Nome da Atividade
EDUCAÇÃO INFANTIL I
CÓDIGO
17350163
Carga Horária
45 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Modalidade
PRESENCIAL
Unidade responsável
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
3
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
3
CRÉDITOS
3
NOTA MÉDIA APROVAÇÃO
7

Ementa

História e Políticas públicas para a educação das crianças. Concepções da pequena infância e implicações do cuidar e educar. Especificidades dos bebês e crianças pequenas: linguagens, culturas, relações e formas de participação nas escolas de educação infantil.

Objetivos

Objetivo Geral:

Conhecer aspectos da história da infância e das políticas públicas na organização das instituições de Educação Infantil, identificando as peculiaridades das creches e articulando as noções de educação e de cuidado.

Conteúdo Programático

Bibliografia

Bibliografia Básica:

  • DAHLBERG, Gunilla, MOSS, Peter; PENCE, Alan. Qualidade na educação da primeira infância: perspectivas pós-modernas. Porto Alegre: Artmed, 2003.
  • FOCHI, Paulo. Afinal, o que os bebês fazem no berçário? Porto Alegre: Penso, 2015.
  • GONZALEZ-MENA, Janet. O cuidado com bebês e crianças pequenas na creche: um currículo de educação e cuidado baseado em relações qualificadas. 9ed. Porto Alegre: AMGH, 2014.
  • KUHLMANN Jr, Moysés. Infância e educação infantil: uma abordagem histórica. 5. ed. Porto Alegre: Mediação, 2010.

Bibliografia Complementar:

  • ARCE, Alessandra. A infância brasileira e a história das ideias pedagógicas: astros e traços de uma construção social do ser criança. São Carlos: EdUFSCar, 2010.
  • BENJAMIN, Walter. Reflexões sobre a criança, o brinquedo e a educação. Tradução Marcus Vinicius Mazzari. São Paulo: Duas Cidades; Ed. 34, 2002.
  • DEL PRIORE, Mary. História das crianças no Brasil. 5. ed. São Paulo: Contexto, 2006.
  • KISHIMOTO, Tizuko Morchida. Em busca da pedagogia da infância: pertencer e participar. 1. ed. Porto Alegre: Penso, 2013.
  • MARTINS FILHO, Altino José (org.). Educar na creche: uma prática construída com os bebês e para os bebês. Porto Alegre: Mediação, 2016.

Disciplinas Equivalentes

Disciplina Curso
PRÁTICAS EDUCATIVAS III Pedagogia (Licenciatura)

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