Nome da Atividade
PRÁTICA DE CONJUNTO IV
CÓDIGO
05001489
Carga Horária
60 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Modalidade
PRESENCIAL
Unidade responsável
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
1
CARGA HORÁRIA PRÁTICA
3
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
4
CRÉDITOS
4
NOTA MÉDIA APROVAÇÃO
7

Ementa

Aprimorar a transcrição a partir de fonogramas e os reflexos envolvidos na interpretação musical de memória; Incentivar que um mesmo aluno experimente tocar diferentes instrumentos ao longo de um mesmo semestre; Aperfeiçoar a leitura musical de cifras, partituras e tablaturas, ampliando o conhecimento de repertório e a reflexão teórica a partir deste;
Aprofundar decisões musicais no tocante à interpretação e à elaboração de arranjos para a turma.

Objetivos

Objetivo Geral:

Ampliar práticas musicais colaborativas e repertórios relevantes ao estudo acadêmico e profissional, valorizando a complexidade dos elementos musicais e poéticos.

Conteúdo Programático

Bibliografia

Bibliografia Básica:

  • ADOLFO, Antonio. O Livro do Músico – harmonia e improvisação para piano, teclados e outros instrumentos. Rio de Janeiro: Lumiar, 1989.
  • EVERETT, Walter. The Foundations of Rock: From 'Blue Suede Shoes' to 'Suite: Judy Blue Eyes'. Oxford: Oxford University Press, 2009
  • FARIA, Nelson. A Arte da Improvisação. Rio de Janeiro: Lumiar, 1991.

Bibliografia Complementar:

  • ALBIN, Ricardo Cravo. O livro de ouro da MPB: a história de nossa música popular brasileira de sua origem até hoje. 4. ed. Rio de Janeiro: Ediouro, 2004. 365 p.
  • BARRETO, Alexandre. Aprenda a organizar um show. Alê Barreto, independente, 2007 (Disponível em https://www.academia.edu/8393682/Aprenda-a-Organizar-um-Show-Al%C3%AA-Barreto)
  • COVACH, John; FLORY, Andrew. What’s That Sound: An Introduction to Rock and its History. 4th ed., Londres: Norton & Company, 2015.
  • EWEN, David. História da música popular americana: as canções populares, o teatro musicado e o jazz na América, dos tempos coloniais aos dias de hoje. Rio de Janeiro: Letras e Artes, 1963.
  • LEVINE, Mark. The Jazz Theory Book. Petaluma: Sher Music, c1995.

Página gerada em 29/04/2024 06:32:04 (consulta levou 0.057048s)