Program Name / Conceitos (*)
Level / Degree
Undergraduate / Tecnológico
Modalidade
Presencial
Turno
NOTURNO
Código UFPel
8300
Código e-MEC
1609507
Unidade
Coordenador
AC | LB_EP | LB_PCD | LB_PPI | LB_Q | LI_EP | LI_PCD | LI_PPI | LI_Q | VR | Total | ||
---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|
NOTA DO ENEM 2024/1 | 13 | 2 | 1 | 3 | 1 | 2 | 1 | 3 | 26 |
AC | L01 | L02 | L05 | L06 | L09 | L10 | L13 | L14 | Total | ||
---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|
PAVE 2024/1 | 1 | 1 | 1 | 1 | 1 | 1 | 1 | 1 | 1 | 9 |
AC | LB_EP | LB_PCD | LB_PPI | LB_Q | LI_EP | LI_PCD | LI_PPI | LI_Q | Total | ||
---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|
SISU 2024/1 | 15 | 2 | 1 | 4 | 1 | 3 | 1 | 4 | 31 |
Criação e Reconhecimento
Resolução nº 75
Contextualization
Objectives
Os objetivos aqui expressos foram elaborados em consonância com o Plano de Desenvolvimento da Unidade (PDU) do Centro de Ciências Sócio-Organizacionais (CCSO) da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) e com base nos princípios norteadores da Educação Profissional e Tecnológica, de acordo com a Resolução CNE/CP Nº 01, de 05/01/2021.
OBJETIVO GERAL
O Curso de Comércio Exterior possui como objetivo geral formar profissionais tecnólogos com sólida formação interdisciplinar, capazes de atuar na gestão de negócios internacionais, tanto no setor público quanto no setor privado, de forma ética e intercultural.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
OBJETIVO GERAL
O Curso de Comércio Exterior possui como objetivo geral formar profissionais tecnólogos com sólida formação interdisciplinar, capazes de atuar na gestão de negócios internacionais, tanto no setor público quanto no setor privado, de forma ética e intercultural.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
- Fornecer uma sólida formação teórica, técnica e humanística que propicie o entendimento das relações comerciais entre os países;
- Analisar e interpretar o contexto social, econômico e político que influencia as relações comerciais internacionais, com capacidade de tomada de decisão;
- Adquirir conhecimentos que permitam a compreensão das relações comerciais brasileiras para a melhor atuação nas práticas comerciais globais na economia mundial;
- Contribuir para a formação/desenvolvimento de profissionais aptos a lidar com os desafios que o país enfrenta na busca de crescimento econômico e ampliação de mercados, aliados à redução das desigualdades sociais e à proteção do meio ambiente.
- Adquirir conhecimentos que permitam a compreensão das relações comerciais brasileiras para a melhor atuação nas práticas comerciais globais na economia mundial;
- Contribuir para a formação/desenvolvimento de profissionais aptos a lidar com os desafios que o país enfrenta na busca de crescimento econômico e ampliação de mercados, aliados à redução das desigualdades sociais e à proteção do meio ambiente.
Egress Profile
Competencies and abilities
COMPETÊNCIAS
As seguintes competências serão desenvolvidas pelo discente, articuladas com as necessidades locais e regionais e condizentes com demandas apresentadas pelo mundo do trabalho:
- compreender o processo de globalização, desenvolvendo estratégias e planos de ação para a internacionalização das organizações;
HABILIDADES PROFISSIONAIS ESPERADAS
Em relação às habilidades, os tecnólogos em Comércio Exterior deverão:
- Desenvolver atividades de gestão relacionadas à importação e à exportação de bens e serviços, analisando o ambiente socioeconômico global e variáveis determinantes das transações nacionais e internacionais;
As seguintes competências serão desenvolvidas pelo discente, articuladas com as necessidades locais e regionais e condizentes com demandas apresentadas pelo mundo do trabalho:
- compreender o processo de globalização, desenvolvendo estratégias e planos de ação para a internacionalização das organizações;
- diagnosticar, formular problemas e propor soluções no campo das relações comerciais internacionais;
- gerenciar a cadeia de suprimentos, contratar o desembaraço, os seguros e as operações de comércio exterior: transações cambiais, despacho e legislação aduaneira, transações financeiras de exportação e importação;
- prospectar e pesquisar oportunidades no mercado exterior;
- coordenar fluxos logísticos de serviços e de embarque e desembarque de produtos;
- elaborar e supervisionar planos de ação;
- negociar e executar operações nos âmbitos legais, tributários e cambiais inerentes aos processos de importação e exportação;
- avaliar e emitir parecer técnico em sua área de formação.
