Nome da Atividade
PANORAMA PROFISSIONAL E MUNDO DO TRABALHO EM DANÇA
CÓDIGO
05001650
Carga Horária
60 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Modalidade
PRESENCIAL
Unidade responsável
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
3
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
4
CRÉDITOS
4
NOTA MÉDIA APROVAÇÃO
7
CARGA HORÁRIA EXTENSÃO
1

Ementa

Reflexão sobre as práticas de ensino em Dança e docência desenvolvidas no decorrer do Curso. Currículo Lattes, Portfólio e Memorial Formativo. Ética e postura profissional: Professor-Artista-Pesquisador. Mundo do Trabalho em Dança: oportunidades e possibilidades. Práticas extensionistas vinculadas ao Programa Dança-Comunidade (código 395).

Objetivos

Objetivo Geral:

Refletir sobre a trajetória formativa no Curso, atentando-se para a condição de Professor-Artista-Pesquisador e suas implicações éticas. Mapear e conhecer aspectos do mundo do trabalho em dança e projetar possibilidades de inserção acadêmica e profissional. Participar de ações que integrem o(a) acadêmico(a) ao mundo do trabalho, a partir da inserção no contexto artístico, cultural e educacional
de Pelotas, em articulação com a comunidade. Relacionar as dimensões de pesquisa, artística e pedagógica, conforme o quadro Dimensões Formativas Transversais descrito no ítem 3.4.1 do Projeto Pedagógico de Curso.

Conteúdo Programático

Bibliografia

Bibliografia Básica:

  • Dossiê - Pesquisa (Auto)biográfica e Formação. Educação, Porto Alegre, v. 34, n. 2, p. 165-172, maio/ago, 2011. Disponível em: https://revistaseletronicas.pucrs.br/index.php/faced/issue/view/497 Acesso em: 13 jul. 2022.
  • MARQUES, Isabel A.; BRAZIL, Fábio. Arte em questões. 2. ed. São Paulo: Cortez, 2014.STRAZZACAPPA, Marcia; MORANDI, Carla. Entre a arte e a docência: a formação do artista da dança . 4. ed. Campinas: Papirus, 2014.

Bibliografia Complementar:

  • BARRETO, Débora. Dança...: ensino, sentidos e possibilidades na escola. 3. ed. Campinas: Autores Associados, 2008. 161 p.
  • MARQUES, Isabel. Ensino da dança hoje: Textos e Contextos. 5. ed. São Paulo: Cortez, 2008.
  • MORIN, Edgar. Os sete saberes necessários à educação do futuro. 2. São Paulo Cortez 2013 (Livro Eletrônico).
  • PEREIRA, Marcelo de Andrade; SOUZA, João Batista Lima de. Formação superior em dança no Brasil: panorama histórico-crítico da constituição de um campo de saber. In: Revista Inter-Ação, Goiânia, v. 39, n. 1, p. 19-38, jan./abr. 2014. Disponível em: DOI 10.5216/ia.v39i1.26443

Disciplinas Equivalentes

Disciplina Curso
SEMINÁRIO TEMÁTICO EM DANÇA-EDUCAÇÃO Dança (Licenciatura)

Página gerada em 29/04/2024 07:29:19 (consulta levou 0.116842s)