Nome da Atividade
GASTROENTEROLOGIA TEÓRICA I
CÓDIGO
07420020
Carga Horária
240 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Anual
Modalidade
PRESENCIAL
Unidade responsável
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
120
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
120

Ementa

Proporcionar noções básicas sobre epidemiologia, etiopatogenia e manifestações clinicas, diagnostico, tratamento e prevenção sobre as doenças do aparelho digestivo. Desenvolver atitudes e habilidades necessárias para o manejo das principais síndromes do trato gastrointestinal. Capacitar para a compreensão e interpretação clinica dos principais métodos complementares em Gastroenterologia.

Objetivos

Objetivo Geral:

Capacitar o médico residente de Gastroenterologia para a executar o atendimento clínico, nos âmbitos individual e coletivo, com geração de vínculo na relação interpessoal e de identidade enquanto membro do sistema de saúde, realizar o plano diagnóstico e de tratamento para as doenças na sua área de ação, nos cenários de prática ambulatorial e hospitalar, nos diferentes níveis de atenção à saúde, com intervenções de promoção, prevenção e recuperação, indicar tratamento cirúrgico quando for o caso e desenvolver o pensamento crítico e reflexivo ao conhecimento científico pertinente e a sua prática profissional, tornando-o progressivamente autônomo, capaz de praticar a comunicação verbal e não verbal com empatia, comprometido com o seu paciente, capaz de dar seguimento à sua educação permanente, buscando manter a sua competência diante do desenvolvimento do conhecimento com profissionalismo, compreensão dos determinantes sociais do processo de saúde e de doença e de exercer a liderança horizontal na equipe interdisciplinar e multiprofissional de saúde.

Conteúdo Programático

Bibliografia

Bibliografia Básica:

  • Zaterka S. Tratado de Gastroenterologia - Da Graduação à Pos-Graduação Atheneu. 2016 Mattos AA. Tratado de Hepatologia. Rubio. 2010.

Bibliografia Complementar:

  • Joaquim Prado. Tratado de Doenças Gastrointestinais e Pancreáticas. Ed Roca. 2009. www.uptodate.com www.aasld.org www.easl.eu www.ecco-ibd.eu

Página gerada em 28/03/2024 14:55:33 (consulta levou 0.057472s)