Nome da Atividade
GEOMETRIAS IMPLÍCITAS E PRODUÇÃO DE SENTIDOS
CÓDIGO
14120134
Carga Horária
45 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Modalidade
PRESENCIAL
Unidade responsável
CARGA HORÁRIA PRÁTICA
1
CARGA HORÁRIA EXERCÍCIOS
1
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
3
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
1
CRÉDITOS
3
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
Ementa
Estudos morfológicos, analíticos e interpretativos, de projetos e obras de arte, arquitetura e design. Trata-se de uma abordagem advinda da geometria e que se desdobra em questões de linguagem, de leitura e construção de imagens. Amplia a discussão para o campo da estética. Observa as narrativas relativas ao contexto de criação do projeto, social e tecnológico, para problematizar a organização formal como produção de sentidos.
Objetivos
Objetivo Geral:
Estudar projetos e obras de arte, arquitetura e design, sob uma abordagem advinda da geometria e que se desdobra em questões de linguagem, de leitura e construção de imagens;Ampliar os estudos a partir do campo da estética, identificando conexões com outras referências teóricas e procedimentais, pertinentes aos problemas estudados em cada obra;
Realizar exercícios gráficos e/ou algorítmicos, de redesenhos baseados em lógicas geométricas associadas aos projetos e obras, como explicitação das interpretações realizadas sobre a forma como produção de sentidos.
Conteúdo Programático
Bibliografia
Bibliografia Básica:
Turmas Ofertadas
Turma | Período | Vagas | Matriculados | Curso / Horários | Professores | ||||||
---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|
01 | 2025 / 2 | 50 | 0 |
Arquitetura e Urbanismo (Mestrado acadêmico) Arquitetura e Urbanismo (Doutorado) Horários
|
ADRIANE BORDA ALMEIDA DA SILVA Professor responsável pela turma |
Disciplinas Equivalentes
Disciplina | Curso |
---|---|
GEOMETRIAS IMPLÍCITAS E PRODUÇÃO DE SENTIDOS | Arquitetura e Urbanismo (Mestrado acadêmico) |
GEOMETRIAS IMPLÍCITAS E PRODUÇÃO DE SENTIDOS | Arquitetura e Urbanismo (Doutorado) |