Program Name / Conceitos (*)
CC (2023)4
Level / Degree
Undergraduate / Bacharelado
Modalidade
Presencial
Turno
VESPERTINO
Código UFPel
7900
Código e-MEC
5001336
Unidade
Coordenador
ACLB_EPLB_PCDLB_PPILB_QLI_EPLI_PCDLI_PPILI_QVRTotal
NOTA DO ENEM 2024/1 12113121324
ACL01L02L05L06L09L10L13L14Total
PAVE 2024/11111111119
ACLB_EPLB_PCDLB_PPILB_QLI_EPLI_PCDLI_PPILI_QTotal
SISU 2024/117215131535
Criação e Reconhecimento
Criado pela Resolução Nº05, de 17 de março de 2016.
Curso reconhecido na forma do art. 11, § 1º, do Decreto nº 9.235, de 15/12/2017, e do art. 26, § 1º, da Portaria MEC nº 1095, de 25/10/2018. DOU nº 207, Seção 1, pág. 32, de 26/10/2018. Processo nº 201815439.

Contextualization

Objectives

O Curso de Gestão Ambiental tem por objetivos relacionar o embasamento teórico da formação humana e profissional, dentro dos pressupostos pedagógicos da UFPel, com a prática profissional minimizando os impactos ambientais da ação antrópica nos ecossistemas em uma formação de consciência socioambiental para a sustentabilidade, conforme objetivo estratégico disposto no PDI.

a) Objetivo Geral
O Curso de Gestão Ambiental Bacharelado tem por objetivo formar profissionais com saberes fundamentados nas ciências da vida, nas tecnologias, nos processos gerenciais, sociais, econômicos e políticos, promovendo a qualificação e requalificação de profissionais com competência para compreender e analisar os impactos ambientais, que possibilite a gestão de soluções para prevenção e/ou remediação, visando à melhoria e conservação da qualidade ambiental.

b) Objetivos Específicos
  • Formar profissionais com competência para atuar de forma ética e sustentável na gestão do Meio Ambiente.
  • Propiciar ao profissional a compreensão e a avaliação dos impactos sociais, econômicos e ambientais resultantes das atividades de origem antrópica.
  • Permitir ao profissional o contato com ferramentas gerenciais aplicadas a Gestão Ambiental.
  • Promover a formação continuada dos egressos, bem como propiciar o prosseguimento de estudos em cursos de pós-graduação.

Egress Profile

Competencies and abilities

O Bacharel em Gestão Ambiental atua no planejamento, gerenciamento e execução das atividades de diagnóstico, avaliação de impacto, proposição de medidas mitigadoras – corretivas e preventivas – recuperação de áreas degradadas, acompanhamento e monitoramento da qualidade ambiental. Além disso, são algumas das atribuições desse profissional a regulação do uso, controle, proteção e conservação do meio ambiente; avaliação de conformidade legal; análise de impacto ambiental;
elaboração de políticas e programas ambientais; bem como laudos e pareceres. Neste contexto, o egresso do Curso de Gestão Ambiental Bacharelado da UFPel contribuirá para o aprimoramento da qualidade de vida e o desenvolvimento político, econômico e socioambiental desta e das próximas gerações.
O público-alvo do Curso é composto por portadores de diploma de Ensino Médio que preencherem os requisitos e obtiverem aproveitamento nos indicadores constantes nos critérios de seleção para ingresso no Curso, conforme editais de processo seletivo de ingresso adotado pela UFPel. Deste modo, algumas das possibilidades de público-alvo do Curso são: pessoas engajadas nas atividades ligadas direta ou indiretamente ao meio ambiente, que trabalham em empresas privadas, agências estatais, órgãos ou em empresas públicas de controle de poluição, saneamento, saúde e agricultura, bem como indivíduos ligados às empresas privadas, do comércio, da indústria e dos serviços. Inclui casos de atuação formal ou empírica (informal) que possuem, pela condição acidental, capacidade limitada em gestão dos recursos ambientais. Além destes, o Curso é apropriado aos integrantes de institutos privados e de organismos sem fins lucrativos, organizações não governamentais e organizações sociais, que possuem alta mobilização política, mas acabam tendo atuação limitada pela falta de formação ou preparação técnica.

