Nome da Atividade
ESTUDOS HISTÓRICOS EM DANÇA II
CÓDIGO
05001627
Carga Horária
60 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Modalidade
PRESENCIAL
Unidade responsável
CARGA HORÁRIA PRÁTICA
1
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
3
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
4
CRÉDITOS
4
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
NOTA MÉDIA APROVAÇÃO
7

Ementa

A transcendência do Ballet Clássico: Neoclassicismo, Modernismo e Pós-Modernismo na Dança. Olhares contemporâneos e a produção em dança. Desenvolvimento de reflexões que articulem os conteúdos específicos à dimensão pedagógica para a formação de professores da Educação Básica.

Objetivos

Objetivo Geral:

Apresentar o desenvolvimento da Dança desde o Classicismo até a Dança dos dias atuais; Contextualizar sócio-historicamente as transformações da Dança; Identificar nas distintas épocas e culturas, as funções da Dança nas sociedades, as variações de temas, técnicas, estruturas de ensino; Explorar as reflexões teóricas elaboradas sobre a Dança a partir do classicismo até a atualidade; Estimular práticas de ensino a partir do conhecimento construído na disciplina. Relacionar as dimensões de pesquisa, artística e pedagógica, conforme o quadro Dimensões Formativas Transversais descrito no ítem 3.4.1 do Projeto Pedagógico de Curso.

Conteúdo Programático

Bibliografia

Bibliografia Básica:

  • BOURCIER, Paul. História da dança no ocidente. São Paulo: Martins Fontes, 2001.
  • FERNANDES, Ciane. Pina Bausch e o Wuppertal dança-teatro: repetição e transformação. São Paulo: Annablume, 2007.
  • LABAN, Rudolf von. Domínio do movimento. 5. ed. São Paulo: Summus, 1978.
  • REVISTA BRASILEIRA DE ESTUDOS EM DANÇA. Dossiê Outras danças, muitas histórias. Ano 1, n. 1, 2022.

Bibliografia Complementar:

  • GIGUERE, Miriam. Dança moderna fundamentos e técnicas. Barueri Manole 2016 1 recurso online ISBN 9788520451557.
  • SIQUEIRA, Denise da Costa Oliveira. Corpo, comunicação e cultura: a dança contemporânea em cena. Campinas: Autores Associados, 2006. 234 p. (Coleção Educação Física e Esportes). ISBN 9788574961620.
  • SPRINGERLINK (ONLINE SERVICE). Dance Dramaturgy: Modes of Agency, Awareness and Engagement. 1st ed. 2015. XVIII, 201 p (New World Choreographies). ISBN 9781137373229.

Disciplinas Equivalentes

Disciplina Curso
HISTÓRIA E TEORIA DA DANÇA II Dança (Licenciatura)

Página gerada em 21/11/2024 06:02:52 (consulta levou 0.119251s)