HABILIDADES PROFISSIONAIS ESPERADAS
- Desenvolver atividades de gestão relacionadas à importação e à exportação de bens e serviços, analisando o ambiente socioeconômico global e variáveis determinantes das transações nacionais e internacionais;
- Analisar as tendências de mercado, para o planejamento da comercialização dos produtos e serviços com diferentes países;
- Trabalhar respeitando a diversidade cultural, regimes jurídicos distintos, estruturas econômicas, experiências históricas e diversidade de linguagens necessárias nas negociações internacionais;
- Dominar processos de negociação com uma visão ampla e generalista, com raciocínio lógico, flexibilidade e criatividade;
- Entender e acompanhar a evolução das legislações relativas à habilitação de comércio exterior, bem como das atividades desenvolvidas pelas organizações importadoras e exportadoras;
- Desenvolver espírito de liderança, trabalho de equipe, de negociação e tomada de decisão.
Study plan
Procedures and methodologies
Para cumprir os objetivos do Curso em formar Tecnólogos em Comércio Exterior com competências e habilidades relacionadas com o campo de atuação, as metodologias de ensino e de avaliação buscam valorizar as constantes transformações da área. Por isso, além do cumprimento dos componentes curriculares obrigatórios e optativos, os alunos são incentivados a ampliar sua formação por meio das atividades complementares – que envolvem ensino, pesquisa, extensão e representação discente. A intenção é que os sujeitos desenvolvam sensibilidade para enfrentar os desafios que a sociedade impõe. Isto envolve pensar a importância estratégica do Comércio Exterior nas demandas de natureza socioeconômicas da sociedade brasileira, com vistas à construção de uma sociedade mais justa, fraterna e igualitária.
As Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais para a Educação Profissional e Tecnológica, Resolução CNE/CP n. 1/2021, considera um dos princípios norteadores da educação tecnológica as “metodologias ativas e inovadoras de aprendizagem centradas nos estudantes”. Dentre as práticas utilizadas, tem-se: (1) aprendizagem baseada em projetos (ABP), (2) aprendizagem baseada em problemas; (3) gamificação; (4) sala de aula invertida (flipped classroom); (5) aprendizagem entre pares; (6) aula expositiva; (7) trabalhos em grupo; (8) discussão 66 ou Phillips 66; (9) seminário brainstorming (ou tempestade de ideias); (10) dramatização; (11) estudo de casos; (12) estudo do meio; (13) trabalho com textos; (14) discussão dirigida; (15) ensino em laboratório; (16) dinâmicas de grupo; (17) oficinas pedagógicas; (18) painel com interrogatório; (19) GV-GO; (20) grupo de cochicho; (21) zum-zum face a face; (22) entrevista; (23) painel integrado; (24) painel progressivo; (25) simpósio; (26) encadeamento de ideias; (27) discussão circular; (28) técnica de ruminação; (29) fórum; (30) júri pedagógico; (31) debate simulado ou role play debate e (32) cineclubismo.
As Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais para a Educação Profissional e Tecnológica, Resolução CNE/CP n. 1/2021, considera um dos princípios norteadores da educação tecnológica as “metodologias ativas e inovadoras de aprendizagem centradas nos estudantes”. Dentre as práticas utilizadas, tem-se: (1) aprendizagem baseada em projetos (ABP), (2) aprendizagem baseada em problemas; (3) gamificação; (4) sala de aula invertida (flipped classroom); (5) aprendizagem entre pares; (6) aula expositiva; (7) trabalhos em grupo; (8) discussão 66 ou Phillips 66; (9) seminário brainstorming (ou tempestade de ideias); (10) dramatização; (11) estudo de casos; (12) estudo do meio; (13) trabalho com textos; (14) discussão dirigida; (15) ensino em laboratório; (16) dinâmicas de grupo; (17) oficinas pedagógicas; (18) painel com interrogatório; (19) GV-GO; (20) grupo de cochicho; (21) zum-zum face a face; (22) entrevista; (23) painel integrado; (24) painel progressivo; (25) simpósio; (26) encadeamento de ideias; (27) discussão circular; (28) técnica de ruminação; (29) fórum; (30) júri pedagógico; (31) debate simulado ou role play debate e (32) cineclubismo.
