Nome da Atividade
HISTOLOGIA GERAL
CÓDIGO
09040049
Carga Horária
60 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Modalidade
PRESENCIAL
Unidade responsável
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
1
CARGA HORÁRIA PRÁTICA
2
CARGA HORÁRIA EAD
1
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
4
CRÉDITOS
4
NOTA MÉDIA APROVAÇÃO
7

Ementa

A disciplina de Histologia, é uma disciplina teórico-prática que se situa entre a Anatomia Macroscópica e a Fisiologia, atuando entre elas como um elemento de integração, portanto deve haver um harmonioso equilíbrio entre estrutura morfológica e função. A disciplina visa dar condições ao aluno de compreender a morfologia e o comportamento das células e tecidos humanos, sua relação com o funcionamento dos diversos sistemas do organismo, bem como a sua relação com a prática odontológica.

Objetivos

Objetivo Geral:

Objetivo Geral:

Proporcionar aos alunos conhecimentos que permitam compreender a constituição e o funcionamento das estruturas orgânicas, a relação entre a morfologia e a função normal destas estruturas e as alterações que estas estruturas poderão sofrer.

Objetivos Específicos:
Transmitir aos alunos o embasamento clássico e contemporâneo para compreensão da Histologia, de modo que adquiram conceitos básicos e se familiarizem com sua linguagem; Fornecer aos alunos conhecimentos sobre a estrutura e o funcionamento das células e dos tecidos humanos; Correlacionar a estrutura da célula e dos tecidos com as funções que desempenham, analisando sua importância para o funcionamento dos órgãos; Correlacionar a anatomia microscópica com a anatomia macroscópica do corpo humano, permitindo a aquisição de conhecimentos básicos necessários para a melhor compreensão de outras disciplinas, principalmente Fisiologia e Patologia; Entender a morfologia e o funcionamento normal das estruturas orgânicas humanas e as alterações que essas estruturas poderão sofrer, adquirindo conhecimentos básicos necessários para o aprendizado das disciplinas clínicas; Oportunizar aos alunos o convívio acadêmico com alunos-monitores em aulas práticas e teóricas, incentivando o hábito do estudo e da pesquisa como estímulos para a melhoria do desempenho pessoal; Realizar atividades teóricas e práticas de forma sincronizada para facilitar o aprendizado e, sempre que possível, observar a interdisciplinaridade da formação acadêmica, procurando desempenhar as atividades acadêmicas em sincronia com as demais disciplinas; Exigir do aluno a responsabilidade para com o patrimônio da disciplina, como, por exemplo: microscópios, caixas de lâminas histológicas, sistema integrado de TV-VÍDEO-MICROSCÓPIO, material didático etc., através de atitudes profissionais que servirão como subsídios às cadeiras pré-clínicas e clínicas do curso de Odontologia.

Conteúdo Programático

1. Introdução a Histologia: Microscopia, técnicas histológicas utilizadas em Odontologia. 2. Tecido epitelial: Características gerais dos epitélios de revestimento e glandular, Polaridade da célula, Classificação dos epitélios, Funções dos epitélios e Renovação das células epiteliais–correlações clínicas. 3.Tecido conjuntivo: Células do tecido conjuntivo, Matriz extracelular (fibras, substância fundamental, lâmina basal e integrinas), Tecido conjuntivo propriamente dito (frouxo e denso), Tecidos conjuntivos de propriedades especiais (elástico, reticular, mucoso), correlações clínicas. 4.Tecido cartilaginoso: Cartilagem hialina (características gerais, matriz, pericôndrio, condrócitos, organização, formação e crescimento), Cartilagem elástica e Cartilagem fibrosa, correlações clínicas. 5.Tecido ósseo: Estrutura geral dos ossos e aspectos histofisiológicos, Células do tecido ósseo, Matriz extracelular, Osteogênese e ossificação, Periósteo e endósteo, Biologia do reparo ósseo, Inervação e vascularização, correlações clínicas. 6. Sangue e sistema circulatório: Plasma, células sanguíneas, Hemocitopoese, medula óssea, coração, características gerais dos vasos, artérias, capilares, veias e linfáticos, correlações clínicas. 7. Sistema imune: Células do sistema imune, Tecido linfoide, órgãos linfáticos (baço, timo, linfonodo, tonsilas), correlações clínicas. 8.Tecido muscular: visão geral (célula e organização) e classificação dos músculos, Músculo estriado esquelético, estriado cardíaco e liso, correlações clínicas. 9. Tecido nervoso: composição do tecido nervoso, Neurônios e células da glia, Fibras nervosas mielínicas e amielínicas, Histofisiologia do neurônio, Sistema nervoso central, Sistema nervoso periférico, Gânglios, correlações clínicas.

Bibliografia

Bibliografia Básica:

  • 1. DI FIORE, M. S. H. Atlas de histologia. 7. ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 1997 ou 2001. 2. PAWLINA, W, ROSS, M. H. Ross Histologia - Texto e Atlas, Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2021 72 3. JUNQUEIRA, L. C.; CARNEIRO, J. Histologia básica: texto, atlas 13 ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2017, disponível em: http://bds.unb.br/handle/123456789/949.

Bibliografia Complementar:

  • 1. CARVALHO, Hernandes F. Células: uma abordagem multidisciplinar. Barueri: Manole, 2005. 2. CORMACK, D.H. Fundamentos de Histologia. 2. ed. Rio de Janeiro :Guanabara Koogan, 2003. 3. CORMACK, D.H. Fundamentos de Histologia. 2. ed. Rio de Janeiro :Guanabara Koogan, 2003. 4. GARTNER, L.P.; HIATT, J.L. Tratado de Histologia. 3. ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2008. 5. KIERSZENBAUM, A.L. Histologia e Biologia Celular. 2. ed. Elsevier, Rio de Janeiro, 2008. 6. WELSCH, U. (Ed.). Atlas de histologia Sobotta: citologia, histologia e anatomia microscópica. ed. atual. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2007. 7. CARVALHO H. F.; RECCO-PIMENTEL S. A Célula 4. ed. Manole, 2019

Disciplinas Equivalentes

Disciplina Curso
HISTOLOGIA GERAL Odontologia (Bacharelado)

Página gerada em 29/03/2024 02:04:58 (consulta levou 2.230232s)