Study plan

Procedures and methodologies

METODOLOGIAS, RECURSOS E MATERIAIS DIDÁTICOS
O sistema de avaliação deve abranger duas grandes partes: desempenho do Curso e desempenho dos alunos. A avaliação deve trazer, em seus resultados, as conclusões relevantes para o aperfeiçoamento daquilo que foi objeto da indagação. A avaliação do desempenho dos alunos nas disciplinas seguirá, a não ser pelas exceções, o Regulamento do Ensino de Graduação da UFPel – Resolução nº29/2018 – COCEPE.
O processo de avaliação será construído buscando-se uma avaliação mediadora, oportunizando ao aluno diversos momentos para expressar suas ideias através de discussões propostas de situações possíveis de serem por eles vivenciadas em suas práticas profissionais, fazendo as conexões entre o conteúdo trabalhado em sala de aula. A avaliação contínua e sucessiva, que auxilie o aluno a superar as dificuldades no decorrer do processo de aprendizagem, é fundamental no processo de construção do conhecimento.
A operacionalização do processo de avaliação constará no plano de ensino das disciplinas e deverá ser apresentado pelo professor e discutido com os alunos no início do semestre. Este processo será instituído com a sugestão de que os professores façam uma avaliação da sua disciplina e de seu desempenho, junto aos alunos, buscando o aperfeiçoamento do processo ensino-aprendizagem. Além disso, o Colegiado buscará ficar em constante troca com os professores que atuam no curso, no sentido de buscar identificar as práticas pedagógicas e a constante atualização da estrutura curricular. Todas estas ações são possíveis se existir um comprometimento entre coordenação e professores, e que estes tenham um espaço frequente para discutir as questões do dia a dia do curso. Entre as práticas pensada sdestacam-se reuniões periódicas e acompanhamento semestral, buscando o ajuste da proposta curricular, sendo que as avaliações, preferencialmente, deverão ser realizadas anualmente.
Outros instrumentos para avaliação e coleta de dados poderão ser discutidos e adotados pelo Colegiado. Todas estas ações, de maneira conjunta, deverão ser instrumentos úteis para o aperfeiçoamento das disciplinas, do crescimento dos alunos e do ajuste da proposta pedagógica do curso.
Será exigido sempre dos professores a sensibilidade em destacar os aspectos positivos de cada situação ou pessoa avaliada, antes de realizar a crítica do que deve ser corrigido. Além disso, o professor deverá distinguir sempre entre a pessoa e a tarefa, ou seja, uma tarefa incorreta ou menos significativa deve ser criticada para ser corrigida, mas a pessoa que o produziu não deve ser alvo de julgamento. Este ponto é imprescindível no processo avaliativo, pois se quer preservar os valores éticos da avaliação na educação. É somente através desse modo que se obtém os melhores resultados de todo o processo avaliativo, em termos do crescimento pessoal das pessoas envolvidas, de aperfeiçoamento da tarefa e da expansão de seus efeitos benéficos.
Avaliação do processo de ensino e de aprendizagem no Curso possui uma característica comum a muitas disciplinas, a necessidade de tempo para amadurecer os conteúdos desenvolvidos. Assim, o principal ponto a ser considerado na metodologia de avaliação é que esta, idealmente, propicie um desenvolvimento e amadurecimento continuado por parte do aluno.
O processo de concepção da avaliação do ensino e de aprendizagem permite por um lado proporcionar ambientes diversos e distintos de aprendizagem, agilizando o processo de troca de experiências pedagógicas. Além disso, no programa de cada disciplina deve ser especificado os critérios e as formas de avaliação do processo de ensino e aprendizagem.

Evaluation of teaching and learning

ACOMPANHAMENTO E AVALIAÇÃO DO ENSINO E DA APRENDIZAGEM
A avaliação constitui processo contínuo, sistemático e cumulativo. A aprendizagem do aluno, nas disciplinas regulares constantes no currículo, será avaliada abrangendo aspectos de assiduidade e avaliação de conhecimentos. A aprovação em cada disciplina é apurada semestralmente e fica condicionada a frequência do aluno em pelo menos 75% (setenta e cinco por cento) das aulas. O aproveitamento será aferido em cada disciplina mediante a realização de pelo menos 2 (duas) verificações com o mesmo peso, distribuídas ao longo do período, sem prejuízo de outras verificações de aula e trabalhos previstos no plano de ensino da disciplina. A média das verificações constitui anota semestral, considerando-se aprovado o aluno que obtiver nota semestral igual ou superior a 7,0 (sete).
Considerar-se-á definitivamente reprovado o aluno que obtiver, média semestral inferior a 3,0 (três). O aluno que obtiver média semestral inferior a 7,0 (sete) e igual ou superior a 3,0 (três), submeter-se-á a um exame, versando sobre toda a matéria lecionada no período. Considerar-se-á aprovado o aluno que, feito o referido exame, obtiver média igual ou superior a 5 (cinco), resultante da divisão por 2 (dois) da soma da nota semestral com a do exame. Parte da carga horária de cada disciplina poderá ser cumprida, a critério do professor, de forma semipresencial até o limite de 20% da carga horária total. Além disso, também poderão ser ofertadas disciplinas integralmente à distância, a critério do Colegiado do Curso. O total de atividades semipresenciais não devem ultrapassar 20 % (vinte por cento) da carga horária total do curso, além de fazer uso das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) conforme Portaria 1.134 de 10 de outubro de 2016 (BRASIL,2016).

