Nome da Atividade
GRAFISMOS NA EDUCAÇÃO EM ARTES VISUAIS
CÓDIGO
05001351
Carga Horária
75 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Modalidade
PRESENCIAL
Unidade responsável
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
2
CARGA HORÁRIA PRÁTICA
2
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
5
CRÉDITOS
5
NOTA MÉDIA APROVAÇÃO
7
CARGA HORÁRIA EXTENSÃO
1

Ementa

O estudo dos pressupostos teóricos sobre o desenvolvimento da criança e do adolescente a partir dos processos expressivos gráficos. A elaboração e desenvolvimento de proposta de ensino a partir dos conhecimentos apreendidos no semestre, em projetos extraclasse. Elaboração, aplicação e avaliação de atividades de extensão vinculadas ao Programa Artes Visuais e Docência na Atualidade (Cód. 314).

Objetivos

Objetivo Geral:

Objetivo geral:
Investigar e compreender os processos expressivos presentes no desenvolvimento gráfico de crianças e adolescentes, apresentando propostas para o ensino das Artes Visuais em seminários e desenvolvendo projetos de extensão, a partir de documentos legais e das experiências vivenciadas no semestre.

Objetivos específicos:
✔ Analisar as diferentes possibilidades pedagógicas no ensino das Artes Visuais, em especial a reflexão
sobre os processos metodológicos que envolvem o ensino na atualidade;
✔ Analisar a documentação legal, incluindo a legislação brasileira, Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN)
e Base Nacional Comum Curricular (BNCC).
✔ Posicionar-se de forma crítica sobre os pressupostos teóricos de Piaget, Vygotsky, Eisner, Hernández,
Wilson, Freedman e outras tendências contemporâneas, estabelecendo relações com os processos de ensinar e
aprender em Artes Visuais;
✔ Identificar os processos que envolvem o grafismo infantil e adolescente;
✔ Elaborar projeto de ensino em Artes Visuais para alunos das séries iniciais do Ensino Fundamental,
realizando observações e registrando dados para elaboração de pesquisa a partir da prática.
✔ Desenvolver projetos de extensão que contemplem estudos e práticas realizadas em sala de aula, com
foco na percepção ambiental e em práticas que visem a formação docente dos graduandos a partir da
conscientização ecológica.

Conteúdo Programático

Bibliografia

Bibliografia Básica:

  • CUNHA, Susana Rangel Vieira da (Org.). Cor, som e movimento: a expressão plástica, musical e dramática no cotidiano da criança. Porto Alegre: Mediação, 2011.
  • DERDYK, Edith. Formas de pensar o desenho: desenvolvimento do grafismo infantil. São Paulo: Scipione, 1989.
  • IAVELBERG, Rosa. Para gostar de aprender arte: sala de aula e formação de professores. Porto Alegre: Artmed, 2008.

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