Nome da Atividade
ESTÁGIO EM CIÊNCIAS SOCIAIS III
CÓDIGO
17350241
Carga Horária
150 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Modalidade
PRESENCIAL
Unidade responsável
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
4
CARGA HORÁRIA PRÁTICA
5
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
10
CRÉDITOS
10
CARGA HORÁRIA EXTENSÃO
1
Ementa
Realização prática de projetos de ensino temáticos na escola que permitam o desenvolvimento de estratégias didático-pedagógicas no ambiente escolar relativos a questões como: Política, Trabalho, Diversidade e Inclusão social. Socialização das experiências de estágio junto às comunidades escolares envolvidas, contemplando os materiais produzidos junto às escolas no Programa Extensão e Sociedade nas Ciências Sociais – Licenciatura (cód.481)
Objetivos
Objetivo Geral:
Objetivo GeralRefletir sobre as experiências de estágio, significando-as no contexto da teoria e da prática pedagógica ao mesmo tempo em que elas são registradas na forma de relatório, artigo ou projeto.
Objetivos Específicos
- Compreender de forma crítica o contexto escolar, relacionando teorias e práticas no sentido de fortalecer o processo formativo do futuro professor
- Problematizar o cotidiano escolar pesquisado/trabalhado, subsidiando uma escrita autoformativa dos relatórios de estágio
- Discutir sobre as diferenças entre um discurso descritivo-explicativo e um discurso argumentativo-interpretativo, na busca pela compreensão dos fenômenos sociais do campo da educação
Conteúdo Programático
As Atividades Práticas dessa disciplina são:
- Elaboração, pesquisa e leitura da bibliografia, escrita, em casa.
- Orientação, na universidade, com o professor responsável pela disciplina.
- Realização Prática do Projeto de ensino elaborado.
- Elaboração, pesquisa e leitura da bibliografia, escrita, em casa.
- Orientação, na universidade, com o professor responsável pela disciplina.
- Realização Prática do Projeto de ensino elaborado.
Bibliografia
Bibliografia Básica:
- MARQUES, Mario Osorio. Escrever é preciso: o princípio da pesquisa. 2.ed. Ijuí: Ed. Unijui, 1998. 163 p. (Coleção Educação). CARVALHO, José Sérgio F. D. Reflexões sobre Educação, Formação e Esfera Pública. Disponível em: Minha Biblioteca, Grupo A, 2013. (Livro eletrônico) ALMEIDA, Maria Isabel, D. e Selma Garrido Pimenta. Estágios supervisionados na formação docente: educação básica e educação de jovens e adultos. Disponível em: Minha Biblioteca, Cortez, 2015. (Livro eletrônico)
Bibliografia Complementar:
- PIMENTA, Selma, G. e Evandro Ghedin. Professor reflexivo no Brasil: gênese e crítica de um conceito. Disponível em: Minha Biblioteca, Cortez, 2022. (Livro eletrônico) CRESWELL, John, W. e J. David Creswell. Projeto de pesquisa: métodos qualitativo, quantitativo e misto. Disponível em: Minha Biblioteca, (5th edição). Grupo A, 2021. (Livro eletrônico) GÓMEZ, Ángel I. P. Educação na era digital. Disponível em: Minha Biblioteca, Grupo A, 2015. (Livro eletrônico). PACHECO, Maria, F. e José Pacheco. A escola da ponte sob múltiplos olhares: palavras de educadores, alunos e pais. Disponível em: Minha Biblioteca, Grupo A, 2013. (Livro eletrônico) SCHÖN, Donald A. Educando o profissional reflexivo: um novo design para ensino e a aprendizagem. Porto Alegre: Artmed, 2008. 256 p.
Disciplinas Equivalentes
Disciplina | Curso |
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ESTÁGIO EM CIÊNCIAS SOCIAIS III | Ciências Sociais (Licenciatura - Noturno) |