Integration with research and postgraduate studies

Follow-up of graduates

Propõe-se um processo de acompanhamento da atuação profissional dos egressos e sua carreira acadêmica, através das ferramentas disponibilizadas na página do curso bem como nas redes sociais, propiciando sua atuação nas atividades como a semana acadêmica do curso visando estabelecer o contato entre os egressos. A Instituição oferta um portal de acompanhamento de egressos no site da própria instituição. Este tem por objetivo servir como ferramenta para o acompanhamento de egressos dos cursos. (http://wp.ufpel.edu.br/egresso/)

Matriz Curricular

1º Semestre

2º Semestre

CodeDiscipline / PrerequisitesModalityCr.Hours
21000248CARTOGRAFIAObrigatória460
21000246ECOLOGIA I21000243 - FUNDAMENTOS DE QUÍMICA AMBIENTAL21000244 - FUNDAMENTOS DE BIOLOGIAObrigatória460
21000249ESTADO, MERCADO E A ECONOMIA DO MEIO AMBIENTEObrigatória460
21000148FUNDAMENTOS DE EDUCAÇÃO AMBIENTALObrigatória460
21000247SOCIEDADE E MEIO AMBIENTEObrigatória460

3º Semestre

CodeDiscipline / PrerequisitesModalityCr.Hours
21000214CIDADANIA E ÉTICAObrigatória460
21000212DESENVOLVIMENTO E MEIO AMBIENTEObrigatória460
21000250ECOLOGIA II21000245 - FUNDAMENTOS DE ESTATÍSTICA21000246 - ECOLOGIA IObrigatória460
21000211EMPREENDEDORISMO E MARKETING SOCIOAMBIENTALObrigatória460
21000213METODOLOGIA CIENTÍFICAObrigatória460

4º Semestre

CodeDiscipline / PrerequisitesModalityCr.Hours
21000216LEGISLAÇÃO AMBIENTALObrigatória460
21000254PRÁTICAS DE CAMPO E LABORATÓRIO21000250 - ECOLOGIA IIObrigatória460
21000251QUALIDADE DO SOLO, ÁGUA E AR21000250 - ECOLOGIA IIObrigatória460
21000252SISTEMAS DE INFORMAÇÕES GERENCIAIS NA GESTÃO AMBIENTAL21000208 - FUNDAMENTOS DE INFORMÁTICAObrigatória460
21000253URBANIZAÇÃO E MEIO AMBIENTALObrigatória460

5º Semestre

CodeDiscipline / PrerequisitesModalityCr.Hours
21000219LICENCIAMENTO AMBIENTAL 21000216 - LEGISLAÇÃO AMBIENTALObrigatória460
21000218PLANEJAMENTO AMBIENTAL RURALObrigatória460
21000255POLÍTICA AMBIENTAL INTERNACIONALObrigatória460
21000220PRÁTICAS EM EDUCAÇÃO AMBIENTAL21000148 - FUNDAMENTOS DE EDUCAÇÃO AMBIENTALObrigatória460
21000217SANEAMENTO AMBIENTAL21000251 - QUALIDADE DO SOLO, ÁGUA E ARObrigatória460

6º Semestre

CodeDiscipline / PrerequisitesModalityCr.Hours
21000224AUDITORIA E CERTIFICAÇÃO AMBIENTALObrigatória460
21000221AVALIAÇÃO DE IMPACTO AMBIENTAL I21000219 - LICENCIAMENTO AMBIENTAL Obrigatória460
21000225ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIOMínimo de 100 créditosObrigatória14210
21000222GEOPOLÍTICA AMBIENTAL, FRONTEIRA E GOVERNANÇA INTERNACIONAL21000248 - CARTOGRAFIAObrigatória460
21000223PLANEJAMENTO AMBIENTAL URBANO21000253 - URBANIZAÇÃO E MEIO AMBIENTALObrigatória460
21000256POLÍTICA AMBIENTAL BRASILEIRAObrigatória460

