Nome da Atividade
PRODUÇÃO DA LEITURA E DA ESCRITA EM LÍNGUA PORTUGUESA COMO L1 E COMO L2
CÓDIGO
20000701
Carga Horária
60 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Modalidade
PRESENCIAL
Unidade responsável
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
4
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
4
CRÉDITOS
4
NOTA MÉDIA APROVAÇÃO
7

Ementa

Desenvolvimento das habilidades de leitura e escrita do português de gêneros textuais diversos do cotidiano, na perspectiva da língua portuguesa como L1 e como L2. Introdução a conceitos gramaticais. Desenvolvimento e extensão do vocabulário do aprendiz. Reflexão e discussão acerca do texto e sua organização.

Objetivos

Objetivo Geral:

Gerais:
• Incentivar o desenvolvimento da competência textual-discursiva, visando à leitura, à compreensão e à produção de textos técnicos e científicos de forma crítica, analítica e reflexiva, na perspectiva da língua portuguesa como L1 e como L2.

Específicos:
• Refletir criticamente acerca da organização, do funcionamento e da constituição dos diferentes textos que circulam na sociedade;
• Compreender a utilização e o funcionamento da língua portuguesa nas modalidades escrita e/ou oral, como L1 e L2, bem como nos diferentes gêneros textuais;
• Aperfeiçoar a habilidade de escrita dos diferentes tipos e gêneros textuais, com ênfase nos gêneros acadêmicos, na perspectiva da língua portuguesa como L1 e como L2.

Conteúdo Programático

Leitura na perspectiva da língua portuguesa como L1 e como L2 :

- Estratégias de Leitura
- Tipologia e gêneros textuais
- Qualidades do texto: clareza e adequação
- Fatores de textualidade: Coesão e coerência textual
- Intertextualidade: o discurso citado

Produção na perspectiva da língua portuguesa como L1 e como L2 :
Estrutura da frase e do parágrafo
-Textos temáticos e figurativos
- Textos narrativos e descritivos
- Textos opinativos

Bibliografia

Bibliografia Básica:

  • BRASIL. Ministério da Educação: DIPEBS/SEMESP. Proposta Curricular para o Ensino de Português Escrito como Segunda Língua para Estudantes Surdos da Educação Básica e do Ensino Superior. Caderno V: Ensino Superior. Brasília, 2021. Acesso: https://www.gov.br/mec/pt-br/media/acesso_informacacao/pdf/0CADERNODEINTRODUOISBN296.pdf. FERNANDES, S.; MOREIRA, L.C. Políticas de Educação Bilíngue para Estudantes Surdos: contribuições de letramento acadêmico no ensino superior. Rev. Educação e Realidade (Esp.3). p. 127-150, dez. 2017. FIORIN, L.J.; PLATÃO, F. S. Lições de Texto: leitura e redação. São Paulo: Ática, 1990. KOCH, I. V.; ELIAS, V. M. Ler e Compreender os Sentidos do Texto.São Paulo: contexto, 2006. KÖCHE, V. S.; BOFF, O. M. B.; MARINELLO, A. F. Leitura e Produção Textual. Petrópolis: Vozes, 2010. MARCUSCHI, L.A. Produção Textual, Análise de Gêneros e Compreensão. São Paulo: Parábola Editorial, 2008. MARCUSCHI, L.A. Da Fala Para a Escrita: atividades de retextualização. São Paulo: Cortez, 2008. ROTH, D. M.; HENDGES, G. R. Produção Textual na Universidade. São Paulo: Parábola Editorial, 2010.

Bibliografia Complementar:

  • CARNEIRO, A. D. Texto em Construção: interpretação de texto. São Paulo: Moderna, 1992. CUNHA, C. F. da; CINTRA, L. F. L. Nova Gramática do Português Contemporâneo. 3ed. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2001. GARCIA, O. M. Comunicação em Prosa Moderna.7 ed. Rio de Janeiro: Fundação Getúlio Vargas, 2007. FÁVERO, L. L. Coesão e Coerência textuais. São Paulo: Ática, 1991. FIORIN, L.J.; PLATÃO, F. S. Para Entender o Texto: leitura e redação. São Paulo: Ática, 2007. KOCH, I. V. A Interação pela Linguagem. São Paulo: Contexto, 1995. KOCH, I. V. Desvendando os Segredos do Texto. São Paulo: Cortez, 2006. KOCH, I. V.; ELIAS, V. M. Ler e Escrever: estratégias de produção textual. São Paulo: Contexto, 2010. KOCH, I. V. Argumentação e Linguagem. 12 ed. São Paulo: Cortez, 2009. KÖCHE, V. S.; BOFF, O. M. B.; PAVANI, C. F. Prática Textual.6.ed. Petrópolis: Vozes, 2009. MARTINS, M. C.; FROTA, P. R. O. Educação Ambiental: a diversidade de um paradigma. Santa Catarina: Ediunesc, 2013. MARCUSCHI, L. A. Gêneros Textuais: definição e funcionalidade. In: DIONÍSIO, Ângela Paiva et al. Gêneros Textuais e Ensino. Rio de Janeiro: Lucena, 2005.

Turmas Ofertadas

Turma Período Vagas Matriculados Curso / Horários Professores
T1 2024 / 1 30 4 Letras Libras/Literatura Surda (Licenciatura - Noturno)
Horários
ManhãTardeNoite
SEG19:00 - 19:50
19:50 - 20:40
20:40 - 21:30
21:30 - 22:20
Rogers Rocha
Professor responsável pela turma

T2 2024 / 1 30 26 Letras Libras/Literatura Surda (Licenciatura - Noturno)
Horários
ManhãTardeNoite
QUA19:00 - 19:50
19:50 - 20:40
20:40 - 21:30
21:30 - 22:20
Rogers Rocha
Professor responsável pela turma

Página gerada em 24/04/2024 02:27:17 (consulta levou 0.066338s)