Nome da Atividade
FUNDAMENTOS SOCIO- HISTÓRICOS E FILOSÓFICOS DA EDUCAÇÃO
CÓDIGO
10770004
Carga Horária
60 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Modalidade
A DISTÂNCIA
Unidade responsável
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
4
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
4
CRÉDITOS
4
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
NOTA MÉDIA APROVAÇÃO
7

Ementa

Tem como objetivo os pressupostos metodológicos, filosóficos, antropológicos, econômicos, políticos-institucionais e sociológicos de forma "interdisciplinar", centrando-os na perspectiva de possibilitar aos alunos aquisição educacional em geral e, particularmente, a escola e suas relações constitutivas mais imediatas. Espera-se que os alunos desenvolvam maior capacidade de agir no meio em que vivem com perspectiva histórica mais elaborada.

Objetivos

Objetivo Geral:

Possibilitar aos alunos a aquisição progressiva de sensibilidade e competência para interpretar a Educação em geral e a escola em particular, através do estudo das categorias/conceitos e fundamentos histórico, sociológicos e filosóficos da educação.

Conteúdo Programático

Bibliografia

Bibliografia Básica:

  • ARRUDA, Maria Lucia de. Filosofia da Educação. 2 ed. SP: Moderna, 1996. Disponível em: Minha Biblioteca. FREIRE, PAULO. Pedagogia do oprimido. 17. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1999. Disponível em: http://www.acervo.paulofreire.org/handle/7891/2928 GADOTTI, Moacir. História das Ideias Pedagógicas. São Paulo: Ática, 8 Ed.2011. Disponível em: http://www.acervo.paulofreire.org:8080/jspui/handle/7891/2787

Bibliografia Complementar:

  • BRANDÃO, Carlos Rodrigues. O que é Educação. Coleção Primeiros Passos, nº 20. São Paulo: Brasiliense, 1981. Disponível em: https://edisciplinas.usp.br/pluginfile.php/1992579/mod_resource/content/1/O%20que%20e%20educa%C3%A7%C3%A3o.pdf CHAUI, Marilena. Convite à Filosofia. SP. Ática, 1999. Disponível em: Minha Biblioteca. PINZANI, A. Teoria Crítica e Justiça Social. Florianópolis: Nefiponline, 2012. Disponível em: Minha Biblioteca. SAVIANI, Dermeval. Pedagogia histórico-crítica. 5ª ed, Campinas: Autores associados, 1995. Disponível em: Minha Biblioteca. SEVERINO, Antonio J. Metodologia de trabalho científico. 21 ed. SP: Cortez, 2000. Disponível em: Minha Biblioteca.

Turmas Ofertadas

Turma Período Vagas Matriculados Curso / Horários Professores
T1 2021 / 2 420 231 História - Polo Agudo (Licenciatura)
História - Polo Constantina (Licenciatura)
História - Polo Cruz Alta (Licenciatura)
História - Polo Picada Café (Licenciatura)
História - Polo Quaraí (Licenciatura)
História - Polo Rosário do Sul (Licenciatura)
História - Polo Santana da Boa Vista (Licenciatura)
História - Polo Santana do Livramento (Licenciatura)
História - Polo Sapiranga (Licenciatura)
História - Polo Sobradinho (Licenciatura)
História - Polo Três Passos (Licenciatura)
NATALIA GARCIA PINTO
Professor responsável pela turma

Página gerada em 19/10/2021 15:48:40 (consulta levou 0.066096s)