Nome da Atividade
HISTÓRIA E FILOSOFIA DA CIÊNCIA
CÓDIGO
17350304
Carga Horária
30 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Modalidade
PRESENCIAL
Unidade responsável
CARGA HORÁRIA EAD
0
CARGA HORÁRIA EXERCÍCIOS
0
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
2
CARGA HORÁRIA PRÁTICA
0
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
2
CRÉDITOS
2
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
Ementa
História da Ciência: processos históricos e sociais de produção e validação do conhecimento científico. Do mito à racionalidade. A Ciência: relações entre sujeito e objeto do conhecimento; verdade e métodos. Concepções epistemológicas e suas implicações na Ciência, na formação docente e no ensino de Ciências. Tipos de conhecimento: senso comum; mítico; escolar; científico. Relações entre sociedade e conhecimento científico e tecnológico.
Objetivos
Objetivo Geral:
-Conteúdo Programático
1. História da Ciência: exemplos e discussões de processos históricos e sociais de produção e validação do conhecimento científico.
2. A filosofia da Ciência: os métodos científico e os modos de conhecer (dedutivo; indutivo e hipotético-dedutivo); a “questão da verdade” na Ciência; e a problematização de “ideais” científicos, como a neutralidade e a objetividade
3. Os métodos científicos e os diversos cientistas.
4. Introdução à epistemologia com base em filósofos da Ciência (como Popper, Bachelard, Kuhn) e suas implicações na formação docente e no ensino de Ciências.
5. Especificidades, relações e diferenças entre o conhecimento cotidiano, mítico, escolar e científico.
6. Implicações e relações entre sociedade e conhecimento científico e tecnológico: aspectos importantes para o ensino de Ciências.
2. A filosofia da Ciência: os métodos científico e os modos de conhecer (dedutivo; indutivo e hipotético-dedutivo); a “questão da verdade” na Ciência; e a problematização de “ideais” científicos, como a neutralidade e a objetividade
3. Os métodos científicos e os diversos cientistas.
4. Introdução à epistemologia com base em filósofos da Ciência (como Popper, Bachelard, Kuhn) e suas implicações na formação docente e no ensino de Ciências.
5. Especificidades, relações e diferenças entre o conhecimento cotidiano, mítico, escolar e científico.
6. Implicações e relações entre sociedade e conhecimento científico e tecnológico: aspectos importantes para o ensino de Ciências.
Bibliografia
Bibliografia Básica:
Disciplinas Equivalentes
Disciplina | Curso |
---|---|
HISTÓRIA E FILOSOFIA DA CIÊNCIA | Ensino de Ciências e Matemática (Mestrado profissional) |