Nome da Atividade
				INFORMÁTICA
				CÓDIGO
				15000787
				Carga Horária
				45 horas
				Tipo de Atividade
				DISCIPLINA
				Periodicidade
				Semestral
				Modalidade
				PRESENCIAL
				Unidade responsável
				
CARGA HORÁRIA EXTENSÃO
3
CRÉDITOS
3
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
NOTA MÉDIA APROVAÇÃO
7
			Ementa
Lógica de programação. Algoritmos. Sequências. Laços de repetição. Condicionais. Conceito
de variáveis e números binários. Aplicação de softwares de lógica de programação. As
atividades de extensão a serem desenvolvidas nesta disciplina estão vinculadas ao Programa
de Extensão da Engenharia de Petróleo (EPPel), cadastrado sob o código 229 no sistema
cobalto da UFPel.
					de variáveis e números binários. Aplicação de softwares de lógica de programação. As
atividades de extensão a serem desenvolvidas nesta disciplina estão vinculadas ao Programa
de Extensão da Engenharia de Petróleo (EPPel), cadastrado sob o código 229 no sistema
cobalto da UFPel.
Objetivos
Objetivo Geral:
Objetivo(s) Geral(ais):Introduzir a lógica de programação para alunos de escolas de ensino fundamental.
Objetivo(s) específico(s):
Desenvolver o pensamento lógico-matemático através da programação de computadores e
promover a inclusão sociodigital através do ensino de novas tecnologias.
Conteúdo Programático
Bibliografia
Bibliografia Básica:
- MENZANO, J. A.; OLIVEIRA, J. F. 1996. Lógica para desenvolvimento de programação. São Paulo. Editora Érica. 265 p. Disponível no formato físico na Biblioteca do Campus Porto.
 - MANZANO, J. A.; OLIVEIRA, J. F. 2019. Algoritmos - lógica para desenvolvimento de programação de Computadores. São Paulo. Editora Érica Disponível no formato online no link: https://integrada.minhabiblioteca.com.br/#/books/9788522128150
 - ROSA, N. B. 1988. Informática e lógica de programação. Rio de Janeiro. Ed. Campus. 241 p.Disponível no formato físico na Biblioteca do Campus Porto.
 
Bibliografia Complementar:
- CORMEN, Thomas H. (ET AL). Algoritmos: teoria e prática. 3.ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2012. 926 p. ISBN 9788535236996. Disponível no formato físico na Biblioteca do Campus Porto
 - FEIJÓ, Bruno; CLUA, Esteban Walter Gonzalez; SILVA, Flávio Soares Corrêa da. Introdução à ciência da computação com jogos: aprendendo a programar com entretenimento. Rio de Janeiro: Elsevier, c2010. 263 p. (Série campus ; Sociedade Brasileira de Computação) ISBN 9788535234190. Disponível no formato físico na Biblioteca do Campus Porto.
 - FORBELLONE, André Luiz Villar; EBERSPACHER, Henri Frederico. Lógica de programação: a construção de algoritmos e estruturas de dados. 3. ed. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2006. 218 p. ISBN 8576050242. Disponível no formato físico na Biblioteca do Campus Porto
 - SHAW, Zed A. Aprenda Python 3 do jeito certo uma introdução muito simples ao incrível mundo dos computadores e da codificação. Rio de Janeiro Alta Books 20191 recurso online (Jeito certo de Zed Shaw). ISBN 9788550809205. Disponível no formato online no link: https://integrada.minhabiblioteca.com.br/#/books/9788550809205
 - VELLOSO, Fernando de Castro. Informática conceitos básicos. 10. Rio de Janeiro GEN LTC 2017 1 recurso online ISBN 9788595152557. Disponível no formato online no link: https://integrada.minhabiblioteca.com.br/#/books/9788595152557
 
Turmas Ofertadas
| Turma | Período | Vagas | Matriculados | Curso / Horários | Professores | ||||||
|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|
| EX1 | 2025 / 2 | 20 | 9 | 
Engenharia de Petróleo (Bacharelado)  Horários 					
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ANTONIO ALVES DA SILVA JUNIOR Professor responsável pela turma  |