Evaluation of teaching and learning
A avaliação do processo de ensino e aprendizagem é feita de acordo com o Regimento e com o Regulamento de Ensino de Graduação da UFPel (2018). Este define as regra para a determinação do aproveitamento do ensino. Com base nas normas da UFPel, deverão ser realizadas no mínimo duas avaliações por semestre para cada disciplina. Por outro lado, é importante destacar que o acompanhamento dos alunos deverá ser constante para o saneamento de dúvidas ou a verificação de conhecimentos que se desenvolvem ou se apresentem em sala de aula.
As avaliações têm por finalidade medir e acompanhar o crescimento e aprendizado dos alunos, através da coleta de resultados semestrais. Para que haja um acompanhamento real do desempenho, torna-se imprescindível que os coeficientes de aproveitamento dos trabalhos, seminários e demais avaliações sejam obrigatoriamente acrescidos de um parecer ao estudante, feitos de forma verbal ou escrita, com o objetivo de que a avaliação torne-se motivadora de um contínuo crescimento.
As avaliações têm por finalidade medir e acompanhar o crescimento e aprendizado dos alunos, através da coleta de resultados semestrais. Para que haja um acompanhamento real do desempenho, torna-se imprescindível que os coeficientes de aproveitamento dos trabalhos, seminários e demais avaliações sejam obrigatoriamente acrescidos de um parecer ao estudante, feitos de forma verbal ou escrita, com o objetivo de que a avaliação torne-se motivadora de um contínuo crescimento.
Integration with research and postgraduate studies
No âmbito da pós-graduação, o CCSO oferece o Curso de Especialização em Gestão Pública e Desenvolvimento Regional, o MBA Gestão Estratégica de Negócios e um programa de Mestrado Profissional em Administração Pública em Rede Nacional (PROFIAP). Os egressos do Curso de Comércio Exterior encontram, assim, espaços locais para qualificação em nível de pós-graduação. Enquanto ainda matriculados no Curso, os estudantes têm a oportunidade de participar de eventos promovidos pela Pós-Graduação, partilhar grupos de pesquisa com pós-graduandos e acompanhar defesas de trabalhos de conclusão.
É importante destacar, por fim, que o corpo docente do Curso de Comércio Exterior possui grande experiência com a pós-graduação stricto sensu. A maioria dos professores atua no curso de mestrado oferecido pelo CCSO, bem como de outras unidades acadêmica da UFPel e de outras instituições públicas.
É importante destacar, por fim, que o corpo docente do Curso de Comércio Exterior possui grande experiência com a pós-graduação stricto sensu. A maioria dos professores atua no curso de mestrado oferecido pelo CCSO, bem como de outras unidades acadêmica da UFPel e de outras instituições públicas.
Follow-up of graduates
O acompanhamento dos egressos deve permitir ao Curso conhecer os resultados de sua formação, seja na área acadêmica, na inserção no campo de trabalho ou até na descontinuidade da atuação na área. Uma pesquisa eficiente de acompanhamento fornece informações importantes para direcionar mudanças e ajustes na estrutura curricular, além da análise em relação ao perfil profissional pretendido e atingido pelos egressos. No Curso de Comércio Exterior, a interlocução com os egressos ocorre de forma permanente, a partir de convite para participar de palestras, rodas de conversa com os alunos e demais projetos empreendidos no CCSO, apresentando o panorama de empregabilidade e as possibilidades que o Curso disponibiliza.
A UFPel estabeleceu o Portal do Egresso (http://wp.ufpel.edu.br/egresso/) e o Portal para Acompanhamento de Egresso (http://wp.ufpel.edu.br/ifcc/), suporte comum para o trato com egressos dos cursos da Universidade. O Portal do Egresso é uma ação da Pró-Reitoria de Planejamento, por meio da Coordenação de Regulação e Acompanhamento (CORAC), com o apoio do Núcleo de Informações Institucionais (NINFI). Tem como propósito acompanhar os profissionais formados pela instituição e, através das informações registradas pelos ex-alunos, identificar o índice de sucesso da instituição com base na inserção de seus egressos no mundo do trabalho. A Pesquisa do Egresso proporciona um diagnóstico que auxilia na identificação de potenciais melhorias no Curso.
