Nome da Atividade
ESTÁGIO EM CIÊNCIAS SOCIAIS I
CÓDIGO
17350239
Carga Horária
120 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Modalidade
PRESENCIAL
Unidade responsável
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
4
CARGA HORÁRIA PRÁTICA
4
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
8
CRÉDITOS
8

Ementa

Pesquisa sobre o sistema de Ensino em que a escola se encontra inserida e compreensão dos modelos de gestão escolar. Inserção na escola através da observação dos princípios da gestão escolar e realização de diagnóstico de políticas públicas, espaços e experiências democráticas.

Objetivos

Objetivo Geral:

Objetivo Geral
Objetivo(s) geral(ais): A disciplina tem por objetivo preparar os/as estudantes para o exercício
autônomo da atividade docente em sala de aula, por meio do conhecimento empírico da realidade
escolar

Objetivos Específicos
- Refletir sobre o contexto social e educacional na sociedade atual
- Problematizar e refletir sobre o cotidiano escolar pesquisado
- Analisar e contextualizar os dados coletados
- Participar das aulas contribuindo com relatos, debates e discussões sobre os diferentes
contextos escolares
- Utilizar o conhecimento filosófico e sociológico de modo a possibilitar reflexões sobre a realidade
- Refletir sobre a função da escola num processo de subjetivação e autoavaliação

Conteúdo Programático

Definição da escola, campo de estágio de cada estudante;
Conhecimento do contexto social onde está inserida a escola: entorno social características dos
alunos e da escola;
Conhecimento da administração pedagógica da escola: Plano Político-Pedagógico, Regimento
Escolar, Conselhos de Classe, e outros.
Elaboração de material pedagógico
As Atividades Práticas da disciplina: a observação in loco da escola e aula desenvolvida pelo
docente de sociologia; a pesquisa, elaboração e planejamento, em casa, de material didático e aula,
que serão desenvolvidas no estágio II.

Bibliografia

Bibliografia Básica:

  • BRANDÃO, Carlos Rodrigues (org.). Pesquisa participante. 8. ed. São Paulo: Brasiliense, 2006. 211 p. IMBERNÓN, Francisco. Formação docente e profissional: formar-se para a mudança e a incerteza. v.14. (Coleção questões da nossa época). Disponível em: Minha Biblioteca, (9th edição). Cortez, 2022. PIMENTA, Selma G. Professor-Pesquisador: mitos e possibilidades. Contrapontos - volume 5 - n. 1 - p. 09-22 - Itajaí, jan./abr. 2005. Disponível em: https://periodicos.univali.br/index.php/rc/article/view/802.

Bibliografia Complementar:

  • ANGROSINO, Michael, e Uwe Flick. Etnografia e observação participante. Disponível em: Minha Biblioteca, Grupo A, 2009. (livro eletrônico) ARROYO, M G. Ofício de mestre:imagens e auto-imagens. 6. ed. Petrópolis: Vozes, 2002.251 p. BODART, C. das N. (2021). O ensino de Sociologia e a BNCC: esboço teórico para pensar os objetivos educacionais e intencionalidades educativas na e para além das competências. Cadernos Da Associação Brasileira De Ensino De Ciências Sociais, 4(2), 131– 153. Disponível em: https://cabecs.com.br/index.php/cabecs/article/view/298 DOMINGUINI, Lucas. A Transposição Didática como intermediadora entre o Conhecimento Científico e o Conhecimento Escolar. Revista Eletrônica de Ciências da Educação, Campo Largo, v. 7, n. 2, nov. 2008. Disponível em: https://periodicosibepes.org.br/index.php/reped/article/view/472/361. Acesso em 05 set. 2023. NUNES, Débora R. P. Teoria, pesquisa e prática em educação: a formação do professorpesquisador. Educ. Pesqui., São Paulo, v. 34, n. 01, p. 97-107, abr. 2008. Disponível em . Acesso em 01 set. 2023.

Disciplinas Equivalentes

Disciplina Curso
ESTÁGIO EM CIÊNCIAS SOCIAIS I Ciências Sociais (Licenciatura - Noturno)

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