Nome da Atividade
A PROFISSÃO DO ENGENHEIRO DE PETRÓLEO
CÓDIGO
15000777
Carga Horária
45 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Modalidade
PRESENCIAL
Unidade responsável
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
3
CRÉDITOS
3
NOTA MÉDIA APROVAÇÃO
7
CARGA HORÁRIA EXTENSÃO
3

Ementa

Planejamento, execução e avaliação da divulgação do curso de Engenharia de Petróleo em escolas de ensino médio e fundamental e na internet.As atividades de extensão a serem desenvolvidas nesta disciplina estão vinculadas ao Programa de Extensão da Engenharia de Petróleo (EPPel), cadastrado sob o código 229 no sistema cobalto da UFPel.

Objetivos

Objetivo Geral:

Propiciar que aluno do curso de Engenharia de Petróleo desenvolva a capacidade de divulgar a profissão do Engenheiro de Petróleo para a comunidade externa da UFPel, principalmente aos alunos de ensino médio e fundamental, com o objetivo específico de promover o desenvolvimento de habilidades pessoais como criatividade, comunicação, ‘networking’, entre outros.

Conteúdo Programático

Bibliografia

Bibliografia Básica:

  • MACIEL, Alderlândia da Silva. A universidade e o princípio da indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão: utopia ou realidade?. Rio Branco: Edufac, 2018. 181 p. ISBN 9788582360859. Disponível no formato físico na Biblioteca do Campus Porto.
  • MICHELON, Francisca Ferreira; NOGUEIRA, Ana Carolina Oliveira; HERRMANN, Felipe Feldherg; BARROCO, Lincon Marques; FERREIRA, Maíra; TAVARES, Rejane Giacomelli; GUTTIER, Rogéria Aparecida Cruz (Org.) Guia-do-estudante-extensionista. Pelotas: Ed da UFPel, 2019. 24 p. Disponível no formato online no link: https://wp.ufpel.edu.br/prec/files/2019/10/guia-do-estudante-extensionista.pdf. Acesso em: 21 set. 2020
  • THOMAS, J. E. (Org.). Fundamentos de Engenharia de Petróleo.Rio de Janeiro: Interciência, 2001. Disponível no formato físico na Biblioteca do Campus Porto.

Bibliografia Complementar:

  • MICHELON,Francisca Ferreira (Org.) Guia de Integralização da Extensão nos Currículos dos Cursos de Graduação da Universidade Federal de Pelotas. 43 p. Pelotas: Ed da UFPel, 2019. Disponível no formato online no link: https://wp.ufpel.edu.br/clc/files/2019/05/Guia-de-integraliza%C3%A7%C3%A3o-da-extens%C3%A3o.pdf. Acesso em: 21 set. 2020.
  • REVISTA BRASILEIRA DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA. UFSS. e-ISSN 2358-0399. Disponível no formato online no link: https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RBEU/index
  • REVISTA EXPRESSA EXTENSÃO. UFPel. e-ISSN 2358-8195. Disponível no formato online no link: https://periodicos.ufpel.edu.br/ojs2/index.php/expressaextensao/article/view/13695
  • SMITH, Jessica M, Carrie J McClelland, and Nicole M Smith. "Engineering Students’ Views of Corporate Social Responsibility: A Case Study from Petroleum Engineering."Science and Engineering Ethics 23.6 (2016): 1775-790. Web. Disponível no formato online no link: https://link.springer.com/article/10.1007/s11948-016-9859-x
  • ONEPETRO, Society of Petroleum Engineers (SPE). Disponível no formato online no link: https://onepetro.org/SPE

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