7º Semestre

CodeDiscipline / PrerequisitesModalityCr.Hours
21000226AVALIAÇÃO DE IMPACTO AMBIENTAL II21000221 - AVALIAÇÃO DE IMPACTO AMBIENTAL IObrigatória460
21000228GESTÃO DE BIODIVERSIDADE21000250 - ECOLOGIA IIObrigatória460
21000229PLANEJAMENTO E DESENVOLVIMENTO REGIONAL21000209 - FUNDAMENTOS DE ADMINISTRAÇÃO21000248 - CARTOGRAFIAObrigatória460
21000227PRODUÇÃO ANIMAL E MEIO AMBIENTE21000218 - PLANEJAMENTO AMBIENTAL RURALObrigatória460
21000230SEMINÁRIOS TÉCNICO CIENTÍFICOS I21000213 - METODOLOGIA CIENTÍFICAObrigatória460

8º Semestre

CodeDiscipline / PrerequisitesModalityCr.Hours
21000234SEMINÁRIOS TÉCNICO CIENTÍFICOS II21000230 - SEMINÁRIOS TÉCNICO CIENTÍFICOS IObrigatória460
21000233TEMAS ECONÔMICOS DO AMBIENTE21000249 - ESTADO, MERCADO E A ECONOMIA DO MEIO AMBIENTEObrigatória460
21000232TEMAS ÉTICOS E CULTURAIS DO AMBIENTEObrigatória460
20000578TEMAS LEGAIS DO AMBIENTE21000219 - LICENCIAMENTO AMBIENTAL 21000256 - POLÍTICA AMBIENTAL BRASILEIRAObrigatória460
21000231TEMAS TÉCNICOS DO AMBIENTE21000226 - AVALIAÇÃO DE IMPACTO AMBIENTAL IIObrigatória460
21000235TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO21000230 - SEMINÁRIOS TÉCNICO CIENTÍFICOS IObrigatória460

Complementares

CodeDiscipline / PrerequisitesModalityCr.Hours
21000236ATIVIDADES COMPLEMENTARESAtividade complementar10150

Turmas ofertadas em 2024 / 1

Versão do Currículo: 1095

8º Semestre

Disciplina / Professores / HoráriosTurmaVagasMatric.
21000205 - ESTÁGIO SUPERVISIONADO OBRIGATÓRIOProfessor responsável pela turma: JOAO CARLOS DE OLIVEIRA KOGLIN
P1408

Versão do Currículo: 1169 (ATUAL)

1º Semestre

Disciplina / Professores / HoráriosTurmaVagasMatric.
21000209 - FUNDAMENTOS DE ADMINISTRAÇÃOProfessor responsável pela turma: NADIA CAMPOS PEREIRA BRUHN
Horários
ManhãTardeNoite
SEX13:30 - 14:20
14:20 - 15:10
15:10 - 16:00
16:00 - 16:50
T15528
21000244 - FUNDAMENTOS DE BIOLOGIAProfessor responsável pela turma: CELSO ELIAS CORRADI
Horários
ManhãTardeNoite
QUI13:30 - 14:20
14:20 - 15:10
15:10 - 16:00
16:00 - 16:50
M15528
21000245 - FUNDAMENTOS DE ESTATÍSTICAProfessor responsável pela turma: FERNANDA DAVID WEBER
Horários
ManhãTardeNoite
TER13:30 - 14:20
14:20 - 15:10
15:10 - 16:00
16:00 - 16:50
T15527
21000208 - FUNDAMENTOS DE INFORMÁTICAProfessor responsável pela turma: ROSAURA ESPIRITO SANTO DA SILVA
Horários
ManhãTardeNoite
SEG13:30 - 14:20
14:20 - 15:10
15:10 - 16:00
16:00 - 16:50
T15527
21000243 - FUNDAMENTOS DE QUÍMICA AMBIENTALProfessor responsável pela turma: FERNANDA MEDEIROS GONCALVES
Horários
ManhãTardeNoite
QUA13:30 - 14:20
14:20 - 15:10
15:10 - 16:00
16:00 - 16:50
M15528
21000257 - TÓPICOS EM GESTÃO AMBIENTALProfessor responsável pela turma: MAURICIO PINTO DA SILVA
Horários
ManhãTardeNoite
TER17:10 - 18:00
18:00 - 18:50
M15527

