Nome da Atividade
SOCIOLOGIA DA EDUCAÇÃO FÍSICA
CÓDIGO
13370181
Carga Horária
45 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Modalidade
PRESENCIAL
Unidade responsável
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
3
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
3
CRÉDITOS
3
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
NOTA MÉDIA APROVAÇÃO
7

Ementa

Estudo crítico-reflexivo da construção sociocultural da educação física e suas relações com a sociedade.
Investigação sociológica da educação física. A educação física na vida cotidiana: o paradoxo do senso
comum e da ciência. O fenômeno social do esporte e suas representações e/ou implicações na sociedade,
em geral, e na educação física, em particular.

Objetivos

Objetivo Geral:

Explicitar as relações entre educação física e sociedade – aspectos históricos, culturais, econômicos,
sociais, esportivos, pedagógicos, ideológicos, filosóficos, sociológicos, religiosos, políticos;
- Apresentar as perspectivas sociopolíticas e educacionais da educação física;
- Promover reflexão e compreensão dos conceitos e noções, saberes e práticas implícitos nos conteúdos e
escolhas metodológicas da educação física;
- Oferecer subsídios para a reflexão e compreensão da importância do pensamento sociológico na
educação física.

Conteúdo Programático

Bibliografia

Bibliografia Básica:

  • BAUMAN, Zygmunt; MAY, Tim. Aprendendo a pensar com a sociologia. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2010. Tradução de Alexandre Werneck. 301 p.
  • BRACHT, Valter. Sociologia crítica do esporte: Uma introdução. 3 ed. rev., Ijuí: Unijuí, 2004. 136 p. (Coleção Educação Física).
  • MURAD, Mauricio. Sociologia e educação física: diálogo, linguagens do corpo, esportes. RJ: FGV, 2009.
  • RIBEIRO, Darci. O povo brasileiro: a formação e o sentido do Brasil. São Paulo: Companhia das Letras, 1995.

Bibliografia Complementar:

  • CASTELLANI FILHO, Lino. Educação física no Brasil: a história que não se conta. 18 ed., Campinas, SP: Papirus, 2010.
  • CHAUÍ, Marilena. Conformismo e resistência: aspectos da cultura popular no Brasil. São Paulo: Brasiliense, 1986.
  • GEBARA, Ademir. Conversas Sobre Norbert Elias: depoimentos para uma história do pensamento sociológico. Piracicaba: Biscalchin Editor, 2005.
  • HOLANDA, S. B. Raízes do Brasil. 26a edição. São Paulo: Cia das Letras. 1995
  • MUNANGA, Kabengele. Negritude: usos e sentidos. São Paulo: Ática, 1989.
  • STIGGER, Marco Paulo. Educação física, esporte e diversidade. Campinas: Autores Associados, 2005. 134 p.
  • FERNANDES, Florestan. Significado do protesto negro. São Paulo: Cortez, 1989.
  • COLETIVO DE AUTORES. Metodologia do ensino de Educação física. São Paulo, Cortez, 1992.

Turmas Ofertadas

Turma Período Vagas Matriculados Curso / Horários Professores
T1 2024 / 2 50 50 ABI - Educação Física (área básica de ingresso)
Horários
ManhãTardeNoite
SEX08:00 - 08:50
08:50 - 09:40
10:00 - 10:50
MARCELO OLIVERA CAVALLI
Professor responsável pela turma

T2 2024 / 2 50 23 ABI - Educação Física (área básica de ingresso)
Horários
ManhãTardeNoite
SEX14:20 - 15:10
15:10 - 16:00
16:00 - 16:50
MARCELO OLIVERA CAVALLI
Professor responsável pela turma

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