Nome da Atividade
PRÁTICA PEDAGÓGICA EM DANÇA NOS ANOS INICIAIS
CÓDIGO
05001632
Carga Horária
60 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Modalidade
PRESENCIAL
Unidade responsável
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
1
CARGA HORÁRIA PRÁTICA
3
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
4
CRÉDITOS
4
NOTA MÉDIA APROVAÇÃO
7

Ementa

Planejamento, vivência e avaliação de aulas e atividades artístico-educativas de dança para estudantes dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Ação docente orientada para os Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Atende diretamente a legislação pertinente à Inclusão da Pessoa com Deficiência, Diferença e Igualdade Faixa Geracional e Direitos Educacionais de Adolescentes e Jovens. Desenvolvimento de reflexões e práticas que articulem os conteúdos específicos à dimensão pedagógica para a formação de professores da Educação Básica.

Objetivos

Objetivo Geral:

Aprofundar ações de planejamento e sistematização de atividades e vivências de dança para crianças; Atuar a partir de uma perspectiva lúdica, inclusiva e plural de acordo com diferentes contextos escolares. Relacionar as dimensões de pesquisa, artística e pedagógica, conforme o quadro Dimensões Formativas Transversais descrito no item 3.4.1 do Projeto Pedagógico de Curso.

Conteúdo Programático

Bibliografia

Bibliografia Básica:

  • ALMEIDA, Fernanda de Souza. Dança e educação: 30 experiências lúdicas com crianças. São Paulo: Summus, 2018.
  • CORRÊA, Josiane Franken; ALLEMAND, Débora Souto (org.). Dança na escola – pedagogias possíveis de Sôras para Profes. São Leopoldo: Oikos Editora, 2021 Disponível em: http://guaiaca.ufpel.edu.br:8080/handle/prefix/8458 (Recurso eletrônico).
  • TADRA, Débora Sicupira Arzua et al. Linguagem da dança. Curitiba: InterSaberes, 2012.

Bibliografia Complementar:

  • BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf
  • BRASIL. Lei de diretrizes e bases da educação nacional. 2ª ed. Brasília: Senado Federal, Coordenação de Edições Técnicas, 2018. 58 p. Disponível em: https://www2.senado.leg.br/bdsf/bitstream/handle/id/544283/lei_de_diretrizes_e_bases_2ed.pdf
  • MARQUES, Isabel A.; BRAZIL, Fábio. Arte em questões. 2. ed. São Paulo: Cortez, 2014.
  • SANTOS, Inaicyra Falcão dos. Corpo e ancestralidade: Uma proposta pluricultural de dança-arte-educação. Editora CRV, 2021.
  • TOMAZZONI, Airton; WOSNIAK, Cristiane; MARINHO, Nirvana. Algumas perguntas sobre dança e educação. Joinville: Nova Letra, 2010. Disponível em:

Disciplinas Equivalentes

Disciplina Curso
PRÁTICA PEDAGÓGICA EM DANÇA I Dança (Licenciatura)

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