBONARI, Paulo César. Democracia e Direitos Humanos – Reflexões para uma agenda substantiva e abusada. IN: TOSI, Giuseppe e BITTAR, Eduardo C. B. (orgs.). Democracia e Educação em Direitos Humanos numa época de insegurança. Secretaria Especial dos Direitos Humanos da Presidência da República, Brasília, 2008. Disponível em: http://www.cchla.ufpb.br/ncdh/wpcontent/ uploads/2015/11/DEMOCRACIA.DH_.EPOCA_.INSEGURAN%C3%87A.pdf
  • FERNANDES, Angela Viana Machado; PALUDETO, Melina Casari. Educação e direitos humanos: desafios para a escola contemporânea. Cad. Cedes, Campinas, vol. 30, n. 81,p. 233-249, mai.-ago. 2010. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/ccedes/v30n81/a08v3081.pdf
  • LOURO, Guacira Lopes. Gênero, sexualidade e educação. Uma perspectiva pós- estruturalista. Petrópolis, RJ: Vozes, 1997. Disponível em: https://bibliotecaonlinedahisfj.files.wordpress.com/2015/03/genero-sexualidade-e- educacao-guacira-lopes-louro.pdf
  • SCOTT, Joan. Gênero: uma categoria útil para a análise histórica. Educação & Realidade. 20(2), 1995, p. 71-99. https://periodicos.ufpe.br/revistas/cadernosdehistoriaufpe/article/view/109975

Bibliografia Complementar:

  • MISKOLCI, Richard. Exorcizando um fantasma: os interesses por trás do combate à “ideologia de gênero”. Cadernos Pagu, (53), 2018. https://www.scielo.br/pdf/cpa/n53/1809-4449-cpa-18094449201800530002.pdf
  • PINTO, Teresa; ALVAREZ, Teresa. Introdução: História, História das mulheres, História de gênero. Produção e transmissão do conhecimento Histórico. Ex aequo, n. 30, Lisboa, 2014, p. 9-21. http://www.scielo.mec.pt/pdf/aeq/n30/n30a02.pdf
  • PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS / Comitê Nacional de Educação em Direitos Humanos. – Brasília: Secretaria Especial dos Direitos Humanos, Ministério da Educação, Ministério da Justiça, UNESCO, 2007. Disponível em: http://www.presidencia.gov.br/estrutura_presidencia/sedh/promocaodh/
  • TILLY, Louise A. Gênero, História das Mulheres e História Social. Cadernos Pagu (3) 1994, p. 29- 62. https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/cadpagu/article/view/1722

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