Ao final de cada semestre, os formandos são cadastrados no Portal e estimulados a fazer depoimentos sobre o Curso e sua contribuição para a trajetória profissional. Cabe também ao Colegiado do Curso atualizar e registrar essas informações a cada semestre, assim como acompanhar as considerações feitas no Portal para fins de avaliação e revisão do PPC. Prevê-se, ainda, a cada ano, que a Coordenação do Curso mensure o grau de satisfação dos egressos com a formação que receberam através de questionário on-line, com escalas validadas internacionalmente, cujos resultados são transformados em indicadores para fins de acompanhamento da performance do Curso. A ideia é criar um banco de dados que permita fazer a análise dos pontos fortes do Curso, pontos fracos, oportunidades de melhoria, sugestões e críticas que possam embasar correções e ajustes. Busca-se conhecer os setores nos quais os alunos estão empregados, o perfil das organizações empregadoras, a remuneração média, se os egressos realizaram pós-graduação (onde e quando), o perfil dos cargos que ocupam, entre outras informações. Também é prevista a identificação da medida em que os egressos se sentiram acolhidos, seguros, bem recebidos e orientados durante o ensino de graduação. A elaboração do instrumento de pesquisa conta com o apoio do NDE do Curso.
A UFPel estabeleceu o Portal do Egresso (http://wp.ufpel.edu.br/egresso/) e o Portal para Acompanhamento de Egresso (http://wp.ufpel.edu.br/ifcc/), suporte comum para o trato com egressos dos cursos da Universidade. O Portal do Egresso é uma ação da Pró-Reitoria de Planejamento, por meio da Coordenação de Regulação e Acompanhamento (CORAC), com o apoio do Núcleo de Informações Institucionais (NINFI). Tem como propósito acompanhar os profissionais formados pela instituição e, através das informações registradas pelos ex-alunos, identificar o índice de sucesso da instituição com base na inserção de seus egressos no mundo do trabalho. A Pesquisa do Egresso proporciona um diagnóstico que auxilia na identificação de potenciais melhorias no Curso.
Ao final de cada semestre, os formandos são cadastrados no Portal e estimulados a fazer depoimentos sobre o Curso e sua contribuição para a trajetória profissional. Cabe também ao Colegiado do Curso atualizar e registrar essas informações a cada semestre, assim como acompanhar as considerações feitas no Portal para fins de avaliação e revisão do PPC. Prevê-se, ainda, a cada ano, que a Coordenação do Curso mensure o grau de satisfação dos egressos com a formação que receberam através de questionário on-line, com escalas validadas internacionalmente, cujos resultados são transformados em indicadores para fins de acompanhamento da performance do Curso. A ideia é criar um banco de dados que permita fazer a análise dos pontos fortes do Curso, pontos fracos, oportunidades de melhoria, sugestões e críticas que possam embasar correções e ajustes. Busca-se conhecer os setores nos quais os alunos estão empregados, o perfil das organizações empregadoras, a remuneração média, se os egressos realizaram pós-graduação (onde e quando), o perfil dos cargos que ocupam, entre outras informações. Também é prevista a identificação da medida em que os egressos se sentiram acolhidos, seguros, bem recebidos e orientados durante o ensino de graduação. A elaboração do instrumento de pesquisa conta com o apoio do NDE do Curso.