3º Semestre

Disciplina / Professores / HoráriosTurmaVagasMatric.
21000214 - CIDADANIA E ÉTICAProfessor responsável pela turma: CLARA NATALIA STEIGLEDER WALTER
Horários
ManhãTardeNoite
SEG13:30 - 14:20
14:20 - 15:10
15:10 - 16:00
16:00 - 16:50
T14021
21000212 - DESENVOLVIMENTO E MEIO AMBIENTEProfessor responsável pela turma: CLAURE MORRONE BARBAT PARFITT
Horários
ManhãTardeNoite
SEX13:30 - 14:20
14:20 - 15:10
15:10 - 16:00
16:00 - 16:50
T14019
21000250 - ECOLOGIA IIProfessor responsável pela turma: CELSO ELIAS CORRADI
Horários
ManhãTardeNoite
TER13:30 - 14:20
14:20 - 15:10
15:10 - 16:00
16:00 - 16:50
T14014
21000211 - EMPREENDEDORISMO E MARKETING SOCIOAMBIENTALProfessor responsável pela turma: NADIA CAMPOS PEREIRA BRUHN
Horários
ManhãTardeNoite
QUI13:30 - 14:20
14:20 - 15:10
15:10 - 16:00
16:00 - 16:50
T14020
21000213 - METODOLOGIA CIENTÍFICAProfessor responsável pela turma: ROSAURA ESPIRITO SANTO DA SILVA
Horários
ManhãTardeNoite
QUA13:30 - 14:20
14:20 - 15:10
15:10 - 16:00
16:00 - 16:50
T14021

5º Semestre

Disciplina / Professores / HoráriosTurmaVagasMatric.
21000219 - LICENCIAMENTO AMBIENTAL Professor responsável pela turma: BRUNO COZZA SARAIVA
Horários
ManhãTardeNoite
SEX13:30 - 14:20
14:20 - 15:10
15:10 - 16:00
16:00 - 16:50
T14016
21000218 - PLANEJAMENTO AMBIENTAL RURALProfessor responsável pela turma: FERNANDA MEDEIROS GONCALVES
Horários
ManhãTardeNoite
QUI13:30 - 14:20
14:20 - 15:10
15:10 - 16:00
16:00 - 16:50
M14018
21000255 - POLÍTICA AMBIENTAL INTERNACIONALProfessor responsável pela turma: JOAO CARLOS DE OLIVEIRA KOGLIN
Horários
ManhãTardeNoite
TER13:30 - 14:20
14:20 - 15:10
15:10 - 16:00
16:00 - 16:50
T14023
21000220 - PRÁTICAS EM EDUCAÇÃO AMBIENTALProfessor responsável pela turma: GIOVANNI NACHTIGALL MAURICIO
Horários
ManhãTardeNoite
QUA13:30 - 14:20
14:20 - 15:10
15:10 - 16:00
16:00 - 16:50
M14016
21000217 - SANEAMENTO AMBIENTALProfessor responsável pela turma: MAURICIO PINTO DA SILVA
Horários
ManhãTardeNoite
SEG13:30 - 14:20
14:20 - 15:10
15:10 - 16:00
16:00 - 16:50
M14018

6º Semestre

Disciplina / Professores / HoráriosTurmaVagasMatric.
21000225 - ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIOProfessor responsável pela turma: JOAO CARLOS DE OLIVEIRA KOGLIN
P14012

7º Semestre

Disciplina / Professores / HoráriosTurmaVagasMatric.
21000226 - AVALIAÇÃO DE IMPACTO AMBIENTAL IIProfessor responsável pela turma: CELSO ELIAS CORRADI
Horários
ManhãTardeNoite
QUA13:30 - 14:20
14:20 - 15:10
15:10 - 16:00
16:00 - 16:50
M14020
21000228 - GESTÃO DE BIODIVERSIDADEProfessor responsável pela turma: GIOVANNI NACHTIGALL MAURICIO
Horários
ManhãTardeNoite
QUI13:30 - 14:20
14:20 - 15:10
15:10 - 16:00
16:00 - 16:50
T14019
21000229 - PLANEJAMENTO E DESENVOLVIMENTO REGIONALProfessor Regente: CLARA NATALIA STEIGLEDER WALTER
Professor responsável pela turma: MAURICIO PINTO DA SILVA
Horários
ManhãTardeNoite
TER13:30 - 14:20
14:20 - 15:10
15:10 - 16:00
16:00 - 16:50
M14015
21000227 - PRODUÇÃO ANIMAL E MEIO AMBIENTEProfessor responsável pela turma: FERNANDA MEDEIROS GONCALVES
Horários
ManhãTardeNoite
SEX13:30 - 14:20
14:20 - 15:10
15:10 - 16:00
16:00 - 16:50
M14018
21000230 - SEMINÁRIOS TÉCNICO CIENTÍFICOS IProfessor responsável pela turma: JOAO CARLOS DE OLIVEIRA KOGLIN
Horários
ManhãTardeNoite
SEG13:30 - 14:20
14:20 - 15:10
15:10 - 16:00
16:00 - 16:50
T14014

