Resumo
Possui Licenciatura Plena em Educação Física pela Universidade Federal de Pelotas (1998); Mestrado (2002) e Doutorado (2017) em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Formação em Yoga - Anandam/POA; 2008 e Formação em Yoga Poneshi-2023. Desde julho de 2024, atua como docente da Escola Superior de Educação Física, Dança e Fisioterapia/ESEFID/UFRGS. Atua na Pós-graduação Lato Sensu /Curso De Especialização Em Educação Especial Nepie-Faced/UFRGS, atualmente (desde agosto de 2024), participa como docente integrante da disciplina de "Sujeitos e construção social da deficiência". De agosto de 2010 a julho de 2024, atuou como professora efetiva da ESEF/UFPel. Nessa universidade, coordenou o Observatório de Práticas Integrativas: educação e saúde. Foi docente integrante do Projeto Unificado vinculado à Faculdade de Medicina intitulado "Mata Sensorial CuidAtiva: Inspirar Expirar Ação". Atuou como docente no Programa de Residência Multiprofissional em Atenção à Saúde da Criança, na disciplina de Atividade física e saúde da criança. Primeiramente como aluna da pós-graduação e pesquisadora integrou (2012-2017) o Núcleo de Estudos em Políticas de Inclusão Escolar (NEPIE/UFRGS), atualmente, integra o referido grupo como pesquisadora externa. No âmbito deste Núcleo, participou do Projeto de Pesquisa: Políticas de educação especial e inclusão escolar do Programa Observatório da Educação CAPES/INEP (2013-2017). No momento, também no NEPIE, participa dos Projetos de pesquisa intitulados "Políticas de Inclusão: configurações de atendimento educacional especializado" e "Projeto integrado em rede colaborativa de pesquisa: educação especial, saúde e processos inclusivos". Tem experiência na área de Educação Inclusiva, tendo interesse principalmente nos seguintes temas: Infâncias, autismo; medicalização; ludicidade e psicomotricidade; além das relações entre corpo, yoga, pensamento sistêmico, educação e saúde. Atuou como docente nos cursos de Educação Física e Pedagogia em EAD da ULBRA (2002-2010); Educação Física/ IPA (2004-2005) e Pedagogia FACOS (2005) e em cursos de pós-graduação lato-sensu nas áreas de Educação Inclusiva; Psicopedagogia; Psicomotricidade e Educação Física Escolar. Foi professora de Educação Física da Rede Municipal de Educação de Porto Alegre (2005-2010).
Formação acadêmica
Doutorado em Educação (Universidade Federal do Rio Grande do Sul, 2017)
Mestrado em Educação (Universidade Federal do Rio Grande do Sul, 2002)
Graduação em Educação Física (Universidade Federal de Pelotas, 1998)
Áreas de atuação
Educação Física - Educação Inclusiva
Educação - Educação Física Escolar
Educação - Ritmo e ludicidade
Informações extraídas do Lattes
Participação do servidor em projetos nos últimos 5 anos
CH indica a carga horária semanal.
Extensão | ||||
---|---|---|---|---|
Título do Projeto | Início | Fim | CH | |
Educação Física Hospitalar | 13/08/2018 | 13/08/2026 | 10 | |
As práticas integrativas e complementares e a promoção de saúde | 13/06/2022 | 13/06/2026 | 1 | |
CURSO DE QUALIFICAÇÃO EM CUIDADOS PALIATIVOS NA ATENÇÃO PRIMÁRIA NO MUNICIPIO DE PELOTAS / RS | 04/11/2021 | 25/02/2023 | 1 | |
Brincando de GinásticaCOORDENADOR DO PROJETO | 30/05/2022 | 30/12/2022 | 2 | |
40º Simpósio Nacional de Educação Física – Ecos da Pandemia: Educação Física e as crises de nosso tempo... | 03/08/2021 | 31/03/2022 | 44 | |
38º SIMPÓSIO NACIONAL DE EDUCAÇÃO FÍSICA e I ENCONTRO GAÚCHO DE GESTÃO | 10/08/2019 | 29/11/2019 | 43 | |
Ensino | ||||
Título do Projeto | Início | Fim | CH | |
Grupo de Interlocução Pedagógica ESEF/UFPel: práticas de compartilhamento e (re)construção de saberes | 01/07/2021 | 31/12/2024 | 1 |
Disciplinas ministradas nos três últimos semestres
* CH - na Graduação e Pós-Graduação indica a carga horária no período.