Nome da Atividade
ESTÁGIO SUPERVISIONADO I
CÓDIGO
12000435
Carga Horária
90 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Modalidade
PRESENCIAL
Unidade responsável
CARGA HORÁRIA PRÁTICA
4
CARGA HORÁRIA EXTENSÃO
2
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
6
CRÉDITOS
6
NOTA MÉDIA APROVACAO 7 / Sem
exame

Ementa

Reconhecimento do espaço escolar. Projeto Político e Regimento Escolar. Aspectos didático-administrativos da escola. Papel do professor no ensino de Química na educação escolar. Planejamento de aulas. Gestão escolar. Estágio compatilhado em química no ensino médio. Componente curricular vinculado ao Projeto de Extensão: “Professores de Química em formação com e na comunidade escolar” (código 3827).

Objetivos

Objetivo Geral:

GERAL:
Realizar estágio supervisionado em escola de Ensino Médio. Coletar dados sobre os diversos aspectos da vida
escolar, principalmente no que se relaciona com questões administrativas e pedagógicas.
ESPECÍFICOS:
-Refletir criticamente sobre a realidade escolar vivenciada, relacionando-a com referenciais teóricos.
- Reconhecer a importância de conhecer os alunos e seu contexto, de modo a ver a escola como um espaço de aprendizagem, mas principalmente um espaço de respeito às diferenças étnico raciais, de inclusão, entre outras.
- Refletir criticamente sobre a realidade escolar vivenciada, relacionando-a com referenciais teóricos.
- Elaborar um documento final sobre o resultado das observações na escola e das reflexões feitas a partir delas.
- Observar, analisar e refletir sobre o desenvolvimento de aulas de Química em turmas de alunos de Ensino Médio.
- Acompanhar as atividades didático-pedagógicas de um professor de Química do Ensino Médio, planejar e desenvolver atividades de ensino de Química e sempre que possível, utilizar-se de alternativas metodológicas diversificadas.

Conteúdo Programático

Bibliografia

Bibliografia Básica:

  • 1. FERREIRA, Naura Syria Carapeto (Org.). Gestão democrática da educação: atuais tendências, novos desafios. São Paulo: Cortez, 2011.
  • 2. PIMENTA, Selma Garrido. O estágio na formação de professores: unidade teoria e prática. São Paulo: Cortez, 2012.
  • 3. VEIGA, Ilma Alencastro (org). Projeto Político-Pedagógico da Escola: uma construção possível. Campinas: Papirus, 2004.

Bibliografia Complementar:

  • 1. BRASIL. Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Médio – Resolução CNE nº 2, de 30/01/2012. Brasília: Câmara de Educação Básica/MEC, 2012.
  • 2. BRASIL. Parecer CNE/CP nº 22/2019, aprovado em 7 de novembro de 2019 - Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação Inicial de Professores para a Educação Básica e Base Nacional Comum para a Formação Inicial de Professores da Educação Básica. Brasília: MEC, 2019.
  • 3. DELIZOICOV, Demétrio; ANGOTTI, José André; PERNAMBUCO, Marta Maria. Ensino de Ciências: fundamentos e métodos. São Paulo: Cortez, 2009.
  • 4. SACRISTÁN, J. Gimeno. Compreender e transformar o ensino. 4. Porto Alegre: ArtMed, 2011. Recurso online.
  • 5. SANTOS, Wildson L.; MALDANER, Otavio A. (Orgs.) Ensino de Química em Foco. Ijuí: Unijuí, 2010.
  • 6. TARDIF, Maurice. Saberes docentes & formação profissional. Rio de Janeiro: Vozes, 2007.

Disciplinas Equivalentes

Disciplina Curso
ESTÁGIO SUPERVISIONADO I Química (Licenciatura)

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