Nome da Atividade
INTERAÇÃO UNIVERSIDADE- ESCOLA
CÓDIGO
12000434
Carga Horária
60 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Modalidade
PRESENCIAL
Unidade responsável
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
1
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
4
CRÉDITOS
4
NOTA MÉDIA APROVAÇÃO
7
CARGA HORÁRIA EXTENSÃO
3

Ementa

Extensão na interação Universidade-Escola. Processo de mediação didática de conteúdos de Química. Projeto de extensão com abordagens teórico-metodológicas para o ensino de e sobre Ciências/Química. Relação entre Química e cotidiano para alfabetização científica e tecnológica. Atividades de interação e de ensino que contemplem: os direitos humanos; a inclusão (educação especial); o respeito ao meio ambiente; as diferentes etnias e culturas. Autoavaliação e avaliação da atividade extensionista. Componente curricular vinculado ao Projeto de Extensão: “Professores de Química em formação com e na comunidade escolar” (código 3827).

Objetivos

Objetivo Geral:

GERAL:
Propiciar a interação dialógica entre universidade e escola, propiciando estudo, planejamento e realização de atividades de ensino de Ciências e de Química para estudantes da educação básica.
ESPECÍFICOS:
- Contribuir com a formação humana e social dos participantes de atividades extensionistas, considerando questões que envolvem direitos humanos, inclusão, respeito à diferença, como às diferentes culturas, às questões de gênero e étnico-raciais.

Conteúdo Programático

Bibliografia

Bibliografia Básica:

  • 1. BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão. Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais da Educação Básica. Brasília: MEC, SEB, DICEI, 2013. 562p. ISBN: 978-857783-136-4.
  • 2. DELIZOICOV, Demétrio; ANGOTTI, José André; PERNAMBUCO, Marta Maria. Ensino de Ciências: fundamentos e métodos. São Paulo: Cortez, 2009.
  • 3. FREIRE, Paulo. Extensão ou comunicação? Rio de Janeiro: Paz e terra, 2003.

Bibliografia Complementar:

  • 1. ATKINS, Peter. Princípios de química questionando a vida moderna e o meio ambiente. 7. Porto Alegre ArtMed, 2018. Recurso online. ISBN 9788582604625.
  • 2. SANTOS, Wildson L.; MALDANER, Otavio A. (Orgs.) Ensino de Química em Foco. Ijuí: Unijuí, 2010.
  • 3. SANTOS, Widson Luiz P.; SCHNETZLER, Roseli P. Educação em química: compromisso com a cidadania. 4. ed. Ijuí: UNIJUÍ, 2010.
  • 4. UFPEL. Guia de integralização da extensão nos currículos dos cursos de graduação da UFPel, Pelotas; UFPel, 2019.
  • 5. Livros didáticos de Química do Ensino Médio, preferencialmente os indicados no “Guia de livros didáticos” aprovados pelo Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) e disponíveis nas escolas parceiras.
  • 6. Revista “Química Nova na Escola” (http://qnesc.sbq.org.br/).

Página gerada em 26/04/2024 10:59:46 (consulta levou 0.058674s)