Matriz Curricular
1º Semestre
Code | Discipline / Prerequisites | Modality | Cr. | Hours |
---|---|---|---|---|
23000025 | ANÁLISE DE INVESTIMENTOS | Obrigatória | 5 | 75 |
23000027 | INSTITUIÇÕES DE DIREITO PÚBLICO | Obrigatória | 5 | 75 |
23000065 | INTRODUÇÃO AO COMÉRCIO EXTERIOR | Obrigatória | 5 | 75 |
23000039 | MODELOS DE GESTÃO | Obrigatória | 5 | 75 |
23000064 | RELAÇÕES COMERCIAIS INTERNACIONAIS | Obrigatória | 5 | 75 |
2º Semestre
Code | Discipline / Prerequisites | Modality | Cr. | Hours |
---|---|---|---|---|
22000496 | CONTABILIDADE GERENCIAL | Obrigatória | 5 | 75 |
23000042 | ÉTICA E DIREITOS HUMANOS | Obrigatória | 5 | 75 |
23000066 | NEGOCIAÇÃO INTERNACIONAL | Obrigatória | 5 | 75 |
23000068 | PESQUISA EM COMÉRCIO EXTERIOR | Obrigatória | 5 | 75 |
23000067 | TEORIA E PRÁTICA CAMBIAL | Obrigatória | 5 | 75 |
3º Semestre
Code | Discipline / Prerequisites | Modality | Cr. | Hours |
---|---|---|---|---|
23000071 | GESTÃO DE NEGÓCIOS INTERNACIONAIS | Obrigatória | 5 | 75 |
23000069 | LEGISLAÇÃO ADUANEIRA | Obrigatória | 5 | 75 |
23000070 | PRÁTICA DE EXPORTAÇÃO | Obrigatória | 5 | 75 |
4º Semestre
Code | Discipline / Prerequisites | Modality | Cr. | Hours |
---|---|---|---|---|
23000072 | ANÁLISE DE CENÁRIOS INTERNACIONAIS | Obrigatória | 5 | 75 |
23000074 | LOGÍSTICA INTERNACIONAL | Obrigatória | 5 | 75 |
23000073 | PRÁTICA DE IMPORTAÇÃO | Obrigatória | 5 | 75 |
66
Code | Discipline / Prerequisites | Modality | Cr. | Hours |
---|---|---|---|---|
23000081 | ATIVIDADES DE EXTENSÃO | Obrigatória | 12 | 180 |
Complementares
Code | Discipline / Prerequisites | Modality | Cr. | Hours |
---|---|---|---|---|
23000080 | ATIVIDADES COMPLEMENTARES | Atividade complementar | 4 | 60 |
Optativas
Professores que ministraram disciplinas no Curso nos últimos três semestres
Turmas ofertadas em 2024 / 2
Versão do Currículo: 1292 (ATUAL)
2º Semestre
Disciplina / Professores / Horários | Turma | Vagas | Matric. | ||||||
---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|
22000496 - CONTABILIDADE GERENCIALProfessor responsável pela turma: ALEXANDRE XAVIER VIEIRA BRAGA Horários
| M1 | 45 | 44 | ||||||
23000042 - ÉTICA E DIREITOS HUMANOSProfessor responsável pela turma: FRANCINE PINTO DA SILVA JOSEPH Horários
| M1 | 45 | 31 | ||||||
23000066 - NEGOCIAÇÃO INTERNACIONALProfessor responsável pela turma: LUCIANO VAZ FERREIRA Horários
| M1 | 36 | 35 | ||||||
23000068 - PESQUISA EM COMÉRCIO EXTERIORProfessor responsável pela turma: FABIANO MILANO FRITZEN Horários
| M1 | 45 | 30 | ||||||
23000067 - TEORIA E PRÁTICA CAMBIAL Horários
| M1 | 45 | 38 |
4º Semestre
Disciplina / Professores / Horários | Turma | Vagas | Matric. | ||||||
---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|
23000072 - ANÁLISE DE CENÁRIOS INTERNACIONAISProfessor responsável pela turma: LUCIANO VAZ FERREIRA Horários
| M1 | 40 | 17 | ||||||
23000074 - LOGÍSTICA INTERNACIONALProfessor responsável pela turma: ISABEL TERESINHA DUTRA SOARES Horários
| M1 | 40 | 26 | ||||||
23000073 - PRÁTICA DE IMPORTAÇÃO Horários
| M1 | 40 | 25 |
Optativas
Disciplina / Professores / Horários | Turma | Vagas | Matric. | ||||||
---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|
23000062 - INSTITUIÇÕES DE DIREITO PRIVADOProfessor responsável pela turma: DANIEL LENA MARCHIORI NETO Horários
| M1 | 20 | 29 | ||||||
23000078 - SEMINÁRIOS EM COMÉRCIO EXTERIOR IIProfessor responsável pela turma: DANIEL LENA MARCHIORI NETO Horários
| M1 | 40 | 16 |
Alunos Matriculados
Name | Ano de ingresso | Semestre de ingresso |
---|---|---|
Adriano Medeiros Machado | 2024 | 2 |
