Nome da Atividade
PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO II
CÓDIGO
17360102
Carga Horária
45 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Modalidade
PRESENCIAL
Unidade responsável
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
3
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
3
CRÉDITOS
3
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
NOTA MÉDIA APROVAÇÃO
7
Ementa
A Epistemologia Genética e a Psicologia Histórico-cultural e suas visões sobre o desenvolvimento e a aprendizagem humana. Medicalização e Desafios de Aprendizagem e suas respectivas implicações na educação. O fracasso escolar e suas origens.
Objetivos
Objetivo Geral:
Estudar as contribuições da Epistemologia Genética e da Psicologia Histórico-Cultural para a compreensão do desenvolvimento humano e da construção do conhecimento.Conteúdo Programático
Bibliografia
Bibliografia Básica:
- BOCK, Ana Maria Bahia; FURTADO, Odair e TEIXEIRA Maria de Lourdes. Psicologias: uma introdução ao estudo da psicologia. 2ª. ed. São Paulo: Editora Saraiva, 2019.
- PIAGET, Jean. Relações entre a afetividade e a inteligência no desenvolvimento mental da criança. Rio de Janeiro: Wak, 2014.
- VIGOTSKY, L. S. A construção do pensamento e da linguagem. São Paulo: Martins Fontes, 2010.
- VIGOTSKY, L. S. A formação social da mente. 6. ed. São Paulo: Martins Fontes, 1998.
Bibliografia Complementar:
- Conselho Regional de Psicologia de São Paulo; Grupo Interinstitucional Queixa Escolar (orgs.). Medicalização de Crianças e adolescentes: conflitos silenciados pela redução de questões sociais a doença de indivíduos. São Paulo: Casa do psicólogo, 2010.
- GARNIER, Catherine; BEDNARZ, Nadine; ULANOVSKAYA, Irina (Org.). Após Vygotsky e Piaget: Perspectivas social e construtivista, escolas russa e ocidental. Porto Alegre: Artes Médicas, 1996.
- PIAGET, Jean. Seis estudos de psicologia. 25.ed. São Paulo: Forense Universitária, 2012.
- REGO, Teresa Cristina (Org.). Lev Vigotski: precursor da teoria histórico-cultural : a importância da cultura e da linguagem na constituição do psiquismo. São Paulo: Segmento, 2018.
- VIGOTSKY, L. S.; LURIIA, A. R; LEONTIEV, Alexis N. Linguagem, desenvolvimento e aprendizagem. 13. ed. São Paulo: Ícone, 2014.
Turmas Ofertadas
Turma | Período | Vagas | Matriculados | Curso / Horários | Professores | ||||||
---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|
T1 | 2024 / 2 | 31 | 22 |
Pedagogia (Licenciatura) Horários
|
JOSIMARA WIKBOLDT SCHWANTZ Professor responsável pela turma |
||||||
T2 | 2024 / 2 | 30 | 23 |
Pedagogia (Licenciatura) Horários
|
MARIA SIMONE DEBACCO Professor responsável pela turma |
Disciplinas Equivalentes
Disciplina | Curso |
---|---|
ENSINO-APRENDIZAGEM,CONHEC.ESCOLARIZAÇÃO III | Pedagogia (Licenciatura) |