Nome da Atividade
SEMINÁRIO DE PIANO VII
CÓDIGO
05001799
Carga Horária
30 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Modalidade
PRESENCIAL
Unidade responsável
CARGA HORÁRIA PRÁTICA
1
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
1
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
2
CRÉDITOS
2
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
NOTA MÉDIA APROVAÇÃO
7

Ementa

Orientação e acompanhamento no desenvolvimento do projeto de performance ao longo do semestre através de aulas em grupo. Início da preparação para o recital de final de curso. O módulo consiste em laboratório para apresentação do projeto de performance musical em público.

Objetivos

Objetivo Geral:

- Desenvolver a prática de apresentação em público. - Proporcionar conhecimento de repertório.
- Apresentar para os colegas de área o projeto de práticas interpretativas em suas diferentes fases de desenvolvimento.
- Conhecer e explorar diferentes repertórios.
- Desenvolver acuidade estilística, percepção corporal e auditiva;
- Desenvolver o espírito crítico a partir de discussões em grupo sobre as performances em aula.
- Desenvolver a habilidade de elaborar, articular e verbalizar idéias construtivas sobre o trabalho dos colegas de área.

Conteúdo Programático

Bibliografia

Bibliografia Básica:

  • ABREU, Maria; GUEDES, Zuleika Rosa. O piano na música brasileira: seus compositores dos primórdios até 1950. Porto Alegre: Movimento, 1992. 268 p.
  • GUIGUE, Didier. Estética da sonoridade: a herança de Debussy na música do século XX. São Paulo: Perspectiva, 2011. 406 p. (Coleção signos/música ; 13).
  • LACERDA, Moura. O piano: de um professor para um aluno. 2. ed. São Paulo: Irmãos Vitale, [1977]. 76 p.

Bibliografia Complementar:

  • BACH, Carl Philipp Emanuel. Essay on the true art of playing Keyboard instruments. New York: W.W.Norton, c1949. 449 p.
  • CASELLA, Alfredo. El piano. Buenos Aires: Ricordi, 1998. 246 p.
  • CASTRO, Marcos Câmara de. Fructuoso Vianna, orquestrador do piano. Rio de Janeiro: ABM editorial, 2003. 175 p.
  • DREYFUS, Laurence. Bach and the patterns of invention. Cambridge: Harvard University Press, 1996, 2004. 270 p.
  • COUTO E SILVA, Paulo do. Da interpretação musical. Rio de Janeiro: Globo, 1960. 105 p.

Disciplinas Equivalentes

Disciplina Curso
SEMINÁRIO DO PIANO VII Música - Piano (Bacharelado)

Página gerada em 21/12/2024 13:54:13 (consulta levou 0.113531s)