Nome do Servidor
ALIANA ANGHINONI CARDOSO
Matrícula SIAPE
1795587
Categoria
Técnico administrativo
Data de ingresso no serviço público
17/06/2010
Data de ingresso na UFPel
17/01/2020
Data de ingresso no cargo
17/06/2010
Cargo
Pedagogo
Classe / Nível
E / 017
Titulação
Mestrado
Lotação
Regime / Jornada de Trabalho
Estatutário / 40 horas
Situação
Ativo Permanente

Resumo

Mestre em Educação pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel); Especialista em Supervisão Educacional na Educação Básica pelo Centro Universitário La Salle (UNILASALLE) e Pedagoga também pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel). Há dez anos é Técnica Administrativa em Educação da rede federal de ensino e atualmente exerce a função de pedagoga no Núcleo de Licenciaturas e Estágio da Coordenação de Ensino e Currículo da Universidade Federal de Pelotas (NULIC-CEC-UFPel), sendo sua principal função nesse setor prestar assessoria na elaboração, estruturação e reformulação dos projetos pedagógicos dos cursos de licenciatura da universidade. Apresenta experiência como pedagoga na Educação Básica, com ênfase na Educação Profissional, modalidade em que atuou por nove anos como pedagoga do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS). Tem experiência na modalidade EAD, tanto no que se refere à tutoria como quanto à produção de materiais didáticos para cursos de curta duração. No que se refere à pesquisa, seus interesses são formação inicial e continuada de professores; formação de professores e projeto político pedagógico; saberes docentes; educação profissional; história da educação.

Formação acadêmica

Mestrado em Educação (Universidade Federal de Pelotas, 2012)
Especialização em Supervisão Educacional na Educação Básica (Universidade La Salle - Canoas, 2008)
Graduação em Pedagogia (Universidade Federal de Pelotas, 2006)

Áreas de atuação

Educação
Educação - Formação de professores
Educação - Educação profissional

Informações extraídas do Lattes

Participação do servidor em projetos nos últimos 5 anos

CH indica a carga horária semanal.

Ensino
Título do Projeto Início Fim CH
Fórum Permanente de Integração entre Ensino Superior e Educação Básica10/05/201910/05/202832
Pesquisa
Título do Projeto Início Fim CH
Parceria, pesquisa e ações na Escola e na Universidade - Programa Escolas Protagonistas07/08/202331/12/20266
O PPP no cotidiano escolar: usos e desusos18/05/202001/05/20223

Programa de Gestão de Desempenho (PGD)

Plano de trabalho do servidor para o período de 01/12/2025 a 31/12/2025:

Atividade Horas Quant. Modalidade
Fomentar a participação dos servidores em comissões, cursos e atividades promovidas pela instituição121PRESENCIAL
Fomentar a participação dos servidores em comissões, cursos e atividades promovidas pela instituição281TELETRABALHO
Participar em eventos de capacitação/qualificação41PRESENCIAL
Analisar os relatórios da avaliação do MEC (avaliação InLoco e ENADE) e da CAPES, buscando a qualificação dos cursos e consequente ampliação dos conceitos. 281TELETRABALHO
Analisar os relatórios da avaliação do MEC (avaliação InLoco e ENADE) e da CAPES, buscando a qualificação dos cursos e consequente ampliação dos conceitos. 121PRESENCIAL
Realizar estudos e levantamentos de documentos legais (pareceres, resoluções, diretrizes) inerentes a construção da política educacional da UFPEL em seus diversos campos de atuação. : Verificar e debater as atualizações do arcabouço legal sobre a construção e reformulação dos PPCs161PRESENCIAL
Realizar estudos e levantamentos de documentos legais (pareceres, resoluções, diretrizes) inerentes a construção da política educacional da UFPEL em seus diversos campos de atuação. : Verificar e debater as atualizações do arcabouço legal sobre a construção e reformulação dos PPCs601TELETRABALHO
Realizar a gestão de equipes (frequência, planejamento, acompanhamento, instrução, etc)101TELETRABALHO
Realizar estudos e levantamentos de documentos legais (pareceres, resoluções, diretrizes) inerentes a construção da política educacional da UFPEL em seus diversos campos de atuação. : Verificar e debater as atualizações do arcabouço legal sobre a construção e reformulação dos PPCs501TELETRABALHO
Analisar os relatórios da avaliação do MEC (avaliação InLoco e ENADE) e da CAPES, buscando a qualificação dos cursos e consequente ampliação dos conceitos. 81TELETRABALHO
Analisar os relatórios da avaliação do MEC (avaliação InLoco e ENADE) e da CAPES, buscando a qualificação dos cursos e consequente ampliação dos conceitos. 201TELETRABALHO
Analisar os relatórios da avaliação do MEC (avaliação InLoco e ENADE) e da CAPES, buscando a qualificação dos cursos e consequente ampliação dos conceitos. 201PRESENCIAL
Analisar os relatórios da avaliação do MEC (avaliação InLoco e ENADE) e da CAPES, buscando a qualificação dos cursos e consequente ampliação dos conceitos. 201TELETRABALHO
Acompanhar os projetos pedagógicos dos cursos de licenciatura, bacharelado e tecnólogos, emitindo pareceres acerca da adequação destes documentos em relação às normativas nacionais e locais.121TELETRABALHO
Acompanhar os projetos pedagógicos dos cursos de licenciatura, bacharelado e tecnólogos, emitindo pareceres acerca da adequação destes documentos em relação às normativas nacionais e locais.101PRESENCIAL
Fomentar diálogos entre os NDEs, colegiados de Curso, Câmeras de Ensino e Departamentos junto à comunidade acadêmica para acompanhamento e avaliação dos PPCs.361TELETRABALHO
Fomentar diálogos entre os NDEs, colegiados de Curso, Câmeras de Ensino e Departamentos junto à comunidade acadêmica para acompanhamento e avaliação dos PPCs.81TELETRABALHO
Realizar estudos e levantamentos de documentos legais (pareceres, resoluções, diretrizes) inerentes a construção da política educacional da UFPEL em seus diversos campos de atuação. : Verificar e debater as atualizações do arcabouço legal sobre a construção e reformulação dos PPCs361TELETRABALHO
Realizar estudos e levantamentos de documentos legais (pareceres, resoluções, diretrizes) inerentes a construção da política educacional da UFPEL em seus diversos campos de atuação. : Verificar e debater as atualizações do arcabouço legal sobre a construção e reformulação dos PPCs81PRESENCIAL
Realizar estudos e levantamentos de documentos legais (pareceres, resoluções, diretrizes) inerentes a construção da política educacional da UFPEL em seus diversos campos de atuação. : Verificar e debater as atualizações do arcabouço legal sobre a construção e reformulação dos PPCs281PRESENCIAL

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