Ana Helena Gerevini Avila | 2024 | 2 |
Bruna Tolfo de Azevedo | 2024 | 2 |
Dionatan Domingues Gonçalves | 2024 | 2 |
FABIO ACOSTA PERES | 2024 | 2 |
FRANCIELE CARDOSO PADILHA | 2024 | 2 |
FRANCISCO CÉSAR GOÑI DE MATOS | 2024 | 2 |
Graciane Da Rosa Martins | 2024 | 2 |
Grazielle Younan Soca | 2024 | 2 |
Jailson dos Santos Malta | 2024 | 2 |
KEVIN DOS SANTOS ARNOLDT | 2024 | 2 |
Laura da Silva Bardini | 2024 | 2 |
Lucas Moraes de Quevedo | 2024 | 2 |
Maico Fabricio Lermen | 2024 | 2 |
Mairton Nogueira da Silva | 2024 | 2 |
Rodrigo Lucas Pereira | 2024 | 2 |
Thiago Botelho Borba | 2024 | 2 |
ALESSANDRA CARDOSO DOS REIS | 2024 | 1 |
ANA CAROLINA DOS SANTOS BARTNIK | 2024 | 1 |
ANA VITORIA ALMEIDA DE ANDRADE LINO | 2024 | 1 |
ARTHUR LETTNINN LICHTNOW | 2024 | 1 |
BERNARDO DA SILVA QUINEPER | 2024 | 1 |
BRENA DE SOUSA PADILHA | 2024 | 1 |
BRUNA BELLEIA CAVALHEIRO | 2024 | 1 |
CAIO MENEZES DOS SANTOS | 2024 | 1 |
CRISTIANO SCHERDIEN KUHN | 2024 | 1 |
DEBORA AMARAL PERUZZI | 2024 | 1 |
DIOGO BENTO DA FONSECA | 2024 | 1 |
EDUARDO MARTINS DE SOUZA | 2024 | 1 |
EVERTON TERCIOTE | 2024 | 1 |
GUSTAVO FERREIRA DIAS | 2024 | 1 |
IGOR LUCIO SOARES | 2024 | 1 |
JULIA RUSZKOWSKI SOARES | 2024 | 1 |
LEANDRO RODRIGUES DO CANTO | 2024 | 1 |
LEONARDO CAMPELO DA SILVA | 2024 | 1 |
LUCAS FREDA PAZ | 2024 | 1 |
OLIMPIO LIMA BORGES FILHO | 2024 | 1 |
RENAN MARQUES AZEVEDO DA MATA | 2024 | 1 |
RENATO BORGES MENDES | 2024 | 1 |
RICHARD SERGIO DE LOS SANTOS PERACA | 2024 | 1 |
SOFIA MACEDO PADILHA | 2024 | 1 |
STEFANIE MONTEIRO BARTY | 2024 | 1 |
ANA LAURA DE SOUSA PEREIRA | 2023 | 1 |
ANNA KAROLINE DIAS DE AVIZ | 2023 | 1 |
CECILIA OLIVEIRA KRAMER | 2023 | 1 |
EDUARDA ARGOS DE PAULA SOUZA | 2023 | 1 |
FERNANDO GOULART DA SILVA JUNIOR | 2023 | 1 |
JOAO PEDRO PEREIRA CAMARGO | 2023 | 1 |
KAUE FEIJO DA CUNHA | 2023 | 1 |
KAYAN GARCEZ GABRIEL | 2023 | 1 |
LEO TAVARES DA SILVA | 2023 | 1 |
LUANA SANCHES KERN | 2023 | 1 |
LUCAS DUTRA RODRIGUES | 2023 | 1 |
LUCIO OMAR FERREIRA DA SILVA JUNIOR | 2023 | 1 |
LUVANDER VIEIRA FARIAS | 2023 | 1 |
MARIA EDUARDA PRATES MACHADO | 2023 | 1 |
MIGUEL HOBUSS DE ARAUJO | 2023 | 1 |
PEDRO HENRIQUE GOMES MONTEIRO | 2023 | 1 |
RAPHAELA LEITE DA SILVA | 2023 | 1 |
REBECA NOGUEIRA PACHECO | 2023 | 1 |
STUART MASKE STRELOW | 2023 | 1 |
VANESSA DE CASTRO LAGES | 2023 | 1 |
VITOR ALEXANDRE DO AMARAL ASTONI | 2023 | 1 |
(*) Conceitos de curso:
(**) Formas de ingresso:
AC | Ampla concorrência |
LB_EP | Candidatos com renda familiar bruta per capita igual ou inferior a 1 salário mínimo que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei nº 12.711/2012). |
LB_PCD | Candidatos com deficiência, que tenham renda familiar bruta per capita igual ou inferior a 1 salário mínimo e que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei nº 12.711/2012). |
LB_PPI | Candidatos autodeclarados pretos, pardos ou indígenas, com renda familiar bruta per capita igual ou inferior a 1 salário mínimo e que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei nº 12.711/2012). |
LB_Q | Candidatos autodeclarados quilombolas, com renda familiar bruta per capita igual ou inferior a 1 salário mínimo e que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei nº 12.711/2012). |
LI_EP | Candidatos que, independentemente da renda, tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei nº 12.711/2012). |
LI_PCD | Candidatos com deficiência, independentemente da renda, que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei nº 12.711/2012). |
