Nome da Atividade
OFICINA TEMÁTICA DE ENSINO DE HISTÓRIA I
CÓDIGO
10770009
Carga Horária
90 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Modalidade
A DISTÂNCIA
Unidade responsável
CARGA HORÁRIA PRÁTICA
6
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
6
CRÉDITOS
6
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
NOTA MÉDIA APROVAÇÃO
7

Ementa

A disciplina estuda as atividades práticas relacionadas ao ensino de História que permitam aos/às discentes elaborar propostas e ferramentas pedagógicas a serem desenvolvidas no contexto escolar e/ou em outros espaços educativos, a partir de projetos ou ações coordenados pelo/a docente responsável pela disciplina.

Objetivos

Objetivo Geral:

Promover o aprendizado e um maior contato dos discentes com propostas práticas nas escolas e o uso de ferramentas pedagógicas a partir de ações coordenadas pelos docentes.

Conteúdo Programático

Bibliografia

Bibliografia Básica:

  • BAUER, Caroline Silveira. Conteúdo e metodologia do ensino de história. Porto Alegre: SAGAH, 2018. Recurso online. Disponível no site da biblioteca da UFPel: https://integrada.minhabiblioteca.com.br/#/books/9788595027602/cfi/0!/4/4@0.00:0.00 HERMETO, Miriam. Canção popular brasileira e ensino de história, palavras, sons e tantos sentidos. São Paulo: Autêntica, 2012. Recurso online. Disponível no site da biblioteca da UFPel: https://integrada.minhabiblioteca.com.br/#/books/9788582179529/cfi/0!/4/4@0.00:0.00 PEREIRA, Nilton Mullet. Ensinando sobre o holocausto na escola: informações e propostas para professores dos ensinos fundamental e médio. Porto Alegre: Penso, 2014. Recurso online. Disponível no site da biblioteca da UFPel: https://integrada.minhabiblioteca.com.br/#/books/9788565848879/cfi/1!/4/4@0.00:41.2

Bibliografia Complementar:

  • FERREIRA, Rodrigo de Almeida. Luz, câmera e história: práticas de ensino com o cinema. Recurso online. Disponível no site da biblioteca da UFPel: https://integrada.minhabiblioteca.com.br/#/books/9788551302989/cfi/0!/4/4@0.00:23.3 FORTUNA, Cláudia. Fios de História e Memórias dos Africanos e Afro-descendentes no Brasil Moderno. Por uma educação política dos sentidos. Campinas: Unicamp, 2008. Recurso online. Disponível no Repositório Digital da UNICAMP: http://repositorio.unicamp.br/bitstream/REPOSIP/251851/1/Fortuna_ClaudiaReginaAlvesPrado_D.pdf GIACOMONI, Marcello Paniz; PEREIRA, Nilton Mullet. Jogos e ensino de história. Porto Alegre: Editora da UFRGS, 2018. Recurso online. Disponível no Repositório Digital da UFRGS: https://lume.ufrgs.br/bitstream/handle/10183/174705/001065511.pdf?sequence=1&isAllowed=y MAGALHÃES, Valéria Barbosa de. História oral na sala de aula. São Paulo: Autêntica, 2015. Recurso online. Disponível no site da biblioteca da UFPel: https://integrada.minhabiblioteca.com.br/#/books/9788582174302/cfi/0!/4/4@0.00:0.00 WITTMANN, Luisa. Ensino (d)e história indígena. São Paulo: Autêntica, 2015. Recurso online. Disponível no site da biblioteca da UFPel: https://integrada.minhabiblioteca.com.br/#/books/9788582174265/cfi/0!/4/2@100:0.00

Página gerada em 21/11/2024 06:03:10 (consulta levou 0.066318s)