Nome da Atividade
PEDAGOGIA DA DANÇA I
CÓDIGO
05001622
Carga Horária
60 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Modalidade
PRESENCIAL
Unidade responsável
CARGA HORÁRIA PRÁTICA
1
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
3
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
4
CRÉDITOS
4
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
NOTA MÉDIA APROVAÇÃO
7

Ementa

Introdução à Licenciatura e à Docência em Arte/Dança. Introdução à Arte-educação. Introdução ao Planejamento Docente em Dança. Dança, Escola e Sociedade: ensino em espaços formais e não-formais de ensino. Desenvolvimento de reflexões que articulem os conteúdos específicos à dimensão pedagógica para a prática profissional na formação de professores de Dança na Educação Básica.

Objetivos

Objetivo Geral:

Apresentar e promover discussões iniciais sobre a condição de docência em Dança, articulando-as com questões referentes ao Ensino de Arte e à Arte-Educação. Iniciar a reflexão sobre planejamento docente em dança. Promover reflexão inicial sobre o ensino de dança em espaços formais e não-formais de ensino. Relacionar as dimensões de pesquisa, artística e pedagógica, conforme o quadro Dimensões Formativas Transversais descrito no ítem 3.4.1 do Projeto Pedagógico de Curso.

Conteúdo Programático

Bibliografia

Bibliografia Básica:

  • DUARTE JÚNIOR, João-Francisco. Por que arte-educação?. Campinas: Papirus, 1983. 85 p.
  • MARQUES, Isabel A.; BRAZIL, Fábio. Arte em questões. São Paulo: Digitexto, 2012. 174 p.
  • STRAZZACAPPA, Marcia; MORANDI, Carla. Entre a arte e a docência: a formação do artista da dança . 4. ed. Campinas: Papirus, 2014. 125 p.

Bibliografia Complementar:

  • BARBOSA, Ana Mae Tavares Bastos (Org.). Inquietações e mudanças no ensino da arte. São Paulo: Cortez, 2002. 184 p.
  • BARRETO, Débora. Dança...: ensino, sentidos e possibilidades na escola. 3. ed. Campinas: Autores Associados, 2008. 161 p.
  • CORRÊA, Josiane Gisela Franken. Nós, professoras de Dança: Ensaio documental sobre a docência em Dança no Rio Grande do Sul. 309 f. 2018. Tese (Doutorado em Artes Cênicas) – Programa de Pós-graduação em Artes Cênicas, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2018. Disponível em:
  • JESUS, Thiago Silva de Amorim. Desafios para o ensino formal de dança na escola. In: MEIRA, Mirela Ribeiro; SILVA, Úrsula Rosa da; CASTELL, Cleusa Peralta (org.) Transprofessoralidades: sobre metodologias no ensino das artes. Pelotas: Ed. Universitária UFPel, 2013.
  • SANTOS, Inaicyra Falcão dos. Corpo e ancestralidade: Uma proposta pluricultural de dança-arte-educação. Editora CRV, 2021.

Disciplinas Equivalentes

Disciplina Curso
PEDAGOGIA DA DANÇA I Dança (Licenciatura)

Página gerada em 21/11/2024 06:10:12 (consulta levou 0.138681s)