Nome da Disciplina
ELABORAÇÃO E ANÁLISE DE PROJETOS
CÓDIGO
0760222
Carga Horária
68 horas
Atividade Complementar
Não
Periodicidade
Semestral
Unidade responsável
CRÉDITOS
4
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
4
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
4
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
NOTA MÉDIA APROVAÇÃO
7

Ementa

Fluxo de caixa de um projeto. Avaliação de Projetos. Taxa Interna de Retorno. Valor Presente Líquido. Avaliação Social de Projetos.

Objetivos

Objetivo Geral:

Ensinar os métodos práticos de planejamento e projeto de investimentos econômicos e sociais.

Conteúdo Programático

Projeto
Tipos de Projetos
Roteiro para a elaboração de um Projeto
Caracterização da Empresa
Recursos Humanos
Marketing

Estudo de Mercado
Objetivos
Metodologia para o estudo de mercado

Tamanho de um Projeto
Capacidade a ser projetada
Tamanho ótimo
Limitações impostas pelo Mercado

Localização
Forças locacionais
Localização versus vantagens e desvantagens
Custos de Localização

Engenharia do Projeto
Aspectos que interferem no Projeto
Projetos básicos e complementares
Custos de Engenharia
Investimentos
Influências dentro de um Projeto
Custos de investimentos
Cronograma de investimentos

Financiamentos
Fontes de financiamentos
Tomada de decisão na escolha de financiamentos

Custos e Receitas
Classificação e apropriação de Custos e Receitas
Orçamento de Custos e Receitas
Demonstrativo de Resultado do Exercício e Balanço Patrimonial
Análise Econômico-Financeira

Avaliação
Viabilidade Técnica
Viabilidade Política
Viabilidade Social
Viabilidade Econômica

Bibliografia

Bibliografia Básica:

  • GITMAN, Lawrence J.. Princípios de Administração Financeira. São Paulo: Harbra, 2005. SAMARA, Beatriz Santos; BARROS, José Carlos de. Pesquisa de Marketing. Conceitos e Metodologia. São Paulo: Makron Books, 2004. DOLABELA, Fernando. O Segredo de Luisa. São Paulo: Cultura, 1999. HIRSCHFELD, Henrique. Viabilidade Técnico - Econômica de Empreendimentos. São Paulo: Atlas. MELNICK, Júlio. Manual de Projetos de Desenvolvimento Econômico. Rio de Janeiro: Entre Livros Cultural. RICHARDSON, Roberto Jarry. Pesquisa Social. Métodos e técnicas. Rio de Janeiro: Atlas.

Página gerada em 14/12/2018 01:15:18 (consulta levou 0.119417s)