Nome da Atividade
MANEJO DE BACIAS HIDROGRÁFICAS
CÓDIGO
22000534
Carga Horária
45 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Modalidade
PRESENCIAL
Unidade responsável
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
2
CARGA HORÁRIA PRÁTICA
1
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
3
CRÉDITOS
3
NOTA MÉDIA APROVAÇÃO
7

Ementa

Erosão e produção de sedimentos em bacias hidrográficas. Monitoramento em bacias hidrográficas. Métodos de estimativa da perda de solo. Práticas de controle e manejo da erosão do solo. Estratégias de implantação de programas integrados voltados à conservação do solo e da água. Recuperação de áreas degradadas.

Objetivos

Objetivo Geral:

Discutir os conceitos e enfoques básicos sobre erosão e produção de sedimentos em bacias hidrográficas. Analisar e avaliar o uso da terra, a erosão e o manejo das águas para apontar ao adequado planejamento de bacias hidrográficas. Avaliar o uso de monitoramento e modelagem, no auxílio da tomada de decisão em bacias hidrográficas. Estabelecer práticas de controle e manejo da erosão do solo no contexto da bacia hidrográfica.

Conteúdo Programático

Bibliografia

Bibliografia Básica:

  • BRANDÃO, V. S.; CECÍLIO, R. A.; PRUSKI, F. F.; SILVA, D. D. Infiltração da água no solo. Viçosa: 3ª Ed. UFV, 2009. 108p.
  • MELLO, C. R de; SILVA, A. M da. Hidrologia: princípios e aplicações em sistemas agrícolas. Lavras: UFLA, 2013. 455p.
  • PRUSKI, F. F. Conservação de solo e água: práticas mecânicas para controle da erosão hídrica. Viçosa, MG: 2ª Ed. UFV. 2009. 240p.
  • PRUSKI, F. F.; BRANDÃO, V. S.; SILVA, D. D. Escoamento superficial. Viçosa: 2ª Ed. UFV, 2008. 87p.
  • SILVA, A. M. da; SCHULZ, H. E.; CAMARGO, P. B. de. Erosão e hidrossedimentologia em bacias hidrográficas. 2ª Ed. São Carlos: Rima. 2007. 151p.

Bibliografia Complementar:

  • LIMA, W. P.; ZAKIA, M. J. B. As florestas plantadas e a água: implementando o conceito da microbacia hidrográfica como unidade de planejamento. São Carlos: RiMa, 2006. 226p.
  • MORGAN, R. P. C. Soil erosion and conservation. 3rd ed. Australia: Blackwell Science Ltd. 2005. 316p.
  • PRADO, R. B.; TURETTA, A. P. D.; de ANDRADE, A. G. Manejo e conservação do solo e da água no contexto das mudanças ambientais. Rio de Janeiro: Embrapa Solos, 2010. 486p.
  • TIECHER, T. Manejo e conservação do solo e da água em pequenas propriedades rurais no sul do Brasil: contextualizando as atividades agropecuárias e os problemas. Frederico Westphalen: RS: URI, 2015. 152p.
  • TIECHER, T. Manejo e conservação do solo e da água em pequenas propriedades rurais no sul do Brasil: práticas alternativas de manejo visando a conservação do solo e da água. Porto Alegre: RS: UFRGS, 2016. 186p.

Disciplinas Equivalentes

Disciplina Curso
MANEJO DE BACIAS HIDROGRÁFICAS Engenharia Hídrica (Bacharelado)

Página gerada em 29/03/2024 10:09:42 (consulta levou 0.111740s)