Nome da Atividade
ENSINO DA LITERATURA
CÓDIGO
20000675
Carga Horária
60 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Modalidade
PRESENCIAL
Unidade responsável
CARGA HORÁRIA PRÁTICA
4
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
4
CRÉDITOS
4
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
NOTA MÉDIA APROVAÇÃO
7
Ementa
Abordagens críticas e metodológicas para o ensino da leitura e da literatura no ensino fundamental, no ensino médio e de terceiro grau. Constituição de repertório para uma política de leitura.
Objetivos
Objetivo Geral:
Propiciar ao aluno a discussão crítica sobre metodologias do ensino e de aprendizagem da leitura e da literatura; propiciar a ampliação de repertório específico.Conteúdo Programático
1. A aquisição da leitura, o sujeito leitor, percepção e cognição da leitura.
2. A leitura: processos e práticas na história; suportes de escrituras e uma história de leituras.
3. A literatura e a recepção da literatura.
4. O texto literário infanto-juvenil e o cânone.
2. A leitura: processos e práticas na história; suportes de escrituras e uma história de leituras.
3. A literatura e a recepção da literatura.
4. O texto literário infanto-juvenil e o cânone.
Bibliografia
Bibliografia Básica:
- BORDINI, Maria da Glória e AGUIAR, Vera Teixeira de. Literatura: a formação do leitor; alternativas metodológicas. Porto Alegre: Mercado Aberto, 1988. 173p. COELHO, Nelly Novaes. Literatura infantil: teoria; análise; didática. São Paulo: Ática, 1991. 247p. ISER, W. O ato da leitura: uma teoria do efeito estético. São Paulo, Editora 34. v.1: 1996. 192 p.; v.2: 1999. 200p.
Bibliografia Complementar:
- JOUVE, Vincent. A leitura. São Paulo, Ed. UNESP, 2002. 161p. KLEIMAN, Ângela. Oficina de leitura: teoria e prática. Campinas: Pontes Ed., 2000. 102p. MICHELETTI, Guaraciaba (org.). Leitura e construção do real: o lugar da poesia e da ficção. São Paulo: Cortez, 2000. 128p. SOUZA, Solange Jobim. Infância e linguagem: Bakhtin, Vygotsky e Benjamin. Campinas: Papirus Editorial, 1994. 173p. ZILBERMAN, Regina. Estética da recepção e história da literatura. São Paulo: Ática, 1989. 124p.
Disciplinas Equivalentes
Disciplina | Curso |
---|---|
ENSINO DA LITERATURA | Letras - Português (Licenciatura - Noturno) |