Nome da Atividade
SEMINÁRIO DE PIANO I
CÓDIGO
05001787
Carga Horária
30 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Modalidade
PRESENCIAL
Unidade responsável
CARGA HORÁRIA PRÁTICA
1
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
1
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
2
CRÉDITOS
2
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
NOTA MÉDIA APROVAÇÃO
7
Ementa
Introdução à prática de performance em público. Orientação e acompanhamento no desenvolvimento do repertório ao longo do semestre, a partir de aulas em grupo. Laboratório de treinamento para apresentações musicais.
Objetivos
Objetivo Geral:
- Desenvolver a prática de apresentação em público. - Proporcionar conhecimento de repertório.- Apresentar para os colegas de área o projeto de práticas interpretativas em suas diferentes fases de desenvolvimento.
- Conhecer e explorar diferentes repertórios.
- Desenvolver acuidade estilística, percepção corporal e auditiva;
- Desenvolver o espírito crítico a partir de discussões em grupo sobre as performances em aula.
- Desenvolver a habilidade de elaborar, articular e verbalizar idéias construtivas sobre o trabalho dos colegas de área.
Conteúdo Programático
Bibliografia
Bibliografia Básica:
- AYREY, Craig; EVERIST, Mark (Ed.). Analytical strategies and musical interpretation: essays on nineteenth-and twentieth-century music. Cambridge: Cambridge University Press, 2003. 321 p.
- BOYD, Bill. An Introduction to jazz chord voicing for keyboard. 2. nd ed. Milwaukee: Hal Leonard, c2007. 67 p.
- LABOISSIÈRE, Marilia. Interpretação musical: a dimensão recriadora da ‘comunicação’ poética. São Paulo: Annablume, 2007. 195 p.
Bibliografia Complementar:
- BEAUCHAMP, Richard, Stress in Piano Playing. Music and Health. England. 2005. Disponível em: http://www.musicandhealth.co.uk/stress.html Acesso em 29 de ago. 2023.
- KAPLAN, Jose Alberto. O ensino do piano: o domínio psicomotor nas práticas curriculares da educação músico-instrumental. João Pessoa: Ed. Universitária UFPB. 1978. 37 p. (Coleção Texto Didático. Serie Pedagógica; 2)
- SEUS, Maria do Carmo Mascarenhas. O toque pianístico. Pelotas, 1977. 53f.
- SOARES, Cláudio J. L. O mundo do som: guia de prática interpretativa e orientação pianística. Rio de Janeiro: FUNARTE, 2019. 140 p
- WILLIAMON, Aaron. Musical excellence: strategies and techniques to enhance performance. New York: Oxford University Press, 2004, 2008. 300 p.
Turmas Ofertadas
Turma | Período | Vagas | Matriculados | Curso / Horários | Professores | ||||||
---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|
M2 | 2024 / 2 | 10 | 2 |
Música - Piano (Bacharelado) Horários
|
MARCELO MACEDO CAZARRE Professor responsável pela turma |
||||||
M1 | 2024 / 2 | 2 | 2 |
Música - Piano (Bacharelado) Horários
|
GERMANO GASTAL MAYER Professor responsável pela turma |
Disciplinas Equivalentes
Disciplina | Curso |
---|---|
SEMINÁRIO DO PIANO I | Música - Piano (Bacharelado) |