Nome da Atividade
HISTÓRIA E FILOSOFIA NO ENSINO DE CIÊNCIAS
CÓDIGO
12000426
Carga Horária
60 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Modalidade
PRESENCIAL
Unidade responsável
CARGA HORÁRIA PRÁTICA
2
CARGA HORÁRIA EXTENSÃO
1
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
1
CRÉDITOS
4
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
NOTA MÉDIA APROVAÇÃO
7
Ementa
História e filosofia da Ciência: a natureza e o papel do conhecimento científico. Categorias epistemológicas e a relação com o ensino. Especificidades entre conhecimento cotidiano, escolar e científico. História da ciência na produção do conhecimento científico. Questões de gênero e étnico-raciais na Ciência. A cultura de diferentes grupos sociais (afrobrasileira, indígena, etc.) e seu papel na Ciência e escola. Relações entre sociedades, culturas, conhecimentos científicos e tecnológicos. Vinculação ao Projeto de Extensão: “Professores de Química em formação com e na comunidade escolar” (código 3827).
Objetivos
Objetivo Geral:
GERAL:-Discutir sobre questões associadas aos processos históricos e sociais de produção e validação do conhecimento científico e a distinção de outros conhecimentos culturalmente presentes na sociedade.
ESPECÍFICOS:
- Propiciar compreensões e debates sobre a natureza da ciência e as relações entre sujeito e objeto do conhecimento.
- Refletir sobre implicações de diferentes categorias epistemológicas e diferentes visões de ciência, associadas ao processo de ensino e de aprendizagem de Ciências.
- Estudar especificidades e diferenças entre o conhecimento cotidiano, científico e escolar, bem como a valorização da cultura de diferentes grupos sociais (afrobrasileira, indígena, etc.) e de gênero.
Conteúdo Programático
Bibliografia
Bibliografia Básica:
- 1. BORGES, Regina M. R. Em debate: cientificidade e educação em ciências. Porto Alegre: SE/CECIRS, 1996.
- 2. LOPES, Alice R. C. Currículo e epistemologia. Ijuí: Unijuí, 2007.
- 3. Revista “Química Nova na Escola” (http://qnesc.sbq.org.br/)
Bibliografia Complementar:
- 1. CHALMERS, Alan F. O que é ciência afinal? São Paulo: Brasiliensis, 1993.
- 2. CHASSOT, Attico. A ciência através dos tempos. São Paulo: Moderna, 2004. 280 p.
- 3. BACHELARD, Gaston. A formação do espírito científico: contribuição para uma psicanálise do conhecimento. Trad. Estela S. Abreu. Rio de Janeiro: Contraponto, 1996.
- 4. BRASIL. Ministério da Educação, Secretaria da Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade. -. Orientações e ações para a educação das relações étnicos-raciais. Brasilia, DF: SECAD, 2006. 260 p. ISBN 85- 296-0042-8.
- 5. Revista Ciência & Educação.
Turmas Ofertadas
Turma | Período | Vagas | Matriculados | Curso / Horários | Professores | ||||||
---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|
M1 | 2024 / 2 | 15 | 14 |
Química (Licenciatura) Química (Bacharelado) Química Industrial (Bacharelado) Horários
|
FABIO ANDRE SANGIOGO Professor responsável pela turma |
Disciplinas Equivalentes
Disciplina | Curso |
---|---|
HISTÓRIA, FILOSOFIA E EPISTEMOLOGIA DA CIÊNCIA | Química (Licenciatura) |