Nome da Atividade
PRÁTICA ORIENTADA V: ORGANIZAÇÃO E PLANEJAMENTO DA DOCÊNCIA NA EDUCAÇÃO INFANTIL
CÓDIGO
17350166
Carga Horária
60 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Modalidade
PRESENCIAL
Unidade responsável
CARGA HORÁRIA PRÁTICA
1
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
4
CARGA HORÁRIA EXTENSÃO
3
CRÉDITOS
4
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
NOTA MÉDIA APROVAÇÃO
7
Ementa
Docência compartilhada na Educação Infantil, com ênfase no planejamento e no trabalho colaborativo. Observação e participação na organização da rotina escolar e em atividades diversificadas relativas à docência em sala de aula. Reflexões sobre práticas de educação e cuidado de bebês e crianças pequenas e realização de atividades de apoio ao trabalho pedagógico na creche e na pré-escola. Registro e documentação das experiências das crianças e da ação docente. Análise dos contextos de docência na Educação Infantil. Elaboração do Protocolo Orientador, comprometido com uma abordagem pedagógica participativa, que embasa a docência na educação infantil. Projeto de extensão relacionado: Falando em Educação: Fazendo história na e com a FaE (4609).
Objetivos
Objetivo Geral:
Estudar aspectos teórico-metodológicos que sustentam a docência e as práticas educativas na educação infantil, refletindo sobre características e demandas dos sujeitos e contextos, metodologias e materiais pedagógicos. Realizar inserção em escola de educação infantil para desenvolver atividades de observação e análise de práticas com vistas ao planejamento do Protocolo Orientador.Conteúdo Programático
Bibliografia
Bibliografia Básica:
- GANDINI, Lella; HILL, Lynn; CADWELL, Louise; SCHWALL, Charles. O papel do ateliê na educação infantil: a inspiração de Reggio Emilia. 2ed. Porto Alegre: Penso, 2019.
- HORN, Maria da G. Souza. Sabores, Cores, Sons, Aromas: A organização dos espaços na educação infantil. 2ed. Porto Alegre: ArtMed, 2004.
- KISHIMOTO, Tizuko Morchida. O jogo e a educação infantil. São Paulo: Cengage Learning, 2016.
Bibliografia Complementar:
- FREIRE, Madalena. A Paixão de conhecer o mundo. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1983.
- RAPOPORT, Andrea et al. O dia a dia na educação infantil. Porto Alegre: Mediação, 2012.
- REGGIO CHILDREN; ESCOLAS E CRECHES DA INFÂNCIA DE REGGIO EMILIA. As cem linguagens em mini-histórias: contadas por professores e crianças de Reggio Emilia. Trad. Guilherme Adami. Porto Alegre: Penso, 2020.
- RODARI, Gianni. Gramática da fantasia. São Paulo: Summus, 1982.
Disciplinas Equivalentes
Disciplina | Curso |
---|---|
DOCÊNCIA COMPARTILHADA EI-AI-EJA | Pedagogia (Licenciatura) |