8º Semestre

Disciplina / Professores / HoráriosTurmaVagasMatric.
21000234 - SEMINÁRIOS TÉCNICO CIENTÍFICOS IIProfessor responsável pela turma: JOAO CARLOS DE OLIVEIRA KOGLIN
Horários
ManhãTardeNoite
QUA17:10 - 18:00
18:00 - 18:50
SEX17:10 - 18:00
18:00 - 18:50
T11510
21000233 - TEMAS ECONÔMICOS DO AMBIENTEProfessor responsável pela turma: MAURICIO PINTO DA SILVA
Horários
ManhãTardeNoite
QUA13:30 - 14:20
14:20 - 15:10
15:10 - 16:00
16:00 - 16:50
T1104
20000578 - TEMAS LEGAIS DO AMBIENTEProfessor responsável pela turma: BRUNO COZZA SARAIVA
Horários
ManhãTardeNoite
SEG13:30 - 14:20
14:20 - 15:10
15:10 - 16:00
16:00 - 16:50
T1105
21000235 - TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSOProfessor responsável pela turma: JOAO CARLOS DE OLIVEIRA KOGLIN
T1204

Optativas

Disciplina / Professores / HoráriosTurmaVagasMatric.
21000239 - GESTÃO AMBIENTAL DE PORTOS E HIDROVIASProfessor responsável pela turma: CELSO ELIAS CORRADI
Horários
ManhãTardeNoite
QUI08:50 - 09:40
10:00 - 10:50
10:50 - 11:40
11:40 - 12:30
M12020

