Nome da Atividade
PROCESSOS CRIATIVOS NO CAMPO DA PRODUÇÃO MUSICAL
CÓDIGO
05002272
Carga Horária
60 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Modalidade
PRESENCIAL
Unidade responsável
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
4
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
4
CRÉDITOS
4
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
Ementa
Abordagem reflexiva de Pierre Bourdieu aplicada aos processos criativos de produções musicais envolvendo discussão sobre o campo produção e políticas culturais. Identificação de dispositivos criativos do habitus. Estudos da interface entre políticas públicas, produções artísticas e circuitos culturais enquanto campos específicos, compreendendo a cultura enquanto habitus e capital simbólico afetada por processos sociais. Processos de experimentação, análise crítica, investigação artística e sistematização por meio da produção fonográfica junto ao Estúdio UFPel de Produção Musical, envolvendo canção popular, audiolivros, podcasts, trilhas sonoras e outros formatos em áudio para performance e circulação.
Objetivos
Objetivo Geral:
.Conteúdo Programático
Unidade 1 - Campo da Produção Cultural: Habitus, Capital e Campo
- A produção cultural como circuito
- Instâncias de validação social
- Heranças, Legados e Obstáculos
Unidade 2 - Políticas Culturais, Decolonialidade, Pautas Históricas, Agentes Culturais e Obras
- Sistemas Culturais e Legislação do Setor
- Ações afirmativas e novos paradigmas
- Agentes Culturais, Vozes, Temáticas e obras
Unidade 3 - Processos Criativos, Intuição, Oralidade e Análise Musical Oralidade como sistema criativo
- Seleção e análise de repertórios
- Processos ensaísticos e críticos
- Disposições/dispositivos criativos
Unidade 4 - Processos de Produção Musical, Pesquisa Artística e Sistematização de Experiências
- Produção musical e poética na prática
- Pesquisa artística em canção popular e áreas afins
- Elaboração, registros, gravações e edições
- Memorial descritivo e processo de sistematização
As atividades criativas e teóricas podem ocorrer em paralelo, não necessariamente em forma sequencial.
- A produção cultural como circuito
- Instâncias de validação social
- Heranças, Legados e Obstáculos
Unidade 2 - Políticas Culturais, Decolonialidade, Pautas Históricas, Agentes Culturais e Obras
- Sistemas Culturais e Legislação do Setor
- Ações afirmativas e novos paradigmas
- Agentes Culturais, Vozes, Temáticas e obras
Unidade 3 - Processos Criativos, Intuição, Oralidade e Análise Musical Oralidade como sistema criativo
- Seleção e análise de repertórios
- Processos ensaísticos e críticos
- Disposições/dispositivos criativos
Unidade 4 - Processos de Produção Musical, Pesquisa Artística e Sistematização de Experiências
- Produção musical e poética na prática
- Pesquisa artística em canção popular e áreas afins
- Elaboração, registros, gravações e edições
- Memorial descritivo e processo de sistematização
As atividades criativas e teóricas podem ocorrer em paralelo, não necessariamente em forma sequencial.
Bibliografia
Bibliografia Básica:
- BOURDIEU, Pierre. The field of cultural production: Essays on art and literature. Cambridge: Polity, 1993.
- ONG, Walter J. Oralidade e cultura escrita: a tecnologização da palavra. Campinas: Papirus, 1998.
- CSIKSZENTMIHALYI, Mihaly. The systems model of creativity. Dordrecht: Springer, 2014.
- MAIA, Leandro Ernesto. Poetics of song: songwriting habitus in the creative process of Brazilian music. Tese de Doutorado. Bath Spa University, 2019. Disponível em https://repositorio.ufpel.edu.br/handle/prefix/13819
- GARCÍA CANCLINI, Néstor. Culturas híbridas: estratégias para entrar e sair da modernidade. Edusp, 2019.
- HOLLIDAY, Oscar Jara et al. Para sistematizar experiências. Brasília: Ministério do Meio Ambiente, 2006.
- SANDRONI, Carlos. Feitiço decente: transformações do samba no Rio de Janeiro (1917-1933). Companhia das Letras, 2001.
Turmas Ofertadas
Turma | Período | Vagas | Matriculados | Curso / Horários | Professores |
---|---|---|---|---|---|
14 | 2025 / 2 | 20 | 0 |
Artes (Mestrado acadêmico) |