Nome da Atividade
EXTENSÃO E SOCIEDADE 3
CÓDIGO
06560156
Carga Horária
30 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Modalidade
PRESENCIAL
Unidade responsável
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
2
CRÉDITOS
2
NOTA MÉDIA APROVAÇÃO
7
CARGA HORÁRIA EXTENSÃO
2

Ementa

Transposição didática de teorias e conceitos de Ciência Política, a começar com a teoria da soberania de Jean Bodin; O contratualismo de Hobbes, Locke e Rousseau. A teoria dos três poderes de Montesquieu. O federalismo. A democracia e o liberalismo segundo Tocqueville. Disciplina integrada ao Programa Extensão e Sociedade nas Ciências Sociais – Licenciatura (código 481).

Objetivos

Objetivo Geral:

Construir exercício de transposição didática de teorias e conceitos de Ciência Política: a teoria da soberania de Jean Bodin; o contratualismo de Hobbes, Locke e Rousseau. a teoria dos três poderes de Montesquieu; o federalism; a democracia e o liberalismo segundo Tocqueville.

Conteúdo Programático

– Jean Bodin- Soberania; Poderes soberanos e não soberanos.
– Thomas Hobbes - Estado de natureza, contrato e estado político;O soberano e suas prerrogativas; Leis, seus executores e vontade soberana.
– John Locke - Estado de natureza contrato e sociedade política;Teoria da propriedade; A liberdade na sociedade política; Os três poderes na sociedade política.
–Jean-Jacques Rousseau - Estado de natureza, contrato e sociedade civil;Natureza humana e propriedade privada; Da liberdade natural à liberdade civil;Vontade de todos e vontade geral;
– Montesquieu - Leis em geral, leis da natureza e leis positivas;Tipos de governo; Os três poderes.
– O federalismo - Os escritos federalistas.
– Alexis de Tocqueville - O novo regime após a revolução; A revolução democrática e a igualdade; A democracia na América e o interesse bem compreendido.

Bibliografia

Bibliografia Básica:

  • HOBBES, Thomas. Leviatã ou matéria: forma e poder de um estado eclesiástico e civil. São Paulo: Nova Cultural, 1999. 459 p.
  • LOCKE, John. Carta acerca da tolerância ; Segundo tratado sobre o governo ; Ensaio acerca do entendimento humano. 2. ed. São Paulo: Abril Cultural, 1978. 344 p.
  • MONTESQUIEU, Charles de Secondat Baron de. O espírito das leis. 2. ed. São Paulo: Martins Fontes, 1996. 851 p.

Bibliografia Complementar:

  • HOBBES, Thomas. Do cidadão. 3. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2002. 400 p.
  • ROUSSEAU, Jean-Jacques. O contrato social: princípios do direito político. 3. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2003. 186 p.
  • TOCQUEVILLE, Alexis de. A democracia na América. São Paulo: Martins fontes, 2000. 429 p.
  • WEFFORT, Francisco C (org.). Os clássicos da política: Maquiavel, Hobbes, Locke, Montesquieu, Rousseau, ' o federalista'. 14. ed. São Paulo: Ática, 2011, 2012. v.1.
  • WEFFORT, Francisco C (org.). Os clássicos da política: Burke, Kant, Hegel, Tocqueville, Stuart Mill, Marx. 11. ed. São Paulo: Ática, 2012. v.2.

Página gerada em 26/07/2024 21:47:04 (consulta levou 0.046561s)