Nome da Atividade
LINGUÍSTICA E EDUCAÇÃO
CÓDIGO
17350145
Carga Horária
45 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Modalidade
PRESENCIAL
Unidade responsável
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
3
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
3
CRÉDITOS
3
NOTA MÉDIA APROVAÇÃO
7

Ementa

A Língua Portuguesa e seus dialetos: variante padrão/não-padrão; estigmatizada/de prestígio. A variação linguística e o ensino de língua materna: variação dialetal e variações de registro. As línguas naturais e suas características essenciais. Os conceitos de 'língua' e 'fala' em Saussure e de 'competência' e 'desempenho' em Chomsky. Noções básicas da fonologia e aspectos da aquisição e da variação fonológica. Aquisição da linguagem, fases do desenvolvimento linguístico infantil.

Objetivos

Objetivo Geral:

Definir o conceito de 'dialeto' e refletir sobre a variação linguística do Português do Brasil, identificando as variedades linguísticas sociais, geracionais e regionais. Discutir o status da norma padrão como variante de prestígio. Conhecer as contribuições de Saussure e Chomsky para os estudos linguísticos (as dicotomias saussureanas e o conceito chomskiano de gramática). Caracterizar as diferentes etapas do desenvolvimento linguístico infantil. Identificar os processos fonológicos característicos da linguagem da criança.

Conteúdo Programático

Bibliografia

Bibliografia Básica:

  • BAGNO, Marcos. Preconceito Linguístico: o que é, como se faz. 25º ed. São Paulo: Loyola, 1999.
  • CAGLIARI, Luiz Carlos. Alfabetização e linguística. 10a ed. São Paulo: Scipione, 2003.
  • YAVAS, Mehmet; HERNANDORENA, Carmen Lúcia Matzenauer; LAMPRECHT, Regina. Avaliação fonológica da criança. Porto Alegre: ARTMED, 1991.

Bibliografia Complementar:

  • BORTONI-RICARDO, Estela Maris. Educação em Língua Materna. São Paulo: Parábola, 2004.
  • POSSENTI, Sírio. Questões de linguagem – passeio gramatical dirigido. São Paulo: Parábola Editorial, 2011
  • SILVA, Maria Cecilia Perez de Souza e; KOCH, Ingedore Grunfeld Villaça. Linguística aplicada ao português: morfologia. 16. ed. São Paulo: Cortez, 2007.

Disciplinas Equivalentes

Disciplina Curso
PRÁTICAS EDUCATIVAS II Pedagogia (Licenciatura)

Página gerada em 26/04/2024 04:51:02 (consulta levou 0.106948s)