Nome da Atividade
DESIGN EDITORIAL
CÓDIGO
05001920
Carga Horária
60 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Modalidade
PRESENCIAL
Unidade responsável
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
1
CARGA HORÁRIA PRÁTICA
3
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
CRÉDITOS
4
NOTA MÉDIA APROVAÇÃO
7

Ementa

A história da imprensa e dos impressos no Brasil. As variantes e invariantes compositivas no projeto gráfico editorial. Design de notícias: percurso histórico, tipos de diagramação, elementos compositivos, projeto editorial e comercial, convergência com os portais de notícia. Especificidades da revista: percurso histórico, estrutura, tipografia, recursos gráficos, projetos gráficos fechados e cambiantes, convergências entre o meio impresso e o digital.

Objetivos

Objetivo Geral:

Capacitar o/a aluno/a para o desenvolvimento do projeto gráfico de produtos editoriais, com ênfase em revistas e jornais, a partir dos conhecimentos teórico-práticos e analíticos que proporcionem a elaboração de soluções gráficas criativas que atualizem tais suportes.

Conteúdo Programático

Bibliografia

Bibliografia Básica:

  • BRINGHURST, Robert. Elementos do estilo tipográfico: versão 3.0. São Paulo: Cosac & Naify, 2008. 423 p.
  • LUPTON, Ellen. Pensar com tipos: guia para designers, escritores, editores e estudantes. São Paulo: Cosac & Naify, 2009 181 p.
  • SAMARA, Timothy. Grid: construção e desconstrução. São Paulo: Cosac & Naify, 2008. 208 p.

Bibliografia Complementar:

  • ALI, Fatima. A arte de editar revistas. São Paulo: Companhia Editora Nacional, 2009. 399 p.
  • CARDOSO, Rafael (org.). O design brasileiro antes do design: aspectos da história gráfica, 1870-1960. São Paulo: Cosac & Naify, 2005. 358 p.
  • DAMASCENO, Patricia Lopes. Design de notícias no cenário de convergência jornalística: práticas profissionais em jornais do Rio Grande do Sul​. 2018. Tese (Doutorado)-Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação. Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Informação. Disponível em: https://lume.ufrgs.br/handle/10183/186138.
  • HENDEL, Richard. O design do livro. São Paulo: Atelie Editorial, 2003. 224 p.
  • HURLBURT, Allen. Layout: o design da página impressa. 2. ed. São Paulo: Nobel, 2009. 159 p.

Turmas Ofertadas

Turma Período Vagas Matriculados Curso / Horários Professores
M1 2025 / 1 32 32 Design Gráfico (Bacharelado)
Horários
ManhãTardeNoite
SEG13:30 - 14:20
14:20 - 15:10
15:10 - 16:00
16:00 - 16:50
ANA DA ROSA BANDEIRA
Professor responsável pela turma

Disciplinas Equivalentes

Disciplina Curso
DESIGN EDITORIAL Design (Bacharelado)
DESIGN EDITORIAL Design (Bacharelado)
DESIGN EDITORIAL Design Gráfico (Bacharelado)

Página gerada em 08/05/2025 07:10:34 (consulta levou 0.137714s)