Alunos Matriculados

Name Ano de ingresso Semestre de ingresso
ADOLFO JOSUE CUNHA FERREIRA20241
ANA CLARA RODRIGUES GIL20241
ANDREY ANANA TAVARES20241
APO OREGUY RIBEIRO MOTA20241
BRUNA KAORI KANEIWA YOSHIOKA20241
BRUNO LEMOS TUROW20241
CAMILLA AYUMI TORIBA RIBEIRO20241
CLARA COELHO GARDEL20241
ELOISA FARIAS AFFELDT20241
GEOVANA DIAS PRATES GONCALVES20241
GRAZIELA SILVEIRA DO ESTREITO SCHNEIDER20241
ISABELE MOREIRA DA VEIGA20241
JULIA DA ROSA VIEIRA20241
JULIA ZELANDIA ATTANASIO PERRARO MENDEZ20241
KARINA PINTO CARVALHO20241
KATHERLAYNE LANGE DA ROCHA20241
MANOELA CORREA TYBUSCH20241
NATALIA DEL PINO SILVEIRA20241
NICOLE RODRIGUES DOLESKI20241
OTAVIO GOMES NUNES20241
RAFAELA ZIEMANN MULLER VIOLA20241
SABRINA LESSA DA SILVA LIMA20241
STEFANI CURTINAZ MESQUITA20241
Thairine Andressa Krumenauer20241
THOMAZ MADRUGA CUNHA20241
VICTORIA WRAGUE JACONDINO20241
Bryan Priebe Pereira20232
João Claudio Wetzel Vieira20232
ADRIÉLE INGANCI JANDT20231
ALBERTO DE OLIVEIRA DUTRA20231
AMANDA DA CRUZ DA SILVA20231
AMANDA SINNOTT TEIXEIRA20231
CELIA CRISTINA MACHADO DE CARVALHO20231
EDUARDA OLIVEIRA MENDONCA20231
GUILHERME GONCALVES WACHHOLZ20231
JOAO LUCCA CRUZ MEREB FERNANDES20231
KETHLIN GIOVANNA DA SILVA RAMOS20231
LARISSA DRESSLER VALADÃO20231
LUIS FELIPE PINTO ALVES20231
MARIA EDUARDA BEVILACQUA ELEUTERIO20231
Mariana da Silva Müller20231
MICHEL MORAES PETIZ20231
NAIMA MATTE20231
RAFAELA MENDES GONCALVES20231
VINICIUS SODRE KRINTON20231
YASMIN VITORIA ALVES PEREIRA20231
HERMES ANTÔNIO DA ROSA DIAS20222
Lucas Siqueira Pinto20222
AMANDA FORQUIM CETOLIN20221
AMANDA PINHEIRO TEIXEIRA20221
CLARA BELASQUEM COSTA20221
CRISTIELE DA SILVA PINTANEL20221
EDUARDA LEMOS BLANK20221
EDUARDO FERREIRA MOTA20221
FRANCISMEIRE JAMBEIRO RIBEIRO20221
GABRIELLE PEREIRA GAZALI DE MIRANDA20221
GUILHERME MADRUGA COUTO20221
JAMMILI VITORIA EBEL TESSMANN20221
JOÃO MANUEL MOTA QUINTANA JÚNIOR20221
KAYLANE SALDANHA BUCHWEITZ20221
LARISSA SILVA TEIXEIRA20221
LISANDRA HELENA VARA BAIERSDORF20221
ROGERIO FUENTES DA FONSECA20221
SHAIANE MARIA DOS SANTOS20221
WESLEY KABKE20221
ALEXANDRA MARREIRO DE MELO DOS SANTOS20212
JOÃO LUIZ CALÇADA RADTKE20212
ANA LAURA ROMERO DA ROSA20211
ANDRÉA BEATRIZ SARAIVA JESKE20211
IGOR LUIZ PEREIRA DA SILVA20211
JOAO MANOEL CORREA ANDRE20211
JORDANA RUTZ PAGEL20211
LUSIANE OLIVEIRA SOUZA20211
MARAIZA MENDES FEIJO20211
NATHALIA THONKE SANTIAGO20211
NICOLAS DE AQUINO HIRDES20211
PAULO SERGIO FREITAS MENDES20211
RODRIGO DE OLIVEIRA RODRIGUES20211
TAMARA FLORES SALDO20211
TIBERIO BROCKSTEDT DUARTE20211
ZAIDA GONCALVES MESQUITA20211
ALANA BILHALVA NUNES20201
JUAN CARLOS JARDIM SOARES20201
KAUANE CORREA RODRIGUES20201
LISANDRA COSTA CUNHA20201
MARCO AURÉLIO GONÇALVES MARCHAND20201
MARIA LUIZA RODRIGUES FALKEMBERG20201
Milton Cruz Fernandes20201
Pablo Abelaira de Souza20201
RAZIEL KURT DO NASCIMENTO DA SILVEIRA20201
AMANDA ACOSTA GOMES20191
AXEL PEREIRA CORDEIRO20191
BARBARA DE OLIVEIRA CARDOSO20191
BRUNA RODRIGUES FERREIRA20191
DANIEL MELO BARRETO20191
GABRIEL SOUZA BELCHOR20191
JOSELAINE LEMOS DA SILVA20191
VITOR BARRETO DOS SANTOS20191
VITORIA FERNANDES ROSA20191
ISADORA COSTA CORDOVA20181
MATHEUS GOUVEIA DE ARAUJO20181
TIAGO MADRUGA TORRES20181

Alunos Egressos

Name Ano de ingresso Ano de conclusão
CARLA FONSECA RIBEIRO20162020
LARA MACHADO DA SILVA20172020
MARINA AIRES DA SILVA20162020
VICTOR EMMANUEL SILVA GUIDOTTI20172020
BÁRBARA ROBERTA DA ROSA JAMBEIRO20162021
BRUNA LEMONS BRISOLARA20182021
CÍCERO ANTONIO PAVAN RODRIGUES20162021
DIEGO SCHNEIDER DE AZEVEDO20162021
FLÁVIA MACHADO SCHNEIDER20162021
GUILHERME GARCIA SINOTT SILVEIRA20172021
JULIANA VARGAS BOZZATO20182021
MARIZANE DA FONSECA DUARTE20182021
PRISCILA BORGES MACEDO20182021
RAFAELA DE OLIVEIRA KURZ20172021
THAMÍSIA DIRONG HENKE20182021
BÁRBARA GEOVANA MELLO HEPP20192022
FABIANO CANEZ PEREIRA20172022
FABÍOLA FUMAGALLI DE MORAES20172022
JULIANE TEIXEIRA FAGUNDES20172022
LORRANA MENARE DA SILVA20192022
LUANA VAHL COUSEN20182022
LUÍZA DE PINHO BRECHANE20182022
NATHÁLIA CRISTINA BERNARDES CERUTTI GARIN20172022
NILTON LEAL CARDOZO JÚNIOR20182022
PATRÍCIA GONZAGA DE MELLO20182022
SAMANTHA PLAMER LARROSSA20172022
THIAGO ANTONIOLLI20162022
VAGNER VIEIRA BIGLIARDI20172022
BRUNO FERNANDES SOUZA20192023
DANIELA WICKBOLDT PINZ20192023
EDUARDO PORTO ROSA20192023
FRANCINE GRIEP KRÜGER20182023
MANUEL LUIS CENTENA JÚNIOR20172023
TAINARA ZÜGE20192023
VINÍCIUS ARMANI20192023
WILLIAN SILVA RIVAROLI20162023