LI_PPI | Candidatos autodeclarados pretos, pardos ou indígenas, independentemente da renda, que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei nº 12.711/2012). |
LI_Q | Candidatos autodeclarados quilombolas, independentemente da renda, tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei nº 12.711/2012). |
VR | Vaga reservada |
AC | Ampla concorrência |
L01 | Candidatos com renda familiar bruta per capita igual ou inferior a 1,5 salário mínimo que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei nº 12.711/2012). |
L02 | Candidatos autodeclarados pretos, pardos ou indígenas, com renda familiar bruta per capita igual ou inferior a 1,5 salário mínimo e que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei nº 12.711/2012). |
L05 | Candidatos que, independentemente da renda (art. 14, II, Portaria Normativa nº 18/2012), tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei nº 12.711/2012). |
L06 | Candidatos autodeclarados pretos, pardos ou indígenas que, independentemente da renda (art. 14, II, Portaria Normativa nº 18/2012), tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei nº 12.711/2012). |
L09 | Candidatos com deficiência que tenham renda familiar bruta per capita igual ou inferior a 1,5 salário mínimo e que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei nº 12.711/2012). |
L10 | Candidatos com deficiência autodeclarados pretos, pardos ou indígenas, que tenham renda familiar bruta per capita igual ou inferior a 1,5 salário mínimo e que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei nº 12.711/2012) |
L13 | Candidatos com deficiência que, independentemente da renda (art. 14, II, Portaria Normativa nº 18/2012), tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei nº 12.711/2012). |
L14 | Candidatos com deficiência autodeclarados pretos, pardos ou indígenas que, independentemente da renda (art. 14, II, Portaria Normativa nº 18/2012), tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei nº 12.711/2012). |
AC | Ampla concorrência |
LB_EP | Candidatos com renda familiar bruta per capita igual ou inferior a 1 salário mínimo que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei nº 12.711/2012). |
LB_PCD | Candidatos com deficiência, que tenham renda familiar bruta per capita igual ou inferior a 1 salário mínimo e que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei nº 12.711/2012). |
LB_PPI | Candidatos autodeclarados pretos, pardos ou indígenas, com renda familiar bruta per capita igual ou inferior a 1 salário mínimo e que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei nº 12.711/2012). |
LB_Q | Candidatos autodeclarados quilombolas, com renda familiar bruta per capita igual ou inferior a 1 salário mínimo e que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei nº 12.711/2012). |
LI_EP | Candidatos que, independentemente da renda, tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei nº 12.711/2012). |
LI_PCD | Candidatos com deficiência, independentemente da renda, que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei nº 12.711/2012). |
LI_PPI | Candidatos autodeclarados pretos, pardos ou indígenas, independentemente da renda, que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei nº 12.711/2012). |
LI_Q | Candidatos autodeclarados quilombolas, independentemente da renda, tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei nº 12.711/2012). |
Location and contacts
- Rua Gomes Carneiro, 01 Quarto andar - Campus Porto
96010-610 Pelotas, Rio Grande do Sul - Office hours:
De segunda-feira a sexta-feira, das 8 horas às 21h30min - (53) 3284-3857
- clique para ver o e-mail
- @comexufpel