Nome da Atividade
INSTRUMENTO SUPLEMENTAR - FLAUTA TRANSVERSAL I
CÓDIGO
05001762
Carga Horária
30 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Modalidade
PRESENCIAL
Unidade responsável
CARGA HORÁRIA PRÁTICA
1
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
1
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
2
CRÉDITOS
2
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
NOTA MÉDIA APROVAÇÃO
7

Ementa

Desenvolvimento das habilidades e competências que ofereçam condições básicas ao aluno expressar seu potencial musical através da flauta;
Ênfase à postura do corpo, respiração, maneira de segurar o instrumento, produção do som/sonoridade, escalas e arpejos, articulação e coordenação dos dedos

Objetivos

Objetivo Geral:

Oferecer fundamentos técnico-musicais que instrumentalizem os alunos a expressarem suas ideias musicais através da flauta transversal, solo ou em conjunto, seja no repertório erudito e/ou popular;
Desenvolver a prática de leitura musical;
Ampliar o conhecimento da literatura específica da flauta transversal através dos métodos, livros, repertórios, gravações em áudio, vídeo, TCCs, Dissertações, Teses, entre outros.
Estímulo ao pensamento crítico-reflexivo sobre o fazer artístico, suas funções socioculturais e suas relações com o mercado.

Conteúdo Programático

Bibliografia

Bibliografia Básica:

  • ARTAUD, Pierre-Yves. Flauta Transversal – Método Elementar. Trad. Carmen Cynira Otero Gonçalves e Raul Costa d’Avila. Brasília: Editora UnB, 1996.
  • WOLTZENLOGEL, Celso. Método Ilustrado de Flauta. Rio de Janeiro, Vitale,1982.
  • TAFFANEL, Paul e GAUBERT, Philippe. Méthode Complete de Flûte. Paris, Alphonse.

Bibliografia Complementar:

  • GALLI, Raffaele. Método prático para flauta. São Paulo: Ricordi, [19--].
  • HESS, Hans H. R. Michael. A técnica abstrata na didática da flauta transversal. Pelotas: Ed. Universitária UFPEL, 1977.
  • MOYSE, Marcel. De la Sonorite – Art et Technique. Paris, Alphonse Leduc, 1934.
  • SOUZA, Davson de. Fisiologia da Performance Musical. Postura e Respiração: Fatores de Interferência na Performance Musical do Flautista. 2008, 107 p. Dissertação (Mestrado em Música) – PPGMUS UFBA, Salvador. Disponível:https://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/12559 Acesso em 29 de ago. 2023.
  • ZAVALA, Irene Porzio. As inter-relações entre os gestos musicais e os gestos corporais na construção da interpretação da peça para piano solo "Sul Re" de Héctor Tosar. 2012, 127 p. Dissertação (Mestrado em Música) - PPGMUS Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre. Disponível http://www.lume.ufrgs.br/handle/10183/55083 Acesso em 29 de ago. 2023.

Disciplinas Equivalentes

Disciplina Curso
FLAUTA TRANSVERSAL SUPLEMENTAR I Música - Flauta Transversal (Bacharelado)

Página gerada em 21/12/2024 13:49:59 (consulta levou 0.113783s)