(*) Conceitos de curso:

(**) Formas de ingresso:

ACAmpla concorrência
LB_EPCandidatos com renda familiar bruta per capita igual ou inferior a 1 salário mínimo que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei nº 12.711/2012).
LB_PCDCandidatos com deficiência, que tenham renda familiar bruta per capita igual ou inferior a 1 salário mínimo e que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei nº 12.711/2012).
LB_PPICandidatos autodeclarados pretos, pardos ou indígenas, com renda familiar bruta per capita igual ou inferior a 1 salário mínimo e que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei nº 12.711/2012).
LB_QCandidatos autodeclarados quilombolas, com renda familiar bruta per capita igual ou inferior a 1 salário mínimo e que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei nº 12.711/2012).
LI_EPCandidatos que, independentemente da renda, tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei nº 12.711/2012).
LI_PCDCandidatos com deficiência, independentemente da renda, que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei nº 12.711/2012).
LI_PPICandidatos autodeclarados pretos, pardos ou indígenas, independentemente da renda, que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei nº 12.711/2012).
LI_QCandidatos autodeclarados quilombolas, independentemente da renda, tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei nº 12.711/2012).
VRVaga reservada
ACAmpla concorrência
L01Candidatos com renda familiar bruta per capita igual ou inferior a 1,5 salário mínimo que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei nº 12.711/2012).
L02Candidatos autodeclarados pretos, pardos ou indígenas, com renda familiar bruta per capita igual ou inferior a 1,5 salário mínimo e que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei nº 12.711/2012).
L05Candidatos que, independentemente da renda (art. 14, II, Portaria Normativa nº 18/2012), tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei nº 12.711/2012).
L06Candidatos autodeclarados pretos, pardos ou indígenas que, independentemente da renda (art. 14, II, Portaria Normativa nº 18/2012), tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei nº 12.711/2012).
L09Candidatos com deficiência que tenham renda familiar bruta per capita igual ou inferior a 1,5 salário mínimo e que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei nº 12.711/2012).
L10Candidatos com deficiência autodeclarados pretos, pardos ou indígenas, que tenham renda familiar bruta per capita igual ou inferior a 1,5 salário mínimo e que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei nº 12.711/2012)
L13Candidatos com deficiência que, independentemente da renda (art. 14, II, Portaria Normativa nº 18/2012), tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei nº 12.711/2012).
L14Candidatos com deficiência autodeclarados pretos, pardos ou indígenas que, independentemente da renda (art. 14, II, Portaria Normativa nº 18/2012), tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei nº 12.711/2012).
ACAmpla concorrência
LB_EPCandidatos com renda familiar bruta per capita igual ou inferior a 1 salário mínimo que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei nº 12.711/2012).
LB_PCDCandidatos com deficiência, que tenham renda familiar bruta per capita igual ou inferior a 1 salário mínimo e que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei nº 12.711/2012).
LB_PPICandidatos autodeclarados pretos, pardos ou indígenas, com renda familiar bruta per capita igual ou inferior a 1 salário mínimo e que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei nº 12.711/2012).
LB_QCandidatos autodeclarados quilombolas, com renda familiar bruta per capita igual ou inferior a 1 salário mínimo e que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei nº 12.711/2012).
LI_EPCandidatos que, independentemente da renda, tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei nº 12.711/2012).
LI_PCDCandidatos com deficiência, independentemente da renda, que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei nº 12.711/2012).
LI_PPICandidatos autodeclarados pretos, pardos ou indígenas, independentemente da renda, que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei nº 12.711/2012).
LI_QCandidatos autodeclarados quilombolas, independentemente da renda, tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei nº 12.711/2012).

Location and contacts

Page generated on 2024-04-18 01:58:25 (query took 35.714988s)