Nome da Atividade
SEMINÁRIO DE FLAUTA TRANSVERSAL I
CÓDIGO
05001738
Carga Horária
30 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Modalidade
PRESENCIAL
Unidade responsável
CARGA HORÁRIA PRÁTICA
1
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
1
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
2
CRÉDITOS
2
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
NOTA MÉDIA APROVAÇÃO
7

Ementa

Orientações para o desenvolvimento do repertório para flauta e piano proposto no semestre, com ênfase ao uso consciente do corpo e aos princípios fundamentais à interpretação

Objetivos

Objetivo Geral:

Oportunizar a prática do repertório para flauta e piano desenvolvido na disciplina Flauta Transversal I.
Instigar o desenvolvimento de habilidades e competências como afinação e planos de dinâmica.
Desenvolver o espírito crítico a partir de discussões em grupo sobre as execuções em aula; introdução à prática de palco e estímulo às apresentações públicas.

Conteúdo Programático

Bibliografia

Bibliografia Básica:

  • HARNONCOURT, Nikolaus. O discurso dos sons: caminhos para uma nova compreensão musical. Rio de Janeiro: Zahar, 1982.
  • THURMOND, James Morgan. Note Grouping: a method for achieving expression and style in musical performance. Lauderdale, Florida: Meredith Music Publications, 1991.
  • WILLIAMON, Aaron. Musical excellence: strategies and techniques to enhance performance. New York: Oxford University Press, 2008.

Bibliografia Complementar:

  • DEBOST, Michael. The Simple Flute. London: Oxford University Press, 2006.
  • LABOISSIÈRE, Marília. Interpretação musical: a dimensão recriadora da 'comunicação' poética. São Paulo: Annablume, 2007.
  • QUANTZ, Johann Joaquim. On Playing the flute. Translated with notes and introduction by Edward R. Reilly. NY: Schirmer Books, 1985.
  • SOUZA, Davson de. Fisiologia da Performance Musical. Postura e Respiração: Fatores de Interferência na Performance Musical do Flautista. 2008, 107 p. Dissertação (Mestrado em Música) – PPGMUS UFBA, Salvador. Disponível:https://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/12559 Acesso em 29 de ago. 2023.
  • ZAVALA, Irene Porzio. As inter-relações entre os gestos musicais e os gestos corporais na construção da interpretação da peça para piano solo "Sul Re" de Héctor Tosar. 2012, 127 p. Dissertação (Mestrado em Música) - PPGMUS Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre. Disponível http://www.lume.ufrgs.br/handle/10183/55083 Acesso em 29 de ago. 2023.

Disciplinas Equivalentes

Disciplina Curso
SEMINÁRIO DE FLAUTA TRANSVERSAL I Música - Flauta Transversal (Bacharelado)

Página gerada em 21/11/2024 05:47:43 (consulta levou 0.119141s)