Nome da Atividade
PRÁTICAS PERFORMATIVAS E RELAÇÕES ÉTNICORACIAIS
CÓDIGO
05001619
Carga Horária
45 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Modalidade
PRESENCIAL
Unidade responsável
CARGA HORÁRIA PRÁTICA
2
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
1
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
3
CRÉDITOS
3
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
NOTA MÉDIA APROVAÇÃO
7

Ementa

Culturas afrobrasileiras e suas expressões artísticas; Performance Negra; Arte x Religião; Arte e Ciência; Afrofuturismo e discussões contemporâneas; Ancestralidade negra; Mestres populares e seus saberes; O rap, o hip-hop, o funk, o slam e suas conexões: reflexões sociopolíticas e suas abordagens; O Carnaval – A evolução e suas conexões com as tecnologias.
__________
A disciplina cumpre com as exigências legais de inserção dos conteúdos de cultura afro-brasileira nos cursos de licenciatura, conforme
dispositivos que regem a lei n.º 10.639.

Objetivos

Objetivo Geral:

Geral:
Conhecer e discutir aspectos relativos à formação de identidades culturais ancoradas na afrodescendência do povo brasileiro partindo do campo das Artes, considerando aspectos culturais, sociais e históricos de tais elementos inseridos no contexto educativo de instituições de ensino básico e superior.

Específicos:
Discutir assuntos como arte negra, teatralidades negras, danças negras, carnaval, manifestações populares, decolonialidade e contracolonialidade, processos de criação, subjetividades negras e construção da história negra no país, assim como suas influências;
Trabalhar por intermédio da pesquisa em artes as questões que permeiam as leis 10.639/03 e 11.645/08, para a melhor formação curricular, crítica e social de alunos e professores da rede pública.

Conteúdo Programático

Bibliografia

Bibliografia Básica:

  • MARTINS, Leda Maria. Performances do tempo espiralar, poéticas do corpo-tela. Rio de Janeiro: Cobogó, 2021. 249 p.
  • MUNANGA, Kabengele. Negritude usos e sentidos. São Paulo Autêntica 2019 (recurso online).
  • CONRADO, Amélia Vitória de Souza. Artes cênicas negras no Brasil: das memórias aos desafios na formação acadêmica. Revista Repertório, Salvador, n.29, 2017. Disponível em https://periodicos.ufba.br/index.php/revteatro/article/view/25459

Bibliografia Complementar:

  • ALMEIDA, Silvio Luiz de. Racismo estrutural. São Paulo: Sueli Carneiro, Jandaíra, 2021. 255p. (Feminismos plurais). ISBN 9788598349749.
  • BRASIL. Lei n. 10.639/03, de 9 de janeiro de 2003. Altera a Lei no 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, para incluir no currículo oficial da Rede de Ensino a obrigatoriedade da temática "História e Cultura AfroBrasileira", e dá outras providências. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/2003/l10.639.htm
  • CONCEIÇÃO, Thiago; ICLE, Gilberto; ALCANTARA, Celina Nunes de. Forjas Pedagógicas no Bloco da Laje: resistência, performance e brincadeira. Revista da Fundarte, Montenegro, RS, v.39, n.39, jul-dez 2019. Disponível em http://seer.fundarte.rs.gov.br/index.php/RevistadaFundarte/article/view/744
  • PRANDI, Reginaldo. Mitologia dos Orixás. São Paulo: Companheira das Letras, 2009. 590 p. ISBN 9788535900644.
  • SILVA, Luciane Ramos. A danças dos Outros – imaginações diaspóricas para interpelar o mundo. Moringa Artes do Espetáculo, João Pessoa, UFPB, v. 10 n. 2, jun-dez/2019, p. 91 a 98. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/index.php/moringa/article/view/49823

Disciplinas Equivalentes

Disciplina Curso
ARTE E CULTURA AFROBRASILEIRA Teatro (Licenciatura)

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