Nome da Atividade
PRÁTICA DE ENSINO IV
CÓDIGO
06560163
Carga Horária
90 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Modalidade
PRESENCIAL
Unidade responsável
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
4
CARGA HORÁRIA PRÁTICA
2
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
6
CRÉDITOS
6
NOTA MÉDIA APROVAÇÃO
7

Ementa

A disciplina visa estimular o uso de ferramentas e recursos de aprendizagem na regência de classe das ciências sociais na perspectiva do estimulo à cidadania e Direitos Humanos, por meio de matérias como pintura, literatura, cinema, música, dramatização, HQ, charges, tirinhas e fotografia e etc.

*A ementa atende a Resolução das DCN Nº 1/2012 e o Parecer CNE/CP Nº 8/2012.

Objetivos

Objetivo Geral:

Objetivo Geral
Propiciar o desenvolvimento da pesquisa, reflexão e construção de materiais didáticos para utilização do professor, na disciplina de sociologia, na educação básica.

Objetivos Específicos
- Pesquisar materiais didáticos destinados ao ensino das ciências sociais
- Preparar recursos materiais de ensino considerando a acessibilidade da pessoa com deficiência
- Pesquisa sobre os recursos e materiais utilizados pelos professores de sociologia no ensino médio
- Análise dos métodos e técnicas propostos para o ensino da sociologia junto aos jovens do nível médio

Conteúdo Programático

Unidade I - Metodologia e Recursos Materiais em Sala de Aula. Os recursos materiais de ensino: quadro – retroprojetor – data show – cartaz – jornal – imagens – charges – filmes – tirinhas – álbum seriado – flanelógrafo – mapas – objetos – TV/DVD – aparelho de som – recursos humanos.
Unidade II - Reflexões sobre o uso do cinema, da música, da dramatização, da fotografia, da literatura, história em quadrinhos, dança, da pintura, das TICs etc enquanto conteúdo e recurso para o ensino da sociologia no ensino médio.
Unidade III - Atividades Práticas em Sala de Aula- Roda de conversa para breve esboço das metodologias elaboradas pelas duplas que vão dar formato ao produto final proposto pela disciplina no início do semestre.

Bibliografia

Bibliografia Básica:

  • ANTUNES, Celso. Professores e professauros: reflexões sobre aula e práticas pedagógicas diversas. 9. ed. Petrópolis: Vozes, 2017.
  • BRIDI, Maria Aparecida e outros. Ensinar e Aprender Sociologia no Ensino Médio. São Paulo: Contexto, 2010.
  • NIDELCOFF, Maria Teresa. Ciências sociais na escola: para alunos de 12 a 16 anos. 6. ed. São Paulo: Brasiliense, 1995, 2004.

Bibliografia Complementar:

  • ANTUNES, Celso. Antiguidades modernas: crônicas do cotidiano escolar. Porto Alegre: Artmed, 2003.
  • BARBOSA, Maria Ligia de Oliveira. Conhecimento e imaginação sociologia para o ensino médio. São Paulo Autêntica 2012 1 recurso online
  • BOAL, Augusto. Jogos para atores e não - atores. 5. ed. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2002.
  • CANDAU, Vera Maria Ferrão et al. Tecendo a cidadânia: oficinas pedagógicas de direitos humanos. 2. ed. Petrópolis: Vozes, 1999.
  • FARIA, Maria Alice de Oliveira. Como usar o jornal na sala de aula. 4. ed. São Paulo: Contexto, 2001.
  • FREITAG,B.; MOTTA, V. R.; COSTA, W. F. O livro didático em questão.-- 3. ed.-São Paulo: Cortez, 1997.
  • NAPOLITANO, Marcos. História & música: história cultural da música popular. Belo Horizonte: Autêntica, 2002.
  • RANGEL, Mary. Métodos de ensino para a aprendizagem e a dinamização das aulas. 6. ed. Campinas: Papirus, 2010. 93 p. (Magistério : formação e trabalho pedagógico)
  • VEIGA, Ilma Passos Alencastro (org.). Aula: gênese, dimensões, princípios e práticas. 2. ed. Campinas: Papirus, 2010.

Disciplinas Equivalentes

Disciplina Curso
PRÁTICA DE ENSINO IV Ciências Sociais (Licenciatura - Noturno)

Página gerada em 26/07/2024 20:56:22 (consulta levou 0.121424s)