Nome da Atividade
ESTÁGIO EM CIÊNCIAS SOCIAIS II
CÓDIGO
17350240
Carga Horária
150 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Modalidade
PRESENCIAL
Unidade responsável
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
4
CARGA HORÁRIA PRÁTICA
6
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
10
CRÉDITOS
10

Ementa

A disciplina pretende instrumentalizar os alunos para o exercício da Docência, proporcionando ao aluno o conhecimento de meio educativo, profissional através da iniciação em sala de aula e das leituras indicadas.

Objetivos

Objetivo Geral:

Objetivo Geral
Preparar os estudantes para o exercício autônomo da atividade docente em sala de aula, por meio do conhecimento empírico da realidade escolar.

Objetivos Específicos
- Realizar a regência numa turma do Ensino Médio na Escola
- Realizar criticamente a articulação entre teoria-prática, configurando-se o estágio num espaço de formação
- Discutir as representações sociais reais, as ideais e as possíveis da profissão docente, das relações escolares, do currículo e do ato de ensinar
- Perceber a sala de aula como espaço de socialização, experiências, conflitos e aprendizagens múltiplas.

Conteúdo Programático

Definição da escola, o campo de estágio de cada aluno/estagiário; A dinâmica da sala de aula e gestão de classe.
Refletir os saberes e fazeres do exercício da profissão docente.
O papel do estágio na formação docente.
Planejamento de atividades, recursos didático-metodológicos.
Avaliação para determinada classe e turma.
Exercício da gestão de classe com a orientação e acompanhamento do professor.
Planos de aula e Relatório final.
As Atividades Práticas da disciplina:
- a regência de aula desenvolvida pelo estagiário na escola,
- a pesquisa, elaboração e planejamento, em casa, de material didático e aula, que serão desenvolvidas no estágio.

Bibliografia

Bibliografia Básica:

  • LUCKESI, Cipriano C. Avaliação da aprendizagem escolar: passado, presente e futuro. Disponível em: Minha Biblioteca, Cortez, 2021. (Livro eletrônico). LIBÂNEO, José C. Didática. Disponível em: Minha Biblioteca, (2nd edição). Cortez, 2017. (Livro eletrônico). VASCONCELLOS, Celso dos S. Coordenação do trabalho pedagógico: do projeto políticopedagógico ao cotidiano da sala de aula. Disponível em: Minha Biblioteca, Cortez, 2021. (Livro eletrônico).

Bibliografia Complementar:

  • BECKER, Fernando. Educação e construção do conhecimento. Disponível em: Minha Biblioteca, (2nd edição). Grupo A, 2012. (Livro eletrônico). BODART, C. das N. O ensino de Sociologia para além do estranhamento e da desnaturalização: por uma percepção figuracional da realidade social. Latitude, Maceió-AL, Brasil, v. 14, n. Esp., p. 139-60, 2021. DOI: 10.28998/lte.2021.n.Esp.11397. Disponível em: https://www.seer.ufal.br/index.php/latitude/article/view/11397. Acesso em: 1 set. 2023. BRANDÃO, Carlos Rodrigues. O que é educação. 33. ed. São Paulo: Brasiliense, 1995. 116p (Coleção Primeiros Passos 20). FREIRE, Paulo. Educação como prática da liberdade. 23. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1999. 143 p. Gil, Juana M., S. e Fernando Hernández-Hernández. Professores na incerteza: aprender a docência no mundo atual.. Disponível em: Minha Biblioteca, Grupo A, 2016. (Livro eletrônico)

Turmas Ofertadas

Turma Período Vagas Matriculados Curso / Horários Professores
M1 2025 / 1 35 21 Ciências Sociais (Licenciatura - Noturno)
Horários
ManhãTardeNoite
QUA19:00 - 19:50
19:50 - 20:40
20:40 - 21:30
21:30 - 22:20
ANALISA ZORZI
Professor responsável pela turma

MARCUS VINICIUS SPOLLE
Professor Regente

Disciplinas Equivalentes

Disciplina Curso
ESTÁGIO EM CIÊNCIAS SOCIAIS II Ciências Sociais (Licenciatura - Noturno)

Página gerada em 30/05/2025 03:24:58 (consulta levou 0.138104s)