Nome da Atividade
ECONOMETRIA DE POLÍTICAS PÚBLICAS
CÓDIGO
10760082
Carga Horária
68 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Modalidade
PRESENCIAL
Unidade responsável
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
4
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
4
CRÉDITOS
4
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%

Ementa

Nas últimas décadas tem aumentando na literatura de economia a preocupação com a análise quantitativa de relações causais. Essa preocupação teórica foi acompanhada por uma necessidade por parte dos gestores públicos em avaliarem o impacto da implementação de políticas públicas sociais. Se no passado exigia-se que governos gastassem mais, agora exigisse que governos gastem com eficácia e com resultados sócio-econômicos. Neste cenário o objetivo dessa disciplina é apresentar os avanços teóricos relacionados com o problema de avaliação de impactos e apresentar os métodos de avaliação de impactos de políticas sociais. É destacada a importância de experimentos aleatórios na avaliação de impactos, problemas de validação interna e limites para generalização dos resultados obtidos.

Objetivos

Objetivo Geral:

O objetivo dessa disciplina é apresentar os avanços teóricos relacionados com o problema de avaliação de impactos e apresentar os métodos de avaliação de impactos de políticas sociais. É destacada a importância de experimentos aleatórios na avaliação de impactos, problemas de validação interna e limites para generalização dos resultados obtidos.

Conteúdo Programático

Bibliografia

Bibliografia Básica:

  • Heckman, J. 2001. Micro Data, Heterogeneity, and the Evaluation of Public Policy. Journal of Political Economy, v. 109, n. 4.
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  • Angrist, Joshua D. and Jörn-Steffen Pischke. 2009. Mostly Harmless Econometrics. Princeton University Press.
  • Bourguignon, François e Luiz A. Pereira da Silva (eds.). 2003. The Impact of Economic Policies on Poverty and Income Distribution. Evaluation Techniques and Tools. Nova York: Oxford University Press for the World Bank.
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  • Barrera-Osorio, F., M. Bertrand, L. L. Linden, F. Perez-Calle (2008). „Conditional Cash Transfers in Education: Design Features, Peer and Sibling Effects: Evidence from Randomized Experiment in Colombia,‟ Working Paper 13890, NBER, Cambridge MA.
  • Duflo, E. (2003). „Scaling Up and Evaluation,‟ ABCDE Annual World Bank Conference on Development Economics, Bangalore.
  • Duflo, Esther; Glennerster, Rachel e Kremer Michael 2006. Using Randomization in Development Economics Research: A Toolkit, NBER Technical Working Paper No. 333.
  • Heckman, J. J., L. Lochner, C. Taber (1998). „General-Equilibrium Treatment Effects: A Study of Tuition Policy,‟ American Economic Review 88 (2): 381-386.
  • Abadie, A., Diamond, A., and Hainmueller, J (2010. “Synthetic Control Methods for Comparative Case Studies: Estimating the Effect of Californias‟s Tobacco Control Program”, Journal of the American Statistical Association, 105 (490), 493-505.

Turmas Ofertadas

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