Nome da Atividade
ENGENHARIA DO PRODUTO I
CÓDIGO
15001025
Carga Horária
60 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Modalidade
PRESENCIAL
Unidade responsável
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
4
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
4
CRÉDITOS
4
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
NOTA MÉDIA APROVAÇÃO
7
Ementa
Módulo 1
1.1 Fundamentos para o desenvolvimento de produto: definição de novo produto, desenvolvimento de produto e gestão de desenvolvimento de produtos.
Módulo 2
2.1 Princípios do estilo: percepção visual de produtos, do estilo, efeitos sociais, culturais e comerciais; atratividade do estilo do produto; projeto para embalagem. A criatividade no projeto de produtos: a criatividade, estratégias criativas, atitude criativa, métodos de criatividade, bloqueios à criatividade.
Módulo 3
3.1 Modelos de referência para o desenvolvimento de produto.
3.2 Modelo Referencial proposto por Rozenfeld et al. (2006) e suas fases e etapas: pré desenvolvimento, desenvolvimento e pós-desenvolvimento.
3.3 Pré-desenvolvimento: planejamento estratégico de produtos: mercados e tecnologias, pesquisa de mercado, patentes.
3.4 Desenvolvimento: planejamento do projeto; projeto informacional: análise de ciclo de vida, matriz paramétrica, QFD; projeto conceitual: análise da tarefa, análise funcional, matriz morfológica, análise estrutural, diagrama FAST, projeto para modularidade, DFX (Design para X ou projeto para X) e seus desdobramentos em DFM, DFA, DFE; projeto detalhado: FMEA aplicado a produto; preparação da produção do produto, projeto de manufatura; lançamento do produto: mostrar que a definição dos processos de negócio de venda, distribuição, atendimento ao cliente e assistência técnica.
3.5 Pós-desenvolvimento: acompanhar produto e processo: identificar as informações utilizadas para acompanhar o produto e processo, suas fontes internas e externas, e como elas devem ser tratadas no contexto do PDP; descontinuar o produto: definir o momento de início das atividades de descontinuidade do produto no contexto do ciclo de vida do produto.
1.1 Fundamentos para o desenvolvimento de produto: definição de novo produto, desenvolvimento de produto e gestão de desenvolvimento de produtos.
Módulo 2
2.1 Princípios do estilo: percepção visual de produtos, do estilo, efeitos sociais, culturais e comerciais; atratividade do estilo do produto; projeto para embalagem. A criatividade no projeto de produtos: a criatividade, estratégias criativas, atitude criativa, métodos de criatividade, bloqueios à criatividade.
Módulo 3
3.1 Modelos de referência para o desenvolvimento de produto.
3.2 Modelo Referencial proposto por Rozenfeld et al. (2006) e suas fases e etapas: pré desenvolvimento, desenvolvimento e pós-desenvolvimento.
3.3 Pré-desenvolvimento: planejamento estratégico de produtos: mercados e tecnologias, pesquisa de mercado, patentes.
3.4 Desenvolvimento: planejamento do projeto; projeto informacional: análise de ciclo de vida, matriz paramétrica, QFD; projeto conceitual: análise da tarefa, análise funcional, matriz morfológica, análise estrutural, diagrama FAST, projeto para modularidade, DFX (Design para X ou projeto para X) e seus desdobramentos em DFM, DFA, DFE; projeto detalhado: FMEA aplicado a produto; preparação da produção do produto, projeto de manufatura; lançamento do produto: mostrar que a definição dos processos de negócio de venda, distribuição, atendimento ao cliente e assistência técnica.
3.5 Pós-desenvolvimento: acompanhar produto e processo: identificar as informações utilizadas para acompanhar o produto e processo, suas fontes internas e externas, e como elas devem ser tratadas no contexto do PDP; descontinuar o produto: definir o momento de início das atividades de descontinuidade do produto no contexto do ciclo de vida do produto.
Objetivos
Objetivo Geral:
Apresentar modelos para desenvolvimento da gestão do processo de desenvolvimento de produtos, enfatizando a visão do desenvolvimento de produto como um processo de negócio amplo, que abrange todo o ciclo de vida do produto. Apresentar os conceitos, ferramentas e fluxos de informações que podem ser aplicados nas diversas atividades para compreensão e tradução dos requisitos dos clientes e para o projeto e melhoria das especificações de produto e de seu processo de produção. Específicos A partir dos estudos das metodologias e métodos o aluno será capaz de compreender os conceitos para: definir as necessidades e requisitos que devem ser satisfeitos a partir do projeto de produto; estabelecer prioridades e valores para os requisitos definidos; propor soluções alternativas para atender às necessidades especificadas; analisar e valorar as alternativas propostas, selecionando aquela que melhor atende aos critérios explicitados; apresentar um modelo ou mock-up da solução escolhida e identificar os princípios básicos subjacentes às diversas teorias do design.Conteúdo Programático
Bibliografia
Bibliografia Básica:
- BAXTER, Mike. Projeto de produto guia prático para o design de novos produtos. 3. São Paulo Blucher 2011. 1 recurso online ISBN 9788521214380.
- PAHL, Gerhard (Et al). Projeto na engenharia fundamentos do desenvolvimento eficaz de produtos, métodos e aplicações. São Paulo Blucher 2005. 1 recurso online ISBN 9788521215516.
- ROZENFELD, H; [et al.]. Gestão de desenvolvimento de produtos uma referência para melhoria do processo. São Paulo Saraiva 2006. 1 recurso online ISBN 9788502111868.
Bibliografia Complementar:
- BACK, N. Projeto integrado de produtos planejamento, concepção e modelagem. São Paulo Manole 2008. 1 recurso online ISBN 9788520452646.
- BARBOSA FILHO, Antonio Nunes. Projeto e desenvolvimento de produtos. São Paulo Atlas 2009. 1 recurso online ISBN 9788522464760.
- CARPES JUNIOR, Widomar P. Introdução ao projeto de produtos. Porto Alegre Bookman 2014. 1 recurso online (Tekne). ISBN 9788582602409.
- GHELEN, Rubens Zolar da Cunha. Desenvolvimento de produtos. Porto Alegre SER - SAGAH 2018. 1 recurso online ISBN 9788595022904.
- PLATCHECK, Elizabeth Regina. Design industrial metodologia de ecodesign para o desenvolvimento de produtos sustentáveis. Rio de Janeiro Atlas 2012. 1 recurso online ISBN 9788522490165.
Turmas Ofertadas
Turma | Período | Vagas | Matriculados | Curso / Horários | Professores | ||||||
---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|
T1 | 2025 / 2 | 30 | 26 |
Engenharia de Produção (Bacharelado - Noturno) Horários
|
ALINE SOARES PEREIRA Professor responsável pela turma |
Disciplinas Equivalentes
Disciplina | Curso |
---|---|
ENGENHARIA DO PRODUTO I | Engenharia de Produção (Bacharelado - Noturno) |