Nome da Atividade
GASTROENTEROLOGIA TEÓRICA II
CÓDIGO
07420021
Carga Horária
240 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Anual
Modalidade
PRESENCIAL
Unidade responsável
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
120
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
120

Ementa

Proporcionar noções básicas sobre epidemiologia, etiopatogenia e manifestações clinicas, diagnostico, tratamento e prevenção sobre as doenças do aparelho digestivo, endoscopia digestiva alta e baixa, classificações endoscópicas e procedimentos endoscópicos diagnósticos e terapêuticos. Desenvolver atitudes e habilidades necessárias para o manejo das principais síndromes do trato gastrointestinal, tratamento de hemorragias digestivas altas e baixas e procedimentos endoscópicos.

Objetivos

Objetivo Geral:

Capacitar o médico residente de Gastroenterologia para a executar o atendimento clínico, nos âmbitos individual e coletivo, com geração de vínculo na relação interpessoal e de identidade enquanto membro do sistema de saúde, realizar o plano diagnóstico e de tratamento para as doenças na sua área de ação, nos cenários de prática ambulatorial e hospitalar, nos diferentes níveis de atenção à saúde, com intervenções de promoção, prevenção e recuperação, indicar tratamento cirúrgico quando for o caso e desenvolver o pensamento crítico e reflexivo ao conhecimento científico pertinente e a sua prática profissional, tornando-o progressivamente autônomo, capaz de praticar a comunicação verbal e não verbal com empatia, comprometido com o seu paciente, capaz de dar seguimento à sua educação permanente, buscando manter a sua competência diante do desenvolvimento do conhecimento com profissionalismo, compreensão dos determinantes sociais do processo de saúde e de doença e de exercer a liderança horizontal na equipe interdisciplinar e multiprofissional de saúde.

Conteúdo Programático

Bibliografia

Bibliografia Básica:

  • Dos Santos. Manual de Endoscopia Digestiva Diagnóstico e Tratamento. SOBEDRS. Ed Revinter 2015. Averbach. Endoscopia Digestiva Diagnóstico e Tratamento. SOBED. Ed Revinter. 2010

Bibliografia Complementar:

  • www.asge.com www.uptodate.com

Página gerada em 25/02/2024 05:05:46 (consulta levou 12.293969s)