Nome da Atividade
DESIGN DE PERSONAGENS 2
CÓDIGO
05001408
Carga Horária
60 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Modalidade
PRESENCIAL
Unidade responsável
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
1
CARGA HORÁRIA PRÁTICA
3
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
4
CRÉDITOS
4
NOTA MÉDIA APROVAÇÃO
7

Ementa

Metodologias aplicadas e desenvolvimento de personagens 2D no que tange sua criação prática.

Objetivos

Objetivo Geral:

Instrumentalizar o discente aos conceitos e metodologias de criação de personagens 2D numa abordagem simbólica, conceitual e prática. Construção da figura, figurino, cor, model sheet. Abordar a consciência da criação de personagens diversos nos jogos, no que tange a questões étnico-raciais, cultura afro-brasileira e inclusiva.

Conteúdo Programático

Bibliografia

Bibliografia Básica:

  • ISBISTER, Katherine. Better game characters by design: a psychological approach . Amsterdam: Elsevier, 2006. 336 p. ISBN 9781558609211 (2 exemplares, Biblioteca Campus Porto, número de chamada 004 I73b
  • ROGERS, Scott. Level up um guia para o design de grandes jogos. São Paulo Blucher 2013 1 recurso online ISBN 9788521207016.
  • STANISLAVSKI, Konstantin. A Construção da personagem. 16. ed. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2006. 396 p. ISBN 8520001092.

Bibliografia Complementar:

  • ANDALÓ, Flávio. Modelagem e animação 2D e 3D para jogos. São Paulo Erica 2015 1 recurso online ISBN 9788536519425.
  • CANDIDO, Araujo et al. A personagem de ficção. 4. ed. São Paulo: Perspectiva, 1974. 125 p. (Debates; 1)
  • PALLOTTINI, Renata. Dramaturgia: a construção do personagem. São Paulo: Ática, 1989. 156 p. (Fundamentos; 46)
  • SCHUYTEMA, Paul. Design de games uma abordagem prática. São Paulo Cengage Learning 2008 1 recurso online ISBN 9788522127269. (livro eletrônico disponível na base online UFPel).
  • WELLS, Paul. Desenho de animação animação básica 03. Porto Alegre Bookman 2012 1 recurso online ISBN 9788540701533.

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