Nome da Atividade
IMAGEM E SIGNIFICAÇÃO
CÓDIGO
05001420
Carga Horária
30 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Modalidade
PRESENCIAL
Unidade responsável
CARGA HORÁRIA PRÁTICA
1
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
2
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
1
CRÉDITOS
2
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
NOTA MÉDIA APROVAÇÃO
7
Ementa
A imagem em sua perspectiva filosófica e tecnocultural. A produção de imagens técnicas como conceitos de mundos. Linguagem audiovisual, códigos e estéticas. Imagem, cultura e jogos.
Objetivos
Objetivo Geral:
Mediar o desenvolvimento de competências estéticas e narrativas, tendo a imagem como foco de atenção. Desenvolver um olhar histórico a partir da observação da imagem e da sua relação com o espaço diegético dos jogos.Conteúdo Programático
Bibliografia
Bibliografia Básica:
- FLUSSER, Vilém. Filosofia da caixa preta: ensaios para uma filosofia da fotografia. São Paulo: É Realizações, 2018.
- DUBOIS, Philippe. Cinema, vídeo, Godard. São Paulo: Cosac Naify, 2004.
- MACHADO, Arlindo. Pré-cinemas & pós-cinemas. 2. ed. São Paulo : Papirus, 2002.
Bibliografia Complementar:
- AUMONT, Jacques. O Olho interminável: cinema e pintura . 2. ed. São Paulo: Cosac & Naify, 2011. 266 p.
- BENJAMIN, Walter. Magia e técnica, arte e política. São Paulo: Brasiliense, 1986
- BERGSON, Henri. Matéria e memória: ensaio sobre a relação do corpo com o espírito. 3.ed. São Paulo: Martins Fontes, 2006. 291 p. ISBN 9788533623415.
- DIDI-HUBERMAN, Georges. O que vemos, o que nos olha. São Paulo: Ed. 34, 1998
- FLUSSER, Vilém. Linha e superfície. In: FLUSSER, Vilém. O mundo codificado: por uma filosofia do design e da comunicação. São Paulo: Cosac Naify, 2007. p. 101-120.
Turmas Ofertadas
Turma | Período | Vagas | Matriculados | Curso / Horários | Professores | ||||||
---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|
M1 | 2024 / 2 | 30 | 22 |
Design de Jogos (Bacharelado - Noturno) Horários
|
MICHAEL ABRANTES KERR Professor responsável pela turma |