Nome da Atividade
ARTES CÊNICAS E RELAÇÕES ÉTNICO RACIAIS
CÓDIGO
05002273
Carga Horária
60 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Modalidade
PRESENCIAL
Unidade responsável
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
4
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
4
CRÉDITOS
4
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%

Ementa

Estudo de pesquisas nas artes da cena desde as perspectivas críticas raciais. Análise de conceitos, agências e pesquisas negras contemporâneas e suas contribuições para o campo das artes. Relações entre criação, formação e discursos étnico-raciais, considerando a emergência do tema e a necessidade da criação de referenciais teórico-metodológicos a partir dessas perspectivas.

Objetivos

Objetivo Geral:

.

Conteúdo Programático

Perspectivas negras I: O processo de criação na cena contemporânea e os estudos sobre raça no campo das artes do corpo.

Perspectivas negras II: filosofias africanas e as artes da cena. Discursos contemporâneos nas pesquisas em artes.

Perspectivas negras III: Dramaturgias do corpo. Poéticas do tempo espiralar. Epistemologias negras na pós-graduação.

Bibliografia

Bibliografia Básica:

  • ASANTE, Molefi Kete. An African Origin of Philosophy: Myth or Reality? Tradução de Marcos Carvalho Lopes. Capoeira – Revista de Humanidades e Letras. Vol.1. No. 1. p. 117. 2014 |
  • CONCEIÇÃO, Thiago Pirajira. Afrotempos: : criação e deslocamentos em Mesa Farta, do grupo Pretagô (Porto Alegre, Brasil). Revista Brasileira de Estudos da Presença,[S. l.], v. 14, n. 1, 2024. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/presenca/article/view/131511.
  • COSTA, Daniel Santos (Org.). Corpo e diásporas performativas. Jundiaí: Paco Editorial. 2019.
  • HARTMAN, S. Vênus em dois atos. Revista ECO-Pós, [S. l.], v. 23, n. 3, p.12–33, 2020.DOI: 10.29146/eco-pos.v.23i3.27640. Disponível em: https://revistaecopos.eco.ufrj.br/eco_pos/article/view/27640.
  • MARTINS, Leda Maria. Performances do tempo espiralar, poéticas do corpo-tela. Rio de Janeiro: Cobogó,2021.
  • MUNANGA, Kabengele. Negritude: usos e sentidos. São Paulo: Autêntica. 2019.
  • NASCIMENTO, Abdias do. O Genocídio do Negro Brasileiro: processo de um racismo mascarado. 2.ed. São Paulo: Perspectiva, 2017.
  • ROCHA, Aline Matos da. Corpo-orí-idade: uma investigação filosófica sobre ontologia relacional no pensamento de Oyèrónkẹ@oyěwùmí. 2023. 173 f. Tese (Doutorado em Metafísica) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023. Disponível em: http://repositorio.unb.br/handle/10482/49454
  • SILVA, Ana Cristina Ribeiro. Um diálogo possível entre Cultura Hip Hop e a educação somática: criação de procedimentos coadjuvantes para os artistas das danças Breaking, Hip Hop dance e Krump. 2021.Tese (doutorado) - Universidade Estadual de C a m p i n a s , I n s t i t u t o d e A r t e s , Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/2508.
  • SILVA, Luciane Ramos. A danças dos Outros – imaginações diaspóricas para interpelar o mundo. Moringa Artes do Espetáculo, João Pessoa, UFPB, v. 10 n. 2, jun-dez/2019, p. 91 a 98. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/index.php/moringa/article/view/49823

Turmas Ofertadas

Turma Período Vagas Matriculados Curso / Horários Professores
14 2025 / 2 40 6 Artes (Mestrado acadêmico)
Artes (Doutorado)
Horários
ManhãTardeNoite
QUA13:30 - 14:20
14:20 - 15:10
15:10 - 16:00
16:00 - 16:50
THIAGO PIRAJIRA CONCEICAO
Professor responsável pela turma

ANA CRISTINA RIBEIRO SILVA
Professor Regente

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